segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Mangabinha e Parque Santa Clara disputam a final do Interbairros

  
Com 100% de aproveitamento na competição, a Mangabinha impôs a sua superioridade técnica ao golear por 5 x 0 à equipe do bairro São Pedro e deu um passo decisivo para às finais do Campeonato Interbairros, que termina no domingo (22), com a expectativa de um público recorde no Estádio Luiz Viana Filho. Quem também se classificou para a disputa decisiva do Interbairros foi a equipe do Parque Santa Clara, que empatou por 1 x 1 e acabou derrotando à Bananeira nos pênaltis pelo placar de 4 x 3.
 
Com a goleada sobre a seleção do São Pedro, a Mangabinha aparece  como candidata ao bi-campeonato, repetindo a conquista de 2017, com  um time muito ofensivo e que tem como uma das referências de ataque o artilheiro Totinga. Já o Parque Santa Clara chega às finais pela primeira vez e promete surpreender a Mangabinha, com uma marcação efetiva dos laterais e evitando as jogadas ofensivas dos seus atacantes.  O terceiro lugar ficará com a equipe que perdeu para o campeão na semifinal do Interbairros.

Parceria. Prefeitura faz levantamento dos produtores rurais de Itabuna


O Campeonato Interbairros é uma promoção da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC),  em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), com apoio das secretarias municipais de Administração e Segurança, Transporte e Trânsito, além do 15º Batalhão da Polícia Militar, que também prepara um esquema especial de segurança para o jogo decisivo da competição, considerada uma das maiores do interior baiano. O Interbairros reuniu na sua edição 2019 um total de 50 equipes e mais de 1,3 mil atletas, servindo como vitrine para revelação de novos valores para o futebol amador e com a proposta de integração das comunidades dos diversos bairros.

O presidente da FICC, Daniel Leão, tem uma avaliação positiva do campeonato que reuniu muitas equipes de alto nível técnico e é resultado de uma grande parceria entre o governo municipal e o do Estado da Bahia, com as lideranças comunitárias. Ressalta ainda, que além de estimular o esporte amador, revelando jogadores, o Interbairros também estimula a participação de torcidas, a integração de comunidades e promove também a geração de emprego e renda com estímulo para vendedores ambulantes e proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes que fornecem alimentos e bebidas para os torcedores e atletas.

Interbairros Solidário

Um dos coordenadores da competição, Ewerton Bomfim, que integra a diretoria de Esportes da FICC, salienta que em paralelo ao jogo decisivo, com entrada franca para o público, está sendo realizada uma campanha, o Interbairros Solidário, para a arrecadação de um quilo de alimento não perecível a ser distribuído para entidades assistenciais do município com atendimento para pessoas e famílias carentes.  Veja também: 

  Prefeitura faz levantamento dos produtores rurais de Itabuna

  
A prefeitura de Itabuna quer conhecer de perto a situação real do trabalhador rural dos que integram ou não algum tipo de assentamento ou associação de pequenos produtores. Para isso o Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente iniciou, desde junho deste ano, o levantamento cadastral e socioeconômico em toda a área rural do município. 

O trabalho está sendo feito por uma equipe altamente preparada, formada por técnicos e auxiliares e liderada pelo coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Roberto Pacheco e já foi concluído na Agrovila Bela Vista Bela Flor, na Fazenda Niterói (conhecida como Agrafan) e na Roça do Povo. “Mas ainda temos um longo caminho a percorrer, porque não pretendemos deixar ninguém que trabalha no campo de fora desse levantamento”, garantiu Roberto.

Durante as visitas os pesquisadores procuram saber o número de produtores rurais, seus familiares, número de homens, mulheres, crianças e outros dependentes,  área de produção ativa e sem produção, faixa etária familiar, produção vegetal e animal, moradia, fonte de água e o cuidado com o solo  de cada lote. 

O objetivo do levantamento na zona rural, conforme explicou Roberto, é levar ao conhecimento do poder público, as informações coletadas, visando buscar soluções para os problemas encontrados e, principalmente, incentivar a produção agrícola familiar sustentável. “Desse modo, podemos motivar e despertar o ânimo dos produtores cuja produção se encontra estagnada, e com isso trazer o retorno financeiro, a geração de emprego e renda, promover o desenvolvimento rural, bem como a permanência das famílias e os jovens no campo”, reforçou.

Roberto Pacheco informou ainda que estão sendo criados relatórios individuais sobre a situação de cada assentamento. O documento inclui fotos, gráficos completos sobre faixa etária de cada integrante, produção detalhada, tipo de morada, fonte de água, dentre outros detalhes.    

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...