terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Dedicação de grupos religiosos e fiéis marcam homenagem à Nossa Sra. da Conceição

Pe Adriano


 “Os festejos de Nossa Senhora da Conceição, realizados no período de 29/11 a 8/12, foram marcados pelo envolvimento e a dedicação de grupos, movimentos, pastorais, serviços e a comunidade. Unidos eles fizeram cada noite, um momento único de louvor à padroeira do bairro Conceição e de pregação edificantes para os fiéis”, como destaca Padre Adriano Fernandes, ao fazer um rápido balanço do novenário.

Devotos
A programação, com liturgia bem celebrada e pregações edificantes com párocos convidados de outras comunidades, incluiu quermesses com boa participação, som ao vivo todas as noites, culminando com uma procissão animada e concorrida, no final da tarde do domingo, (8), data em que se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição.

Nesse mesmo dia, a santa foi saudada com uma alvorada as 5 horas da manhã e duas missas festivas às 9 horas na matriz e a outra no final da tarde, ao ar livre, seguida da tradicional procissão pelas ruas do bairro.  “Esse dia foi marcado com numerosos devotos da Mãe Imaculada, que expressaram sua alegria e fé. Somos gratos a Deus e Nossa Sra.da Conceição por todos os benefícios e pelos frutos que colheremos a partir desse novenário”, disse Padre Adriano.

Coral
Ainda na programação foi entregue uma moto zero quilometro à devota Nyara Filgueiras, que comprou um bilhete (número 791), sorteado pela loteria federal de sábado. O dinheiro arrecadado serviu para a compra e instalação de aparelhos de ar condicionado para a climatização da igreja, uma das preocupações de Padre Adriano, para garantir conforto e bem estar aos seus devotos.

O canto
Nos dias da novena, os grupos de cantores, fizeram revezamento, para animar as celebrações. “O canto e a música desempenham sua função de maneira significativa, seguindo a beleza expressiva da oração, a participação da assembleia e o caráter solene da celebração”, como destaca o pároco. Segundo ele, o canto une as pessoas, anima e dá vida. “Além disso, facilita passar de uma só vez a um só coração e a uma só alma, complementa.

A missa festiva da manhã do dia 8 foi animada pelo coral de mulheres integrantes da Pastoral litúrgica e comandado pela dedicada Airam Nunes, enquanto que a missa de encerramento teve a participação do coral de homens e mulheres de vários grupos e movimentos e foi regido pelo maestro Joceone Reis.   (Mais fotos e vídeos, no instagram @paroquianscitabuna e no facebook).

Da Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...