Os dados gerais da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), referentes ao ano de 2019, revelaram avanços alcançados pela Rede Municipal de Ensino de Itabuna, em relação à edição anterior, de 2017. Os dados foram divulgados esta semana pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
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sexta-feira, 18 de setembro de 2020
IDEB 2019 reflete avanços na Rede Municipal de Ensino de Itabuna
Vale ressaltar que o SAEB, dá base para a estipulação dos resultados e metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas e particulares de todo o país, e demonstrou que, com esforço e união, a rede municipal está melhorando a sua qualidade de ensino. Entre os fatores fundamentais para os resultados: ausência de greves; ampliação do Grupo de Estudos e Intervenção à Aprendizagem (GEIA) com atuação mais efetiva na alfabetização e consolidação nos anos iniciais e finais; parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) por meio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMEC).
Importante também reconhecer a atuação mais incisiva da dirigente municipal sensibilizando, estimulando e reconhecendo o trabalho focado, foram preponderantes para os resultados. “Os resultados estão sendo colhidos e revigoram a certeza de que o maior valor de uma rede municipal de ensino são os professores dedicados e os estudantes motivados”, frisou a Secretária Municipal de Educação, professora Nilmecy Gonçalves.
Outro destaque foi também o trabalho realizado com o foco na aprendizagem, com a efetivação da Proposta Político-pedagógica Pelo Direito de Aprender. “Os professores, estudantes e familiares conseguiram perceber melhor a importância da atuação nos seus papéis e desenvolveram ações que favoreceram o processo ensino-aprendizagem”, disse a assessora de Ensino Fundamental (Anos Finais), professora Adriana Chachá.
Exemplos de Evolução
De todos os resultados, menção honrosa para a Isa Brito (que atingiu a meta estipulada de 5,7), e vem registrando as maiores evoluções da rede nos últimos anos, tendo saído de 3,4 em 2005 para 5,7 em 2019. Também em destaque estão as escolas Novo Horizonte (que alcançou a meta de 4,9), Roça do Povo (atingiu a meta de 5,2), João Alves Araújo (superou a meta de 4,6) e o Instituto Municipal Teosópolis (superou a meta de 4,7).
A diretora do Departamento da Educação Básica (DEB) da SME, professora Regiane Cruz, considera que “ainda em análise dos resultados, agora de forma mais ampla, é possível perceber, que o ensino na Rede Municipal de Itabuna avança gradativamente o que possibilita pensar que estamos mais próximos de atingir a meta de 5,4 para 2021”, apontou. - ascom
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