terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Vendas de carros caem quase 25% em 2015.

EM 


Do blog do Coronel - Em 2012, no dia em que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou IPI zero para carros 1.0 como forma de estimular o consumo e a economia, o ex-presidente fez uma brincadeira ao dizer que, em São Paulo, muita gente deve culpá-lo pelos problemas no trânsito, já que "foi esse Lula que deu : carro para pobre". Em 2015, o mercado de carros de passeio caiu quase 25%. Ou seja: de cada quatro brasileiros que comprava um carrinho mil, um não pode mais comprar. E muitos outros tiveram que vender ou entregaram seus veículos para as concessionárias.

As vendas de veículos (entre carros, utilitários leves, caminhões e ônibus) encerraram o ano passado com queda de 23,9%, maior retração percentual do mercado brasileiro desde 1987. Segundo fontes do setor automotivo, as montadoras comercializaram 2,191 milhões de unidades entre janeiro e dezembro de 2015 contra 2,880 milhões de 2014. Na próxima quinta-feira a Anfavea, associação que representa as montadoras, divulgará os dados oficiais relativos à produção de veículos no ano passado.

Com o recuo de 2015, o setor automotivo acumula três anos consecutivos de queda nas vendas — somando perda de 32,5% — depois de um ciclo de nove anos de alta. Raphael Galante, consultor da Oikonomia, atribui o desempenho negativo da indústria no ano passado à baixa confiança do consumidor no futuro e ao crédito mais escasso. Em sua estimativa, o segmento automotivo só voltará a ter aumento nas vendas em 2019.

— O primeiro passo para a reversão desta curva é a retomada da confiança do consumidor. E isso só ocorrerá quando a conjuntura econômica se mostrar equilibrada novamente — explicou.

No levantamento da Oikonomia, com série histórica iniciada há 20 anos, a retração nas vendas de veículos em 2015 chega a 25,58%. Pelos cálculos da consultoria, as montadoras comercializaram 2,296 milhões de veículos no ano passado contra 2,474 milhões de 2014.

Durante o ano mais de 400 revendas de carros fecharam as portas e 26 mil empregados foram demitidos, segundo dados da Fenabrave. A entidade estima ainda que os cortes podem atingir 40 mil funcionários até a metade deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...