quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Humanização e mobilidade em destaque na Semana Nacional do Trânsito de Ilhéus



A Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus abriu a Semana Nacional de Trânsito 2018 e a II Semana da Mobilidade de Ilhéus na manhã desta terça-feira (18), com o tema “Nós somos o trânsito. A cidade é para todos”, que norteia a programação. A ações têm o objetivo de estimular nos usuários das vias públicas a conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito.

Em estandes montados na praça J.J. Seabra, acontecem exposição da mini cidade do trânsito e receptivo com representantes de escolas da rede municipal de ensino que participaram do projeto Trânsito na Escola. “O trabalho começa nas escolas e se estende às ruas da cidade, convidando as pessoas a serem mais pacientes e humanas no trânsito, tratando todos com igualdade”, explica o diretor municipal de Trânsito, Gilson Nascimento.

Mapa da mobilidade - No primeiro dia de atividades, o plenário da Câmara Municipal sediou palestras e debates realizados pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus. “A intenção foi elaborar conjuntamente um projeto mais sistemático de aproveitamento dos espaços públicos para as pessoas e não para os veículos”, informa Gilson Nascimento. O evento incluiu exibição de vídeos do projeto MobCidades de Ilhéus e bate-papo “Cidade acessível e caminhável”, com a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Júlia Gouvêa e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Itabuna, arquiteto e urbanista Marcelo Augusto.


Os trabalhos foram mediados pelo arquiteto e urbanista Ricardo Becker, vice-presidente do Rotary Clube de Ilhéus. Também aconteceu a apresentação do “Mapa da imobilidade”, feita pela professora Peolla Paula e a participação de alunos da UFSB. A presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, enfatiza que esta também é a semana da mobilidade, com um dia para o deficiente. “Importa pra gente fazer com que a cidade seja para as pessoas, por isso pensar a mobilidade é fundamental para melhorar a qualidade de vida a população”, diz ela.

Programação – As atividades prosseguem na terça-feira (19), com apresentação do projeto “Pisca fechada, vida saudável”, sob a coordenação de Odailson Aranha, diretor de eventos da Associação dos Criativos do Bairro Hernani Sá, 8h30min, na Câmara de Vereadores. Depois, está programado o bate-papo “Cidade e bicicleta”, com Agnaldo Batista, presidente da Associação Ilheense de Ciclismo, e Alexandre Amorim, do Núcleo de Projetos da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus. A mediação ficará a cargo de André Luís Fonseca, presidente do Rotary Clube Jorge Amado.

Ainda no dia 19, acontece o lançamento do concurso “Ideias de Arquitetura e Urbanismo Viva a Cidade”, feita por Jonathan Souza, consultor do projeto MobCidades, às 9h30min, na Câmara de Vereadores, seguido do bate-papo “Cidade e transporte público”, com Josemir Dias, gerente da empresa São Miguel. Logo depois, será apresentado o projeto de integração do transporte coletivo de Ilhéus. A arquiteta, urbanista e professora da UFSB, Débora Santa Fé é a mediadora.

A Semana Nacional de Trânsito e a Semana da Mobilidade de Ilhéus têm encerramento programado para esta sexta-feira (21), a partir das 7h30min, com “bicicletaço”, que sai do bairro Hernani em direção à Avenida Soares Lopes. Também no bairro Hernani Sá, às 15 horas, será comemorado o aniversário de um ano do projeto “Pista fechada, vida saudável”.


Secom-Ilhéus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...