As deficiências das praças esportivas da cidade aliada à inexistência de políticas públicas para o esporte foram temas debatidos pelos candidatos a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a vice-prefeito, Guinho, durante encontro com um grupo de atletas amadores e profissionais de Educação Física, no bairro Pedro Jerônimo. Na oportunidade, foi pedida a inclusão no Plano de Governo da coligação Mudar Para Fazer da reestruturação da Secretaria de Esportes e de espaços para a prática do desporto nas mais diversas modalidades e políticas de inclusão de crianças e adolescentes.
O encontro foi coordenado pelos professores de Educação Física Maco Franco e Mayco Morato quando se apontou para a necessidade de as demandas do Esporte serem tratadas como política pública. Além disso, os desportistas realçaram de os atletas receberem incentivo e suporte da Prefeitura para participar de competições em nível regional e nacional o que não tem ocorrido nos últimos anos, inclusive pelo desmantelamento da Secretaria Municipal de Esportes que passou setor agregado à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
VALORIZAÇÃO
O candidato Augusto Castro disse aos participantes que o Plano de Governo, já em fase de registro perante a Justiça Eleitoral, contempla a maioria dos pedidos apresentados durante o encontro. “Nas últimas décadas, Itabuna perdeu muitas de suas referências no esporte. As últimas administrações não valorizaram esse segmento. A valorização do esporte é compromisso assumido com a juventude e com todos os desportistas da cidade”, afirmou, lembrando que a recriação da Secretaria de Esportes é um dos compromissos com candidato a vice-prefeito Guinho.
Nos projetos estão ainda apoiar e fortalecer todas as modalidades esportivas, retomar o Campeonato Interbairros de Futebol, referência no esporte amador, e uma marca esportiva de Itabuna. A recuperação dos campos de futebol e das quadras poliesportivas dos bairros também é uma das metas que Augusto Castro realçou. O apoio à criação de novas escolinhas de base de futebol e apoiar as já existentes, num trabalho de inclusão da criança e adolescentes também consta do Programa de Governo, como a realização da Taça Cidade de Itabuna de Futsal, respeitando as faixas etárias entre os cinco e 17 anos.
OLIMPÍADAS
Como reconhecimento e valorização da juventude, o candidato Augusto Castro reafirmou que incentivar e apoiar atletas que disputam competições esportivas nas mais distintas modalidades em âmbito estadual e nacional. “Somente com a valorização do esforço individual e coletivo dos atletas e clubes, Itabuna poderá apontar novos talentos e recuperar o protagonismo perdido”, expressou.
O candidato da frente PSD-Cidadania-PSB e Rede Sustentabilidade prometeu apoiar os esforços da Liga Itabunense de Futebol para que retorne o Campeonato Amador de Futebol. Mais do que isso: assumi o compromisso de construir o Campo de Futebol Amador, em terreno da Prefeitura nos fundos do CAIC Jorge Amado.
Também se comprometeu com a realização das Olimpíadas Estudantis, envolvendo as escolas e colégios da rede particular e oficial de ensino, em parceria com a Associação dos Professores de Educação Física – APEF, como forma de integrar os estudantes através do esporte. A reformar a Vila Olímpica de Itabuna dotando-a dos equipamentos e insumos necessários às suas atividades, o que inclui as quadras externas e interna e o parque aquático será objeto de parceria com o Governo do Estado, inclusive visando a atração de competições estaduais.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável