quinta-feira, 11 de setembro de 2014

HMN é referência na assistência materno-infantil em Média e Alta Complexidade

Ainda é grande o número de brasileiras que apresentam gestação de Alto Risco e não contam com um acompanhamento médico adequado, apesar da facilidade de acesso à informação, seja nos Hospitais da Rede Particular ou SUS do país. Em Itabuna, Sul da Bahia, o Hospital Manoel Novaes (HMN), da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, é uma referência na assistência materno-infantil em Média e Alta Complexidade, segundo o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

A unidade tornou-se o destino de muitas mulheres com gestação de Alto Risco, oriundas de várias regiões da Bahia. “Hoje pacientes de cerca de 240 cidades estão sendo atendidas, sendo na sua grande maioria de municípios não pactuados. Excedemos a nossa capacidade contratualizada com a Sesab para salvar vidas, atender a estas mães/gestantes que chegam à procura de ajuda, na maioria das vezes, sem nenhuma assistência médica prestada anteriormente”, destaca a diretora Técnica do HMN, Drª Fabiane Chávez.
Situações como estas poderiam ser evitadas se os municípios contassem com uma Atenção Básica adequada, oferecendo atendimento/acompanhamento do pré-natal. Enquanto esses municípios buscam se estruturar, o Hospital Manoel Novaes tenta garantir um atendimento de qualidade a essas pacientes. Aliado a isso, é prestado um atendimento de forma coordenada através da Regulação de Leitos, de modo que garanta um serviço integral às pacientes.
E lembra que após a inauguração da nova UTI Neonatal - único serviço da região que atende a demanda de recém-nascidos prematuros que necessitam de cuidados intensivos -, o HMN passou a contar com 21 leitos na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sendo 7 contratados pelo SUS,  e 12 na UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), também com 7 leitos para os pacientes SUS.  Na Pediatria o atendimento é de urgência, emergência e clínico, porém, não dispõe de uma UTI Pediátrica, nem oferece cirurgia eletiva, ou seja, procedimento não urgente que necessita de agendamento prévio.
A Maternidade que atende as pacientes SUS também foi totalmente reformada e entregue à comunidade. Hoje garante uma assistência mais humanizada através da adequação de 18 leitos que receberam ajustes em toda a sua estrutura física, além de climatização das enfermarias, sala para cuidados do Recém-Nascido e adaptação dos postos de enfermagem.
“Com esta reforma atendemos todas as Normas exigidas pela Vigilância Sanitária, principalmente no que se refere a quantidade de leitos. Agora nossas pacientes de Alto Risco estão sendo assistidas em um ambiente que oferece condições adequadas”, finalizou a Diretora Técnica, Drª Fabiane Chávez.
Por - Kaline Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Moradores do Banco Raso ameaçam fechar ponte do São Caetano

Boneco, na Rua Bela Vista, chama à atenção em itabuna  Vários m oradores do bairro Banco Raso, em Itabuna, estão revoltados com a situação p...