segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Programa ID Jovem garante direitos e amplia benefícios a jovens de Itabuna


Lançado em 2017 pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Assistência Social, o Programa do Governo Federal, Identidade Jovem (ID Jovem), garante aos jovens entre 15 e 29 anos, cuja renda familiar é inferior a dois salários mínimos, uma série de benefícios de acesso à cultura, arte e atividades esportivas. Além de garantir esses direitos, o ID Jovem oportuniza ao beneficiário a realização de viagens de ônibus interestadual gratuitas.

Visando ampliar a divulgação em torno do programa, a secretária Sandra Neilma definiu que a partir do mês de fevereiro serão implementadas ações que irão facilitar o acesso dos jovens às informações em torno ID Jovem. Ela conta que, além de uma maior movimentação nas redes sociais, a SAS irá colocar um balcão de informações na rodoviária de modo a auxiliar as pessoas que se encaixarem no perfil do programa.


Ao comentar que muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios do ID Jovem, a secretária ressaltou a importância do programa no sentido de efetivar políticas sociais voltadas à juventude. Para Sandra, ampliar o acesso ao programa é fundamental para fortalecer as políticas públicas e promover oportunidades para os adolescentes.

O coordenador da Divisão da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diego Raniery, comenta sobre a oportunidade do jovem realizar viagens grauitas a partir da utilização da sua identidade jovem. Ele informa que “em cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas são reservadas a jovens que possuem o ID Jovem. Esgotadas essas vagas, outras duas são oferecidas com 50% de desconto”.

O que é ID Jovem
O ID Jovem é um documento de identificação de uso pessoal (no formato digital) cujo objetivo é conceder uma série de vantagens e benefícios para os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Quem possui este documento poderá ter acesso em todo o país a eventos esportivos, culturais e de lazer, além de transporte interestadual, pagando apenas a metade do preço. Para ter acesso ao cartão, basta fazer download gratuito do APP ID Jovem, fornecer os dados solicitados e salvar o cartão no próprio aplicativo.

 Os jovens interessados na emissão do ID Jovem devem comprovar renda familiar bruta de até dois salários mínimos e usar o Número de Identificação Social (NIS). Além do uso do app ID Jovem é possível fazer o cadastro pelo site do Identidade Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) usando o Número de Identificação Social (NIS), com 11 dígitos, como chave para acesso.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...