quarta-feira, 15 de julho de 2015

Atendimento domiciliar possibilita a recuperação médica de pacientes em Ilhéus

Com o programa, pacientes deixam as instalações hospitalares e passam a ter tratamento feito próximo à família, com equipe multidisciplinar especializada e no conforto de casa
 A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), colhe bons resultados do programa de Atenção Domiciliar (AD), que consiste no atendimento ao paciente em sua residência. A AD, cujas ações contam com apoio do Ministério da Saúde, constitui modalidade de atenção substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida em domicílio e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação. 


Segundo a coordenadora do setor de Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, a AD, que também recebe o nome de “Melhor em Casa”, atende a pessoas incapacitadas ou com dificuldade de locomoção. “A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado contextualizado a sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções”, explica. 
 Por meio do programa, pacientes deixam as instalações hospitalares e passam a ser tratados no conforto de casa e com o acolhimento da família, aumentando as chances de recuperação. Esse tipo de atenção potencializa uma melhor gestão dos leitos hospitalares e o uso mais adequado dos recursos, como também serve de "porta de saída" para a rede de urgência/emergência, diminuindo a superlotação nesses serviços. 
Resultados – Um dos exemplos de resultado positivo da Atenção Domiciliar é o do paciente de iniciais W.S.S, de 44 anos. Ele foi vítima de uma queda, sofreu traumatismo com fratura de vértebra torácica, que evoluiu para tetraplegia com lesão cervical. O homem permaneceu internado no Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF), em Ilhéus, por três meses, até ser encaminhado para procedimento cirúrgico em Salvador. Segundo relatório médico, a lesão era total e definitiva.
Admitido no “Melhor em Casa” em julho de 2014, o paciente tem sido acompanhado pela equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, psicóloga, enfermeira, técnicos de enfermagem, médico e assistente social, há um ano e atualmente apresenta evolução significativa em seu quadro.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Sesau, Bárbara Magalhães, a evolução do paciente se deve aos cuidados especiais a que teve acesso por estar em atendimento domiciliar. Dessa forma, foi possível à equipe identificar os problemas e prestar atendimento especializado, além dele estar mais próximo da família e num ambiente conhecido.
Da Secretaria de Comunicação Social – Ilhéus, 15.07.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...