quarta-feira, 15 de julho de 2015

Obra parada prejudica abastecimento de água em Itabuna

Se essa obra não for concluída dentro de dois anos, Itabuna poderá sofrer colapiso de água 
A obra inacabada da barragem do Rio Colônia, em Itapé, no sul da Bahia, prejudica o abastecimento de municípios da região cacaueira, entre eles, Itabuna. Já foram investidos mais de R$ 32 milhões na primeira etapa, que teve início em outubro de 2012, e há dois anos a construção está parada. 

Sem a barragem, mais de 250 mil habitantes de Itabuna sofrem com a falta de água, além de outras cidades da região. Caso estivesse pronta, a barragem teria capacidade para armazenar 62 bilhões de litros d'água, só que desde setembro de 2013, a obra está parada. Segundo o governo do estado, a empresa que iniciou os trabalhos da barragem pediu um adicional considerado abusivo e com isso o contrato foi anulado.

 Em Itabuna, mesmo nos períodos de chuva, quem mora na parte mais alta da cidade fica sem abastecimento. A assessoria de comunicação da Casa Civil informou que o governo da Bahia sabe da situação atual da barragem do Rio Colônia e está tentando resolver os problemas que dificultam a execução da obra.Como a água usada para abastecer a cidade não vem de um reservatório, ela é retirada de dois rios. 

O Almada, que fica na região do rio do Braço, em Ilhéus, e o rio Cachoeira, que fica em um ponto de captação de água no bairro de Nova Ferradas, em Itabuna. Porém, essas bombas de água só podem ser ligadas quando o nível do rio não está muito baixo. (Resenha da Cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...