quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Novos passos marcam movimento pela Região Metropolitana do Sul da Bahia

Em uma reunião conjunta, representantes das Câmaras de Itabuna e de Ilhéus, mais nomes da sociedade organizada, discutiram sobre a importância da Região Metropolitana do Sul da Bahia. Liderado pelo presidente do Legislativo itabunense, Ricardo Xavier, o ato também teve à mesa a presidente da Câmara de Uruçuca, Magnólia Barreto; de Buerarema, Elio Almeida, além do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal; e o secretário executivo da AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira), Luciano Veiga.

Entre os vereadores assistindo à explanação, o presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto; junto aos vereadores Gil Gomes, Makrisi, Pastor Matos e Ivo Evangelista, que é presidente da ACSULBA (Associação das Câmaras Municipais do Sul da Bahia). Xavier ressaltou a importância da união de forças da política e da comunidade nesta mobilização. “Essa luta só tem soldados pelo resgate da autoestima regional e do nosso prestígio político. Só vai dar pra chegar ao final com vitória, se houver união. Já temos um grupo de estudos formado e depois das discussões, buscaremos uma audiência com o governador Rui Costa”, adiantou.

Veiga mostrou o projeto de uma RM com 13 municípios, um universo de 671 mil habitantes e lembrou o diferencial de ser uma proposta que contemple as necessidades locais, e não algo vindo “de cima para baixo”. Ele destacou, inclusive, que a UPB (União dos Municípios da Bahia) considera oportuna esta discussão. “O que falta? Precisamos ter em mente que é uma proposta a ser construída com a participação de todos”, conclamou.

Evidenciando os tantos pontos aqui favoráveis, como universidades, policlínica, rodovias, porto e aeroporto, ele ainda mencionou o propósito de “uma Região Metropolitana com viés no turismo, com eixos modais logísticos e algo inédito: saneamento básico abrangendo toda uma bacia hidrográfica”. Além disso, a preocupação em assegurar investimentos para os municípios circunvizinhos aos 13.

Trabalho técnico
Nazal, por sua vez, chamou a atenção para a relevância de não cometer erros já cometidos e trabalhar de forma técnica, esquecendo as vaidades. “Pensar no coletivo, para encontrar uma proposta que beneficie a todos”, declarou. Da mesma forma, Evangelista citou o quão valoroso é pensar na região como um todo, sem deixar de lado a cacauicultura. “É preciso ampliar a discussão com a Comissão de Agricultura do Estado, com a Câmara dos Deputados, o Governo Federal, precisamos sair dessa crise”, pontuou.

A discussão foi acompanhada por pré-candidatos a prefeito, sindicalistas, empresários, enfim, várias vozes da política e da sociedade regional. Para encerrar, podemos incluir uma fala da vereadora Magnólia, que bem traduz a tônica do movimento em questão: “Tem palavras importantes nas nossas vidas: somos, podemos, lutamos, conquistamos, queremos e avançamos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...