terça-feira, 11 de julho de 2017

Itabuna ganha mais empregos com a chegada de empresa de reciclagem de óleo de soja

Promover uma consciência ambiental e ao mesmo tempo incentivar a geração de emprego e renda. Por conta da conquista destas duas ações o prefeito Fernando Gomes tem comemorado a chegada da Retióleo, empresa paulista que atua há quase duas décadas na área de reciclagem de óleo de soja vegetal. Com foco na coleta e destino final de resíduos de óleo e gordura de fritura, a Retióleo trabalha com coletores em centenas de estabelecimentos comerciais e residenciais credenciados em toda a Grande São Paulo e Interior.

“Esta é uma empresa que trará grandes benefícios na área de sustentabilidade ambiental do nosso município, pois o óleo de cozinha é um dos grandes poluidores do meio ambiente, principalmente o nosso Rio Cachoeira. E essa empresa vindo para Itabuna, daremos um grande passo rumo às ações de despoluição do rio”, frisa o prefeito Fernando Gomes.


O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, informa que a empresa já está atuando de forma experimental na cidade, coletando os resíduos em alguns estabelecimentos comerciais e enviando o material diretamente para São Paulo, onde o produto é processado. “A expectativa é de que até o final do ano a Retióleo esteja operando com sua unidade em Itabuna. Para isso, o prefeito Fernando Gomes determinou que será dado todo o apoio necessário para a instalação da sua unidade na cidade”, informou o Secretário.

 Inicialmente serão gerados 25 empregos diretos e a expectativa é de que sejam coletados 400 mil litros/mês de óleo saturado não só em Itabuna, mas em toda região. A chegada da empresa veio de maneira estratégica, lembra Erlon Botelho, Diretor de Agricultura do Município, Departamento vinculado a Secretaria de Sustentabilidade Econômica, em função do grande déficit identificado na coleta de óleo na Bahia.

“E o mais interessante é que além da indústria de sabão, o óleo vegetal popularmente conhecido como óleo de cozinha também é utilizado para produção de massas de vidraceiro e desmoldantes (produto que facilita o processo de desenforma do concreto)”. E finaliza informando que o Secretário John Nascimento está estudando a possibilidade de criação de um projeto de lei que atende o município do ponto de vista social e ambiental. “A ideia é estabelecer a coleta dos resíduos nos estabelecimentos comerciais, mas antes de ser criado o projeto, muitos donos de restaurantes já aprovaram a ideia e dizem que sentem falta de uma iniciativa deste tipo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...