quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Campeãs de Kettlebell buscam mais medalhas para o Brasil

Atletas representam Brasil em campeonato que reúne os melhores da América na modalidade O professor de Educação Física e técnico itabunense João Rosário acompanha mais um desafio das atletas joinvilenses Nicole Zaniz e Flávia Ferreira, atuais campeã e vice de kettlebell lifting na América Latina. No dia 23 de agosto elas participam do campeonato de Kettlebell USA Nationals, em Nova Iorque. A competição reúne os melhores atletas das Américas e é classificatório para o mundial da modalidade, que será no dia 20 de novembro em Hamburg, Alemanha.
O kettlebell Sport (também conhecido como Girevoy Sport), foi originalmente praticada e eleito como o treinamento físico principal dos militares russos na década de 70, e desde então vem ganhando projeção nos Estados Unidos e América Latina. O esporte consiste em movimentar o kettlebell – um peso no formato de uma bola de ferro com alça – executando alguns movimentos específicos, o que, segundo especialistas, melhora o condicionamento físico geral com ganho expressivo de força, potência e resistência.

As categorias em disputa numa competição de kettlebell lifting são iniciante, amador e profissional. Essa classificação é definida pelo peso do kettlebell que é levantado na prova. No caso das mulheres, iniciante - 12kg; amador - 16kg; e profissional - 24kg. As atletas joinvilenses competirão na modalidade long cycle até 58 kg, onde o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça. Nicole utilizará um kettlebell de 12 kg na modalidade iniciante e Flávia de 16 kg, no amador. Quem fizer mais repetições no tempo de 10 minutos vence a competição. 
O campeonato USA Nationals é realizado pela American Kettlebell Alliance (AKA) e é o principal evento das Américas apoiado pela União Internacional de Kettlebell Lifting (IUKL).
Medalhas
A estreia das atletas de Joinville em competições foi em sete de julho no torneio Latino Americano na Argentina e elas contaram com o apoio da Federação Brasileira de Kettebell Lifting- F.B.K.L, que esteve representada no evento pelo seu presidente, João Rosário - que também é técnico das atletas Nicole Zaniz e Flávia Ferreira- e da vice-presidente Mônica Pimenta. E já na estreia elas conquistaram medalhas. Nicole Zaniz foi a primeira colocada na prova jerk, com 87 repetições com um kettlebell de 16 kg e Flávia Ferreira conquistou a segunda colocação na categoria long cycle executando 111 repetições com um kettlebell de 16kg.
João Rosário, técnico das atletas, foi o pioneiro no treino com kettlebell em Santa Catarina no ano de 2009 e explica que com o fortalecimento da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting, fundada em fevereiro deste ano, vai ser possível organizar campeonatos de kettlebell no Brasil, fortalecendo assim o esporte e apoiando os times e atletas que estão se formando no país.
Ele informa que a F.B.K.L realizará em 19 outubro o 1º Campeonato de Kettlebell Lifting em São Paulo e que Joinville estará representada na competição por quatro atletas da cidade. “Adriana Pelegrini e Maria Eger se juntam a Flávia e Nicole e completam o time de atletas que disputarão o brasileiro de kettlebell este ano. As mulheres da cidade estão se identificando muito com o esporte, mostrando que a modalidade pode ser praticada por todos”.
João Rosário explica que por ser uma modalidade esportiva ainda pouco conhecida no Brasil é de fundamental importância o apoio de patrocinadores tornando possível a participação de atletas em campeonatos, principalmente os internacionais, e agradece novamente o apoio das empresas joinvilenses Noxii e Armazém dos Documentos em mais um campeonato.
No início de agosto as atletas iniciaram a campanha Rumo ao USA Nations 2014 numa rede social, para levantar fundos para custear a despesa da viagem aos Estados Unidos, contando com grande adesão da comunidade e empresas locais. “Recebemos doações da comunidade em produtos e dinheiro que vão ajudar a minimizar as despesas de viagem das atletas. A campanha continua e gostaríamos de agradecer todo o apoio da população de Joinville e de outros estados, que se mobilizaram e contribuíram”.
-----
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Campanha Rumo ao USA Nationals: https://www.facebook.com/events/515432498587402/?fref=ts
Página do Campeonato USA Nationals 2014 no Facebook: https://www.facebook.com/events/662029630494777/
Empresa organizadora do Campeonato USA Nationals: http://aka-sport.org/
Federação Brasileira de Kettlebell Lifting. (F.B.K.L)
•Site: www.fbkl.com.br
• Facebook.com/FedBraKL

CONTATO:
João José Alves do Rosário (Joinville)
Presidente da F.B.K.L

joaorosario@brutalsc.com (47) 9175-1084

Por - Walmir Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

"Todos tem direito a vida" diz garoto dex13 anos.

Menino de 13 anos faz discurso surpreendente em Santa Catarina. "Não estou aqui para pregar o ódio a quem pensa diferente”. Em uma sess...