quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Oficinas estimulam o cuidado e proteção ao idoso em Ilhéus

Os eventos ocorrem no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Nelson Costa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O objetivo é estimular a parceria de familiares, cuidadores e profissionais, para ampliar a assistência ao idoso, promovendo melhores condições de vida.

 Com o objetivo de estimular a parceria de familiares, cuidadores e profissionais de saúde, além de oferecer apoio e orientação para ampliar a qualidade de vida dos idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promove a Oficina do Cuidador, no Bairro do Nelson Costa, zona sul de Ilhéus. O evento ocorre no Posto de Saúde da Família (PSF) e o próximo está programado para o dia 24 de setembro, a partir das 8 horas. Na ocasião, as enfermeiras Ana Cristina e Joilma Ferreira irão discorrer sobre os “Cuidados de Enfermagem” e “Alimentação Saudável”. O primeiro encontro realizado no bairro ocorreu no último dia 3, com palestra abordando “Doenças do Envelhecimento”, sob a responsabilidade da Dra. Liane Patrocínio.

Já no mês de outubro, no dia 15, também a partir das 8 horas, as profissionais da Sesau, Thatiara Regis, Daniela Taraski e Ednagila Pinheiro, estarão encarregadas de promover palestras sobre “Cuidados na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional”, em seguida irão ministrar exercícios físicos para os idosos do Nelson Costa. O último evento da Oficina do Cuidador está marcado para acontecer no dia 29 de outubro, no mesmo horário dos anteriores, quando as coordenadoras do Nasf, Miryan do Carmo, e da Vigilância Sanitária, Katiussa Vesper, falarão a respeito dos “Direitos dos Idosos” e dos “Cuidados nos Aspectos Psicológicos”.
A Política Nacional de Saúde do Idoso tem como princípio que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida. Preconiza, entre outras coisas, o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais, com objetivo de manter sempre que possível, o idoso na comunidade, junto à sua família.
O cuidador é a pessoa, membro ou não da família que assiste o idoso dependente ou doente, com ou sem remuneração. Suas tarefas envolvem o acompanhamento das atividades diárias e o auxílio na alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina e outros serviços necessários, excluídos aqueles para os quais sejam requeridos técnicas ou procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
É fundamental ter-se a compreensão de se tratar de tarefa nobre, porém complexa. Assim o cuidador não deve se ater ao diagnóstico ou prognóstico, mas se ocupar em ajudar as pessoas, seus pacientes/familiares a viverem a da melhor maneira possível. E com a nobreza do exercício da missão de cuidar, poder perceber que seus gestos se armazenam no coração dos que recebem ou necessitam de seus cuidados.
Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 10.09.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão

Nota de Esclarecimento A Prefeitura de Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão da União Protetora Na tarde d...