quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Sesab entrega centro de dispensação e infusão de medicamentos


Unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) destinada ao atendimento de pacientes em nível ambulatorial que fazem o uso de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) no estado da Bahia,  o CIMEB - Centro de Infusões e Medicamentos Especializados da Bahia foi inaugurado nesta quinta-feira (29) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Para abertura do serviço, foram investidos cerca de R$1,2 milhão para reestruturação física do espaço no Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, e aquisição de equipamentos.


A nova unidade apoiará o cuidado farmacêutico para pacientes com patologias como Artrite reumatoide, Doença de Wilson, Ictiose, Retrocolite ulcerativa, Psoríase, Miastênia, Doença de Crohn, He-patite, Esclerose múltipla e pacientes transplantados de fígado, dentre outros agravos, além dos pacientes com demanda judicial e administrativa.

Além de manter a oferta dos serviços ambulatoriais de dispensação de medicamentos, que anteriormente eram realizados na Farmácia Integrada Medicamento Atenção Especializada, que funcionava no complexo César de Araújo, o CIMEB integrará em sua estrutura a primeira central de infusões da Sesab. São seis consultórios e uma sala de aplicação de medicamentos com 16 leitos, o que faz com que o Centro tenha capacidade de 320 pacientes para infusão por mês, além de 200 dispensações por dia.

O secretário Fábio Vilas-Boas aponta que as novas instalações garantem uma maior qualidade no atendimento ao paciente, além de melhores condições de armazenamento das medicações. “Nós temos vários pacientes que precisam receber medicação diretamente nas veias. Antes muitos deles precisavam ser internados em hospitais para isso. Concentraremos neste centro a possibilidade de o paciente ter a medicação administrada e também dispensaremos remédios de alto custo com consulta com farmacêutico”, afirmou o Secretário.

Ascom Sesab
Fotos: Leonardo Rattes/Saúde GovBa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...