quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

População de Ilhéus terá mutirão gratuito para diagnóstico de glaucoma

Promovido pelo Cenoe Hospital de Olhos, evento inclui caminhada na Av. Soares Lopes
 No próximo dia 5 de dezembro, a população de Ilhéus poderá participar de mutirão com caminhada de conscientização sobre o glaucoma. O grupo partirá às 7h da frente do Cenoe Hospital de Olhos, na Avenida Soares Lopes. O oftalmologista Antônio Nogueira, diretor técnico do Cenoe e coordenador da ação, revela que o mutirão de atendimento para prevenção do glaucoma se prepara para atender centenas de pessoas gratuitamente. “A nossa expectativa é mobilizar toda a sociedade de Ilhéus em prol dessa causa. Teremos uma caminhada de incentivo a hábitos saudáveis e, posteriormente, ações preventivas como aferição da pressão intraocular e análise do fundo do olho”.

O médico alerta que o Glaucoma costuma atingir pessoas com idade superior a 40 anos e é uma das maiores causas de cegueira no Brasil, sendo a segunda maior causa de cegueira irreversível do mundo. Parte da população brasileira possui glaucoma sem saber. Os sintomas costumam aparecer em fase avançada, ocorrendo muitas vezes do paciente não perceber a doença até sofrer uma grande perda do campo visual. Por isso, o exame preventivo é tão importante: “Um diagnóstico precoce é fundamental para detecção do glaucoma e para um tratamento com resultados positivos, evitando a cegueira irreversível”, adverte Antônio Nogueira.
Centro de Referência - Promovido pelo Cenoe Hospital de Olhos, que é um centro de referência em glaucoma no Estado, o Mutirão do Glaucoma é uma ação gratuita realizada através do Cenoe Social, programa que realiza periodicamente mutirões de atendimento oftalmológico na cidade. A iniciativa busca atingir pessoas de idade superior a 40 anos ou com fatores de risco como diabetes, histórico familiar da doença e afrodescendentes.
Antônio esclarece que, em caso de diagnóstico positivo, o paciente será tratado também de maneira gratuita no Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, do SUS (Sistema Único de Saúde), no qual o Cenoe é conveniado e presta assistência. O controle do glaucoma é feito através de colírios. Com a iniciativa do governo Federal, a população consegue ter acesso irrestrito ao tratamento.
Caminhada – O evento de conscientização contra o glaucoma foi idealizado com o intuito de chamar a atenção da população para a necessidade de prevenção. Um carro de som acompanhará o percurso da caminhada, com a animação de um instrutor de treinamento físico. Ao final, os participantes serão recebidos com suco, água e frutas e o instrutor desenvolverá algumas atividades físicas e recreativas. “A partir das 7h da manhã do dia 5, as pessoas poderão ir até o Cenoe pegar sua camisa, participar da caminhada e fazer seu exame”, explica Nogueira.
O objetivo do evento é ajudar as pessoas a detectarem a doença, para tratar de forma preventiva e acompanhar os pacientes com suspeita de glaucoma, através de orientações e a solicitação de exames periódicos. Além disso, pretende estimular a busca por mais qualidade de vida, associando a atividade física com boas práticas de saúde. 
Por - Lívia Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...