quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Projeto de integração do transporte urbano é apresentado durante a Semana Nacional de Trânsito

 Um bate-papo sobre o tema “Cidade e Transporte Público” foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), durante a programação da Semana Nacional do Transito e Semana da Mobilidade de Ilhéus, que começou na terça-feira (17) e se estende até domingo (23). Durante o evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, foi apresentado o projeto de integração do transporte coletivo, que tem como objetivo facilitar a rotina dos usuários, com um novo modelo de circulação dos coletivos e a integração, onde é possível usar mais de um ônibus, pagando apenas uma passagem.
O gerente da empresa de ônibus São Miguel, Josemir Dias, acredita que a mudança no sistema de transporte é essencial para a melhoria da qualidade do serviço, “Hoje, nós temos um transporte que já opera há 30 anos e não foi projetado com a expansão urbana. Então estamos fazendo esse trabalho para mudar o modelo de transporte diametral (de bairro a bairro) para um modelo radial (bairro/centro-centro/bairro). Isso vai dar uma melhor conectividade em toda a cidade com o coletivo urbano”, explica o gerente.
Economia - A implantação da integração nos ônibus coletivos é uma proposta que, além de agilidade no trajeto do usuários, também proporciona economia. O diretor municipal de Transito de Ilhéus, Gilson Nascimento, aponta as vantagens do projeto para os usuários. “Vai melhorar a qualidade dos transportes para as pessoas e a economia, principalmente o trabalhador, estudante e todos que utilizam o transporte público”, comenta.
O diretor explica como vai funcionar a mudança: “os estudantes de Olivença, por exemplo, pagam duas passagens hoje para ir à Uesc. Com a proposta de integração, terão um tempo para chegar ao terminal urbano e entrar em outro ônibus com uma passagem só”. Na integração, os estudantes poderão usar o cartão atual de passe. Quem não faz parte do grupo estudantil, terá acesso a um cartão de cidadão normal que poderá ser carregado e também será possível fazer a integração com ele.
Na reunião, estavam autoridades do município e ouvintes, incluindo estudantes. O diretor da Associação do Bairro Hernani Sá, Kaique Souza, também estava presente e afirmou que “a cidade tem crescido, então a mobilidade urbana tem que crescer junto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...