terça-feira, 30 de março de 2021

Prefeito Augusto Castro faz entrega do Hospital de Campanha de Itabuna

Cerca de 15 dias depois de anunciar a construção da unidade, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), fez hoje, dia 29, a entrega do Hospital de Campanha para atendimento a pacientes

que necessitem de leitos clínicos e de UTI por complicações com o novo coronavírus. “Esse hospital tem homens e mulheres que vão se dedicar a salvar vidas humanas com o suporte de equipamentos com tecnologia de ponta'', afirmou.

Augusto lembrou que há um ano ele recebeu acolhimento e atendimento especializado no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, depois de acometido pela Covid-19 que o levou a ficar internado por 44 dias na UTI. “Vivi esta triste realidade. Por isso, meu empenho em abrir esta unidade especializada para livrar as pessoas desse sofrimento”, destacou.

O prefeito de Itabuna disse que o Brasil vive um colapso na saúde, onde pessoas estão morrendo por falta de leitos clínicos ou de UTI. “Precisamos todos compreender que nosso inimigo maior é o novo coronavírus. Portanto, é importante que as pessoas mantenham o distanciamento social, evitem aglomerações, usem máscara fácil, higienize as mãos e usem álcool gel 70%”, acrescentou.

“Precismos nos unir, unir os prefeitos. Claro que hospital por si só nada resolve. É preciso conter aglomerações. Tenho muita fé que tudo isso vai passar e a gente vai reunir os amigos, as famílias... Mas, a nossa responsabilidade só faz aumentar. Por isso, Itabuna está dando um passo importante para que a população local e regional tenha acesso à medicação, profissionais qualificados e acesso à vida”, completou.

O prefeito agradeceu o apoio do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e do governador Rui Costa, cuja dedicação e cuidado aos 417 municípios têm sido integrais. O secretário tem feito um grande trabalho junto com o governador. Vamos ter a oportunidade de trazer grandes obras estruturantes para Itabuna, mas este é o momento de salvar vidas humanas. Tudo isso vai passar”, reforçou.

Antes de falar na abertura da entrevista coletiva no Teatro Candinha Dórea, o prefeito Augusto Castro pediu um minuto de silêncio em homenagem às 466 pessoas que faleceram entre março do ano passado e março deste ano por complicações com a Covid-19. A coletiva foi antecedida de visita técnica ao Hospital de Campanha, construído em área anexa ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

A visita contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), dos presidentes Amurc, Marcone Amaral, e do Consórcio Interfederativo de Saúde, Mílton Cerqueira, dos médicos Erick Ettinger Jr, diretor Hospital de Campanha, e das secretárias de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.

Diretor fala sobre orgulho e responsabilidade

O diretor do Hospital de Campanha, médico Eric Ettiger Jr., fez questão de destacar sobre o orgulho e a responsabilidade em trabalhar em uma unidade como a implantada pelo prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD).

“Os equipamentos que encontramos neste hospital não se vê em nenhuma UTI da região. Aqui, temos todas as condições de prestar um atendimento de alta qualidade, sem dever a nenhuma capital do país . E, isso, nos dá muito orgulho. Mas, também muita responsabilidade para fazer o melhor pelos nossos pacientes”, afirmou.

A qualidade dos ventiladores, camas, monitores e de outros equipamentos, como por exemplo, monitor de atividade cerebral e manta térmica, foram alguns dos exemplos citados pelo diretor do Hospital de Campanha.

Novo decreto  do funcionamento do comércio




A Prefeitura de Itabuna publicou nesta tarde um novo decreto - n° 14.351 estabelecendo que Art. fica permitido o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, seguindo rigorosamente os protocolos inseridos no anexo em novo horário.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades até às 21h, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. O transporte coletivo municipal funcionará até às 22 horas. O decreto entra em vigor nesta terça, depois de ter sido publicado na tarde de hoje, dia 29.

O novo decreto leva em consideração aspectos técnicos e científicos estabelecidos no “Observatório da Epidemia do novo Coronavírus no sul da Bahia – Edição 35, de 22 de março – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a abertura do Hospital de Campanha de Itabuna, com a disponibilidade de 20 novos leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria, todos específicos para o Covid-19.

Fica proibida, no período compreendido entre às 21h do dia 1º de abril até às 5 horas de 5 de abril de 2021 (Sexta-feira Santa e final de semana), a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Fica permitido o delivery de alimentos, até a meia-noite.

A prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 29 de março ao dia 5 de abril fica proibida, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Também se proibe a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica ou demais atividades físicas que promovam contato.

As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 50% .

Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, cinema, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer até às 21h, atendendo os respectivos critérios:respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.


☑️ Funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços até às 21h;

☑️ Bares, restaurantes e congêneres funcionando até às 21h; Delivery até às 00h;

☑️ Atos litúrgicos religiosos funcionando até às 21h;

☑️  PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM QUAISQUER ESTABELECIMENTOS, das 21h do dia 1° de abril até às 05h do dia 5 de abril;

☑️ Transporte Coletivo Municipal funcionando até às 22h;

☑️ Academias e Centros de Treinamento funcionando até às 21h;

☑️ Proibidas as atividades e eventos que causem aglomeração, bem como as atividades físicas coletivas ou que promovam contato físico.

☑️ FICAM ESTABELECIDOS OS PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO, EM ANEXO AO DECRETO, DEVENDO SER SEGUIDOS POR TODA A COMUNIDADE. QUALQUER DESCUMPRIMENTO ACARRETARÁ EM PENALIDADES.


Ascom-Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Senador Oriovisto diz que STF é uma ‘tragédia’ e chama ministros de oportunistas

Em discurso, à tribuna, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) Em dez anos, 72,4% das decisões no...