quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Campeãs de Kettlebell buscam mais medalhas para o Brasil

Atletas representam Brasil em campeonato que reúne os melhores da América na modalidade O professor de Educação Física e técnico itabunense João Rosário acompanha mais um desafio das atletas joinvilenses Nicole Zaniz e Flávia Ferreira, atuais campeã e vice de kettlebell lifting na América Latina. No dia 23 de agosto elas participam do campeonato de Kettlebell USA Nationals, em Nova Iorque. A competição reúne os melhores atletas das Américas e é classificatório para o mundial da modalidade, que será no dia 20 de novembro em Hamburg, Alemanha.
O kettlebell Sport (também conhecido como Girevoy Sport), foi originalmente praticada e eleito como o treinamento físico principal dos militares russos na década de 70, e desde então vem ganhando projeção nos Estados Unidos e América Latina. O esporte consiste em movimentar o kettlebell – um peso no formato de uma bola de ferro com alça – executando alguns movimentos específicos, o que, segundo especialistas, melhora o condicionamento físico geral com ganho expressivo de força, potência e resistência.

As categorias em disputa numa competição de kettlebell lifting são iniciante, amador e profissional. Essa classificação é definida pelo peso do kettlebell que é levantado na prova. No caso das mulheres, iniciante - 12kg; amador - 16kg; e profissional - 24kg. As atletas joinvilenses competirão na modalidade long cycle até 58 kg, onde o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça. Nicole utilizará um kettlebell de 12 kg na modalidade iniciante e Flávia de 16 kg, no amador. Quem fizer mais repetições no tempo de 10 minutos vence a competição. 
O campeonato USA Nationals é realizado pela American Kettlebell Alliance (AKA) e é o principal evento das Américas apoiado pela União Internacional de Kettlebell Lifting (IUKL).
Medalhas
A estreia das atletas de Joinville em competições foi em sete de julho no torneio Latino Americano na Argentina e elas contaram com o apoio da Federação Brasileira de Kettebell Lifting- F.B.K.L, que esteve representada no evento pelo seu presidente, João Rosário - que também é técnico das atletas Nicole Zaniz e Flávia Ferreira- e da vice-presidente Mônica Pimenta. E já na estreia elas conquistaram medalhas. Nicole Zaniz foi a primeira colocada na prova jerk, com 87 repetições com um kettlebell de 16 kg e Flávia Ferreira conquistou a segunda colocação na categoria long cycle executando 111 repetições com um kettlebell de 16kg.
João Rosário, técnico das atletas, foi o pioneiro no treino com kettlebell em Santa Catarina no ano de 2009 e explica que com o fortalecimento da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting, fundada em fevereiro deste ano, vai ser possível organizar campeonatos de kettlebell no Brasil, fortalecendo assim o esporte e apoiando os times e atletas que estão se formando no país.
Ele informa que a F.B.K.L realizará em 19 outubro o 1º Campeonato de Kettlebell Lifting em São Paulo e que Joinville estará representada na competição por quatro atletas da cidade. “Adriana Pelegrini e Maria Eger se juntam a Flávia e Nicole e completam o time de atletas que disputarão o brasileiro de kettlebell este ano. As mulheres da cidade estão se identificando muito com o esporte, mostrando que a modalidade pode ser praticada por todos”.
João Rosário explica que por ser uma modalidade esportiva ainda pouco conhecida no Brasil é de fundamental importância o apoio de patrocinadores tornando possível a participação de atletas em campeonatos, principalmente os internacionais, e agradece novamente o apoio das empresas joinvilenses Noxii e Armazém dos Documentos em mais um campeonato.
No início de agosto as atletas iniciaram a campanha Rumo ao USA Nations 2014 numa rede social, para levantar fundos para custear a despesa da viagem aos Estados Unidos, contando com grande adesão da comunidade e empresas locais. “Recebemos doações da comunidade em produtos e dinheiro que vão ajudar a minimizar as despesas de viagem das atletas. A campanha continua e gostaríamos de agradecer todo o apoio da população de Joinville e de outros estados, que se mobilizaram e contribuíram”.
-----
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Campanha Rumo ao USA Nationals: https://www.facebook.com/events/515432498587402/?fref=ts
Página do Campeonato USA Nationals 2014 no Facebook: https://www.facebook.com/events/662029630494777/
Empresa organizadora do Campeonato USA Nationals: http://aka-sport.org/
Federação Brasileira de Kettlebell Lifting. (F.B.K.L)
•Site: www.fbkl.com.br
• Facebook.com/FedBraKL

CONTATO:
João José Alves do Rosário (Joinville)
Presidente da F.B.K.L

joaorosario@brutalsc.com (47) 9175-1084

Por - Walmir Rosário

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...