A comunidade da Vila Cachoeira, situada às margens da rodovia Jorge Amado (BR-415), foi beneficiada com atendimento à saúde, durante mutirão realizado domingo (18), pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A ação proporcionou aos moradores consultas gratuitas em diferentes especialidades médicas, como cardiologia, pediatria e clínica geral.
O mutirão ofereceu também atendimento odontológico, exames preventivos e ginecológico, realizados na Unidade Básica de Saúde local e em um espaço cedido por uma igreja. Cerca de 400 pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas pela equipe composta por três médicos clínicos gerais, um cardiologista, três enfermeiras e um dentista, que palestrou sobre a importância da escovação bucal correta e distribuiu escovas dentárias.
O mutirão foi um socorro fundamental para a moradora Renilda Farias de Araújo, de 34 anos, que foi atendida pelo cardiologista. Com dez filhos para cuidar, a dona de casa é amparada constantemente pelos filhos mais velhos nos momentos de crise. “Tinha me sentido mal na noite anterior, faz um tempo que sinto dores na área do coração. O médico solicitou exames e receitou medicação. Já me sinto bem melhor por saber que fui bem cuidada e orientada por ele. Minha esperança de melhora aumentou”, declarou.
Médico em casa – “Foi além do que eu esperava”, resumiu Vivaldo Santos. Segundo o morador, a Vila Cachoeira esperava com ansiedade por esta ação. “Ver o médico chegando em nossa casa é uma sensação de conforto, cuidado e atenção. Se tem uma coisa que a gente gosta é de ver uma administração cuidando de seu povo e sei que isso vai acontecer em muitos lugares, com fé em Deus”, comemorou.
A diretora de Atenção Básica do Município, Érica de Jesus, destaca a importância de ações como essa em localidades interioranas do município. “Identificamos que muitas regiões estavam carentes, por isso resolvemos levar atendimento médico para estas localidades, com o programa Saúde em Ação. Em Vila Cachoeira, por exemplo, foi a primeira vez que um médico cardiologista atendeu. Seguiremos com os mutirões levando atendimento à saúde aos moradores da zona rural de Ilhéus”, assegurou.
Da - Secretaria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário