quinta-feira, 2 de julho de 2015

"DEUS FEMININO" ARTIGO DE JÚLIO CÉSAR



DEUS FEMININO

Há quem acredite que em mesa de bar nada há que possa prestar. Em parte é verdade. Mas em parte é um grande equívoco.
Em animada palestra regada a cerveja para a maioria e a refrigerante e suco para alguns poucos, em Ilhéus, numa mesa situada na Barrakítica (olha o marketing!!! rsrsrsrs), conversávamos - ou discutíamos - entre outras coisas sobre a presença da divindade nas sociedades humanas, quando uma jovem questionou o fato de Deus estar sempre identificado com o gênero masculino, o que reforça a concepção ideológica machista historicamente dominante em quase todas as sociedades e épocas.

A pergunta, feita com a criticidade e audácia típica das jovens que frequentam os movimentos que questionam o “status quo” dominante, tais como são os que lutam pelos direitos das mulheres, além de ser inteligente, possibilita uma reflexão extremamente oportuna.
De fato, por uma questão de lógica, o Deus supremo, em uma concepção monoteísta; e os deuses ligados à criação, do ponto de vista politeísta, deveriam sim ser todos do gênero feminino. Assim, se antecedido de artigo definido deveria ser este do gênero feminino, ou seja: A Deus, e não O Deus. É bem simples entender o porquê disso. Veja:
Se alguém concebe e cria em si mesmo a vida entre os humanos não são os homens, e sim as mulheres. Nelas se dá a fecundação. Dentro delas se desenvolve o óvulo, que se transformará em embrião e em feto, e são elas que darão à luz o novo ser. Pode doer no orgulho masculino, mas falando do ponto de vista estritamente biológico, só somos fundamentais para fornecer os espermatozoides. E só, fisicamente falando.
Se são as mulheres as geradoras, as mães da vida, Deus e os deuses associados à criação deveriam mesmo ser todos do gênero feminino – ou então de gênero nenhum, se entendermos que Deus não tem sexo. É de fato no mínimo impróprio, ilógico mesmo, associá-lo ao masculino.
Deveria, sim, ser A Deus (ou A Deusa) Mãe Toda Poderosa, criadora da vida, do céu e da terra, e de tudo o que nela existe. Mas isso se chocaria frontalmente com o machismo predominante em todas as sociedades, e ainda nos dias de hoje.
Seria simplesmente inaceitável, impossível de ser assim em uma sociedade como a dos Hebreus (ou judeus), há dois mil anos atrás, quando Jesus veio ao mundo, sendo que naquela sociedade as mulheres quase nada valiam, quase nada eram, e simbolizavam a fraqueza, a dependência e a submissão quase total, além de ser-lhes imputadas todas as culpas, inclusive aquelas que cabiam aos homens, como ocorre na narrativa acerca de Adão, Eva e do fruto proibido, em que a culpa recai toda sobre Eva, como se Adão não tivesse a plena liberdade de ter dito: não!
Em sociedades nas quais a mulher adultera era sumariamente assassinada por meio de apedrejamento público; em que os pais davam as filhas em casamento a quem bem entendessem; em que as mulheres eram seres de última categoria porque não tinham a mesma força física do homem para a guerra e para os pesados serviços daquela época; em que o homem tinha a mulher como mais um dos objetos de sua posse, podendo dela se desfazer quando bem lhe aprouvesse, jamais a divindade seria identificada com o gênero feminino, por ser tal fato uma grave ameaça ao poder total exercido pelos homens.
Penso, particularmente, que Deus não tem sexo. Se tivesse, se casaria e – permitam-me a brincadeira, mesmo em um tema tão sério - a vida dele viraria um inferno, sendo, ainda, comandado pela mulher!
Concordo, pois, com a jovem questionadora e audaz: Se tivéssemos de atribuir um gênero à divindade, deveria ser o feminino, e não o masculino.

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. e-mail: juliogomesartigos@gmail.com
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a autoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...