segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Policlínica Regional já realizou mais de 20 mil atendimentos


 


Desde a sua inauguração, em setembro deste ano, a policlínica já realizou cerca de 20 mil atendimentos com maior demanda para exames de ressonância magnética, ecocardiograma, ultrassom, dentre outros de media complexidade. A diretora geral da unidade em Itabuna, Elizia Meire Ribeiro Couto, informou que os consultórios de angiologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e oftalmologia também tem uma grande demanda. Biopsia, procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético também estão incluídos na lista de exames.

“Pacientes que aguardavam mais de dois anos para fazer um exame, hoje tem dia e hora marcada e aquele paciente de outros municípios ainda tem transporte gratuito para trazê-lo e leva-lo de volta para sua residência, após o atendimento”, explicou a diretora. Ela disse que a policlinica disponibiliza o numero de consultas de acordo com o perfil de cada município, e é feito pela Secretaria de Saúde de cada cidade consorciada. Todo o processo é  visualizado tanto pelo município quanto pela policlincia por meio do Sistema Integrado de Gestão em Saúde – Sigs,  “e graças a isso  o atendimento é rápido, sem burocracia e sem demora”. 


Elizia Meire informou ainda que, caso um paciente atendido por um neurologista, por exemplo e necessitar de um otorrino, cardiologista ou outro tipo de serviço naquele momento, o médico  já o encaminha para a outra especialidade, sem autorização da regulação. “É assim que o SUS deve ser, é assim o SUS que queremos,  sem burocracia, a não ser a estritamente necessária, sem longas filas e sem demora e com um serviço de alta qualidade e que atenda bem ao cidadão em suas necessidades”.

A unidade em Itabuna conta com uma equipe de 22 médicos distribuídos em 20 consultórios, 16 especialidades e 68 funcionários. A Policlínica Regional funciona por  meio de consórcio, sendo que 60% são mantidos pelos municípios da região e 40% do estado. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...