segunda-feira, 10 de junho de 2019

“Teatro Municipal de Itabuna será um verdadeiro santuário da cultura e das artes”, afirma Aldo Bastos






“Estou emocionado e encantado com tudo o que meus olhos estão vendo aqui. Itabuna deve conservar e preservar este templo dedicado à cultura e as artes para que as gerações futuras possam se orgulhar de ter em nossa cidade um dos mais modernos e belos teatros da América Latina”, foi assim que o ator itabunense e diretor teatral, Aldo Bastos,  revelou seu contentamento ao visitar as obras do Teatro Municipal Candinha Doria, que está em fase final de acabamento e com inauguração marcada para o próximo dia 26 de julho, durante as comemorações dos 109 anos de Itabuna.

Ao lado do prefeito Fernando Gomes, o ator percorreu todos os ambientes do Teatro e se deteve entre a o espaço da plateia e o palco, cujas dimensões  coloca-o como um dos maiores da América do Sul, medindo 670m. Segundo o chefe do executivo municipal, além de ganhar o grande patrimônio cultural, Itabuna estará inserida na rota dos grandes espetáculos nacionais e internacionais. “Esta era uma divida que tinha com a classe artística e o povo itabunense, desde a década de 80. Após 38 anos de espera, com a parceria do Governo do Estado, estamos tendo a oportunidade de resgatá-la e iremos entregar à comunidade um dos mais imponentes teatros do Brasil”, afirmou o prefeito.

Aldo Bastos, que iniciou sua carreira como ator no Rio de Janeiro há´46 anos, parabenizou o prefeito e lembrou que quando o antigo Teatrinho ABC foi demolido para dar lugar ao Parque Infantil na Praça Camacan, o espaço já era obsoleto, insalubre e inseguro para servir como casa de espetáculos teatrais ou musicais. “Agora, eu vejo que valeu a pena espera por quase 38 anos. Pois, Itabuna deixará de viver um apagão cultural para entrar numa nova era, na qual a classe artística terá um verdadeiro monumento dedicado às artes, o qual todos devem diariamente aplaudir, reverenciar e preservar”, frisou o ator. 

Ele também lembrou que Itabuna é uma cidade que já revelou importantes atores, sendo lembrada como um verdadeiro celeiro no campo artístico estadual e nacional. Aldo Bastos disse ainda que, com a inauguração do Teatro Municipal Candinha Doria, o município ganhou novo folego para fomentar e revelar novos talentos. Leia também:Empossada a nova diretoria da Associação de moradores do bairro de Zizo+ Público prestigia 1ª Exposição de empreendedores em Itabuna


Empossada a nova diretoria da Associação de moradores do bairro de Zizo


A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Governo, empossou, na manhã desta segunda-feira (10), a nova diretoria da Associação de Moradores do bairro de Zizo. A solenidade que foi realizada na sala do Departamento Cerimonial, no Centro Administrativo Firmino Alves, contou com a presença dos novos representantes da comunidade do bairro e do ex-presidente, Carlos Severo dos Santos, que entregou o cargo a Edinaldo Santos Pinto, novo presidente do bairro.

Representando a secretária Maria Alice, a Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Itabuna, Livana Fontes, parabenizou a chapa vencedora e desejou sucesso aos novos representantes do bairro de Zizo. Em breve discurso, Edinaldo Santos Pinto agradeceu a comunidade do Zizo pela confiança depositada na eleição e afirmou que estará sempre buscando melhorias junto ao poder público municipal. “A comunidade e a prefeitura tem que estar sempre em harmonia para solucionarmos as demandas do nosso bairro”, disse.

Compondo a nova mesa diretora estão ainda José Raimundo Nascimento (vice-presidente); Bárbara Alana Conceição Passos (1ª secretária); Agnaldo Ramos dos Santos (2ª secretária); Marcela Moreira Nascimento de Sou (1ª tesoureira); Gilmar Marinho malta (2º tesoureiro), além de membros do conselho fiscal: Luiz Carlos Paixão Barbosa, José Alberto Rodrigues Silva, Matheus Passos Santos e Renato Silva Figueiredo.

Público prestigia 1ª Exposição de empreendedores em Itabuna
   

“A Exposição de empreendedores locais foi altamente positiva não apenas pelo publico que prestigiou o evento, mas, pincipalmente pelo resultado obtido, que era o de valorizar e divulgar o trabalho produzido por eles”, assim definiu a agente de Desenvolvimento da Secretaria Municipal Sustentabilidade Econômica, Priscila Nascimento, ao comentar sobre a 1ª. Expomei promovida pela Sala do Empreendedor.

O evento realizado na Praça Camacã nos dias 5, 6 e 7 últimos, recebeu ainda a visita professores e alunos do curso técnico de Administração do Centro Territorial de Educação Profissional – Cetep, que além de fazerem uma análise técnica do trabalho exposto, prestarem consultoria gratuita aos microempreendedores e ainda se colocaram à disposição para firmar parceria para as próximas exposições.   
A agente de Desenvolvimento informou ainda que durante o evento, foram realizados cerca de 50 atendimentos às pessoas que desejam abrir uma microempresa, mas que nem sabiam por onde começar. “Foi tão significativo que algumas dessas pessoas aproveitaram para efetivar a formalização de seus micros empreendimentos”.  

Priscila lembra que os microempresários somam uma grande parcela de trabalhadores em Itabuna, o que contribui para movimentar a economia local, reduzindo com isso o índice de desemprego no município. Ela afirma que haverá outras edições de exposição de empreendedores locais. 
Ascom
Fotos: Waldyr Gomes 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

CHEGOU A VEZ DO PANCADINHA "PAZ E AMOR

COLUNA WENSE SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024.  O deputado estadual Fabrício Pancadinha, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidari...