quinta-feira, 17 de abril de 2014

Maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia, o Aleluia Ilhéus, começa hoje

Cidade vive a expectativa de assistir a atrações nacionais e apreciar e fazer negócio com as novidades produzidas pela Economia Criativa local
 Considerado um dos mais importantes pólos turísticos da Bahia, o município de Ilhéus, no sul da Bahia, já está vivenciado um momento de intensa movimentação durante a Semana Santa que se inicia. De acordo com a Secretaria  Municipal de Turismo (Setur), um levantamento parcial feito junto ao empresariado local revela a importância do período para a economia da cidade: 100 por cento da rede hoteleira – composta por aproximadamente 10 mil leitos – foram reservados para o período e a cidade deve receber um número recorde de visitantes. A partir de hoje (17) ao dia 21, o município sedia o maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia: o Aleluia Ilhéus Festival.

 O festival acontece pelo segundo ano consecutivo. Uma mega estrutura foi montada na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, onde, a partir desta noite, acontecem shows, palestras, exposições de artes, produtos e negócios. Também estará sendo realizado o Festival Literarte, destinado à promoção de escritores regionais, e funcionando o Palácio das Artes, possibilitando a exposição do trabalho de artistas plásticos da região sulbaiana. Este ano participam da exposição o artistas Guido Lima, Núbia Silva, Jane Hilda, Jamara Andrade e Gildásio Rodrigues

O público também terá a oportunidade de conhecer a produção local na Feira de Economia Criativa, reunindo 40 estandes em um espaço de 1.200 metros quadrados de área coberta. Um dos destaques deste setor é o projeto Pontal Criativo que reúne o talento e as oportunidades de negócio dos moradores de um dos mais importantes bairros da zona sul de Ilhéus, que trabalha em parceria com o Sebrae para tornar-se o primeiro bairro Criativo do Interior da Bahia. Trabalhos produzidos pelo projeto “Hernani Sá Criativo” e de setores ligados a agroindústria e ao agronegócio, também estarão expostos nos estandes.
Segundo Cláudia Iglesias, gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae, fazem parte da ação empreendedora artesãos e artistas que trabalham com o resgate cultural e folclórico na cidade. A expectativa da gestora é que, com a exposição, outros bairros também se interessem pelo desenvolvimento de trabalhos no eixo da economia criativa. “Há um projeto para a criação do Centro Criativo que envolverá vários artistas ilheenses que ainda não fazem parte do projeto. Esperamos que a exposição dos integrantes do projeto no Aleluia Ilhéus colabore para despertar outros comerciantes, para que possamos ampliar nossa atuação no setor”, relata Cláudia.
Outro destaque do evento é a programação de shows. Artistas nacionalmente conhecidos como Fábio Júnior, Zélia Duncan, Nando Reis e o cantor gospel, André Valadão, se apresentarão no circuito. Cerca de 200 artistas regionais  e equipe técnica e de apoio também irão se apresentar em palcos alternativos.  Segundo o publicitário Marco Lessa, presidente da Atil, a festa gera cerca de mil empregos diretos e movimenta substancialmente a economia formal da cidade.
 Um exemplo disso está na organização dos barraqueiros distribuídos pelo circuito. São 50 microempreendedores individuais formalizados que receberão estrutura padronizada, fardamentos, caixas térmicas e toda a qualificação de atendimento ao consumidor. Um dos pré-requisitos do grupo foi participar de uma Clínica Tecnológica sobre Higiene e Manipulação de Alimentos para ambulantes, promovida pelo Sebrae. “Os nossos eventos também têm o compromisso de qualificar estas pessoas que trabalham diretamente com os ilheenses e com os turistas que nos visitam durante todo o ano”, explica o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky.
 Segurança – A festa está segura. Mesmo com a greve da Polícia Militar e a redução substancial do efetivo nas ruas, a festa contará com o trabalho de tropas do Exército com a participação da Polícia Civil, Guarda Municipal e um efetivo de segurança privada. O esquema de segurança ainda será reforçado com um serviço de Vigilância Eletrônica (com câmaras espalhadas por todo o circuito). Também haverá a utilização de detectores de metais nas entradas do evento. O espaço ganhará uma iluminação cênica, com a instalação de refletores nas árvores.
 A segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival é uma realização da Atil, Prefeitura Municipal e Ilhéus Convention Bureau e tem o patrocínio das secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Biofábrica de Cacau, Supermercados Meira, Cidadelle, Sebrae, Solar Ambiental e Ambev/Skol. O evento conta, ainda, com o apoio da CAR – Companhia de Ação Regional, Bahiagás, TV Santa Cruz e Instituto Cabruca. 
Da Assessoria/Aleluia Ilhéus Festival 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...