terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Após aprovação de edital para a concessão da FIOL, expectativa é de que leilão ocorra em abril

Após aprovação de edital para a concessão da FIOL, expectativa é de que leilão ocorra em abril
Foto: Reprodução / Ministério da Infraestrutura

Do - Bahia Notícias - O edital para exploração e desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), que contempla um trecho de 537 quilômetros entre as cidades de Ilhéus, no Litoral Sul  e Caetité, no Sertão produtivo, foi aprovado nesta terça-feira (15), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

O próximo passo será a publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (16). A expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que o leilão da ferrovia ocorra em abril do próximo ano.

 

O projeto é considerado um importante corredor de escoamento de minério de ferro e os investimentos para a implementação do trecho chega a casa dos R$ 5 bilhões ao longo dos 35 anos de concessão, sendo sua maior parte aplicada nos primeiros cinco anos do contrato em obras remanescentes e complementares.  

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o projeto de concessão da FIOL é um dos mais importantes do país. Freitas comemorou o fato do governo Bolsonaro ser responsável pelo que ele chamou de 'mais importante projeto de infraestrutura do estado da Bahia', nos últimos 12 anos. 

 

O ministro destacou que quando posto em prática, o projeto será um grande gerador de empregos no estado. A expectativa da pasta é de que ao longo da concessão sejam gerados mais de 65 mil novos postos de trabalho."Além de gerar empregos, a FIOL irá reduzir os custos de transporte de minérios destinados aos mercados interno e externo e ampliará a produção agroindustrial da região”, avaliou Freitas.

 

De acordo com o Ministério, os estudos preveem uma carga transportada de 18,4 milhões de toneladas nos primeiros anos de operação, podendo chegar a 41,2 milhões de toneladas em 2035. O plano de extensão da ferrovia também prevê uma segunda concessão entre Caetité e Barreiras, visando a produção de grãos do oeste baiano, havendo a possibilidade de integração com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhora das condições logísticas do país. 

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