terça-feira, 17 de setembro de 2019

Blitz Educativa no Dia Mundial de Segurança do Paciente

 A Rede de Enfermagem no Sul da Bahia comemora hoje o Dia da Segurança do Paciente Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global. Com este tema instituições de saúde e organizações não governamentais comemoram o Dia Mundial da Segurança do Paciente. 

O objetivo é mobilizar pacientes, profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e contará com atividades em Itabuna e Ilhéus coordenadas pela Rede Brasileira de Enfermagem para Segurança do Paciente (Rebraensp) – Núcleo Sul Bahia. Segurança do Paciente é um conjunto de ações voltadas à proteção do paciente contra eventos adversos, considerados acontecimentos que resultem em dano desnecessário à saúde durante a assistência prestada.

Segundos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), quatro a dezessete por cento (4% a 17%) de todos os pacientes admitidos em um serviço de saúde sofrem incidente não relacionado à sua doença de base, podendo afetar sua saúde e recuperação. “O risco de danos desnecessários ao paciente é uma característica dos serviços de saúde. O que nós da Rebraensp fazemos é trabalhar para a minimização e controle destes riscos, e para isso, precisamos mobilizar todos falando sobre Segurança do Paciente”, declarou a presidente da Rebraensp Núcleo Sul da Bahia, Rafaela Caldas.
 A programação do dia 17 e 18 de setembro contará com uma Blitz de Sensibilização em Hospitais de Itabuna e de Ilhéus, além de mobilização em mídias sociais e veículos de comunicação. A Blitz será realizada nas seguintes Unidades: Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Maternidade Ester Gomes, Hospital Calixto Midlej Filho, Hospital Manoel Novaes, Hospital Beira Rio, UPA do Monte Cristo, Hospital de Olhos DayHORC e Hospital Costa do Cacau. “Nossa estratégia é divulgar a existência dos Núcleos de Segurança do Paciente já implantados em nossos hospitais, bem como alertar gestores sobre a importância da formalização dos Núcleos de Segurança nos Hospitais onde ainda não foram implantados, bem como fortalecer e expandir as ações daqueles que já estão atuação”, completou Rafaela. Para saber mais, acesse no Instagram @rebraenspsulba ou por e-mail rebraenspnucleoitabuna@gmail.com 

REBRAENSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...