sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

AFETIVIDADE DÁ O TOM DA DESPEDIDA NA TRANSIÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA

A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, promoveu, em nome da Secretaria Municipal da Educação (SME) e da Rede Municipal de Ensino, nesta sexta-feira (18), a Cerimônia de Entrega dos Documentos Norteadores da Educação Municipal, contando com a presença da advogada Janaína Alves Araújo, representante do prefeito eleito, Augusto Castro na equipe de transição.

 

A cerimônia, conduzida pela mestra de cerimônias, Sandra Regina, reuniu 196 convidados no Teatro Municipal Candinha Doria, que teve reforço na atenção aos protocolos de saúde impostos pela pandemia do COVID-19. Participaram os chefes de departamentos da SME, equipes de assessoria, técnicos e colaboradores da secretaria, além de diretores das unidades escolares, professores e estudantes.

 

Com apresentações da Fanfarra Lobos Guerreiros, do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado - CAIC, da ex-aluna do IMEAM Clara Mendonça e dos integrantes da Escola Municipal de Dança (projeto vinculado à SME), a secretária falou sobre as principais realizações entre 2017 e 2020 na rede municipal, destacando a coragem de sua antecessora, professora Anorina Alves Smith Lima, em promover a importante mudança da proposta político-pedagógica que orienta o sistema municipal de ensino, a parceria firmada entre a Prefeitura de Itabuna e a Polícia Militar do Estado da Bahia em torno do Vetor Disciplinar atualmente vigentes nas cinco maiores escolas da rede e as ações pontuais feitas em parceria com a iniciativa privada e outros entes municipais e estaduais.

 

A diretora do Departamento da Educação Básica (DEB/SME), professora Regiane Cruz Margalho, falou da grandiosidade dos desafios alçados pela atual gestão e como cada um deles foi superado, sem deixar de lado que o departamento implementa as políticas pedagógicas da rede conta com uma equipe bastante afinada.

 

Para recobrar o histórico de evolução e melhora da qualidade de ensino na rede, a professora Maria Conceição Lagariça, na qualidade de coordenadora pedagógica e concursada na rede há mais de 24 anos, falou da importância da mudança da proposta político-pedagógica da rede.

 

Para ela, "a antiga proposta denominada Escola Grapiúna, se descaracterizou com o decorrer do tempo, não se impôs frente a uma realidade de educação muito singular na cidade de Itabuna e retirou, a partir da sua estrutura organizacional (ciclos de desenvolvimento humano), importantes mecanismos de avaliação, tendo o analfabetismo funcional como o maior dos impactos da aprovação automática".

 

A professora Patrícia Nayara, coordenadora dos grupos de trabalho que sistematizaram a Proposta Político-pedagógica Pelo Direito de Aprender, apontou como se deu o surgimento da nova proposta: "Precisávamos urgente de algo que orientasse melhor o nosso sistema e esse algo veio em 2017, trazendo o ensino em forma de seriação, avaliações meritocráticas e reflexos diretos de melhorias a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019", recobrou, falando das primeiras escritas da Proposta Político-pedagógica Pelo Direito de Aprender.

 

Nayara também falou da importância do Parecer 002/2018, do Conselho Municipal da Educação (CME) que sugeriu a revisão da proposta a partir de uma fundamentação teórica que a sustentasse, o que passou a acontecer com a ajuda advinda do professor Dr. Tiago Nicola Lavoura, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), um dos maiores estudiosos no Brasil da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), que tem como precursor o professor paulista Dr. Dermeval Saviani.

 

Nilmecy Gonçalves também apontou que, a partir dessa reescrita, o CME aprovou a nova proposta, retirando-a de uma condição de ‘provisória’ para a de ‘definitiva’.

 

Também apontou a aprovação, nesta quinta-feira (17), pelo CME, do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino.

 

A parte mais emocionante, contudo, da cerimônia, permeou sobretudo o campo da afetividade, uma das características mais latentes da secretária.

 

Gonçalves não deixou de agradecer ao prefeito Fernando Gomes, aos colegas secretários, aos colaboradores da SME, aos órgãos que acompanham o trabalho da SME (entre os quais o CME, o Fórum Municipal da Educação, as comissões de Educação da Câmara de Vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB - Subseção Itabuna], o Núcleo Territorial de Educação [NTE-5 Itabuna], a Secretaria Estadual de Educação, aos parceiros da iniciativa privada [Centro Brasileiro de Cursos - CEBRAC, Hospital Beira Rio, Hospital de Olhos Rui Cunha, Centro de Saúde Auditiva de Itabuna - CESAI], as universidades públicas e particulares [Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, UNIFTC Itabuna, UNIME e Faculdades Santo Agostinho], além das representações sindicais advindas do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna - SIMPI e Sindicato do Servidores Municipais Públicos de Itabuna - Sindserv.

 

As realizações da SME foram apresentadas através de um videoclipe inspirado na campanha encabeçada pela Fundação Roberto Marinho, pelo Unicef, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), capitaneada pelos artistas musicais Lexa e Carlinhos Brown, que interpretam a canção "Não Desista do Seu Futuro", especialmente elaborada para conscientizar sobre a importância do vínculo escolar em tempos de pandemia e combater a evasão escolar.

 

Como parte da música fala especificamente do 'direito de aprender', frase que nomeia a atual proposta da Rede Municipal de Ensino, a secretária lembrou que as devolutivas que vem recebendo sobre as atividades desenvolvidas através dos blocos impressos, tem sido muito positivas.

 

Durante a cerimônia, ela também recebeu homenagens das equipes do Departamento da Educação Básica (DEB), quando teve características pontuais de sua personalidade parafraseadas através de trecho do romance de Saint-Exupérie, "O Pequeno Príncipe".

 

Representando os dirigentes escolares da Rede Municipal de Ensino, a professora Wildes Alvarenga, diretora pedagógica do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) interpretou, a capela, a canção "Vida", composição de C. Rabello, M. Perez e Rosa Giron, famosa nas vozes do cantor Fábio Junior e do padre Fábio de Melo.

 

Entre carinhos e homenagens, a secretária convidou a advogada Janaína Reis e entregou os seguintes documentos: a Proposta Político-pedagógica Pelo Direito de Aprender, a cartilha Pelo Dreito de Aprender, o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino, o Regimento Escolar e as Orientações Jurídicas Para Gestores Escolares.

 

Placas de homenagens foram entregues: à professora Anorina Alves Smith Lima, que não podendo comparecer, foi representada pela presidente do Fórum Municipal da Educação, professora Lúcia Bittar; e ao professor dr. Tiago Nicola Lavoura, que também não pode se fazer presente e foi representado pela professora Patrícia Nayara.

Ascom/Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...