quarta-feira, 29 de março de 2017

EMPRESÁRIOS DA CONSTRUÇÃO FAZEM ENCONTRO EM ITABUNA

Iniciativa aponta estratégias para empresários do setor de materiais de construção

No evento “Encontro com o Especialista”, encerrado nessa quarta, 29, em Itabuna, foram abordadas melhorias de estratégias e troca de experiências entre os participantes

Maurício Maron - Divulgação
Encontro reuniu empreendedores do ramo de Materiais de Construção em Itabuna nos dias 28 e 29 de março



A palestra gratuita sobre atendimento ao cliente, voltada para os colaboradores de pequenos negócios de Materiais de Construção da região Sul do Estado, marcou o encerramento da capacitação “Encontro com o Especialista”, na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório do hotel Tarik Fontes, em Itabuna. Os empreendedores do segmento estiveram reunidos desde terça, 28, recebendo orientações com foco na busca de uma gestão mais profissionalizada.
A estratégia faz parte do Sebrae Conecta e, segundo a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, “abre novas perspectivas para o posicionamento dos pequenos negócios no mercado, principalmente no momento de crise econômica”. Na Bahia, o mercado de materiais para construção soma um total de 7.900 lojas, sendo 90 % delas Micro e Pequenas Empresas (MPE) de formação familiar, conforme dados da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção do Estado da Bahia (Acomac).
É o caso do proprietário da Construfort em Ilhéus, Clóvis Gomes de Oliveira Júnior, que seguiu por quase 30 anos à frente da empresa e hoje apenas acompanha a coordenação exercida por um de seus filhos. “Busco a capacitação, pois entendo que é uma oportunidade para fazer networking com os companheiros do comércio e adquirir novos conceitos. Quem participou, saiu com uma bagagem adicional”, comemorou.
O cenário atual gera oportunidades, na avaliação do presidente do Conselho da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais para Construção (Anamaco), Marcos Gabriel Atchabahian. “É preciso trabalhar mais, se esforçar mais e buscar uma alternativa para sair da situação”, relatou ele, que também é sócio proprietário do Village Home Center, há 37 anos em funcionamento no Estado de São Paulo.
Oportunidades
Diante dos desafios que esse ano reserva para as MPE, o Sebrae em Ilhéus tem investido em capacitações com a vinda de especialistas que tratam de temáticas específicas e contribuem para a efetividade dos negócios locais. O Sebrae ainda oferece consultorias de base Tecnológica e de Inovação, além do Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE) para o aperfeiçoamento da gestão, com foco em resultados mensuráveis e aumento da competitividade.
Mais informações podem ser obtidas no ponto de atendimento do Sebrae em Itabuna, localizado na Rua Paulino Vieira, 175, Centro ou pelos telefones (73) 3613-9734 ou (73) 99974-2262. Em Ilhéus, na Unidade Regional, que fica na Praça José Marcelino, 100, Centro ou pelo telefone (73) 3634-4068. 
Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...