terça-feira, 15 de abril de 2014

Zairo Loureiro tem contas rejeitadas pela Câmara


O ex-prefeito Zairo Loureiro teve suas contas referentes ao ano de 2012 rejeitas pela Câmara de Vereadores de Canavieiras. Em sessão bastante tensa, realizada nesta terça-feira (15), parte dos vereadores confirmou o Relatório com o Parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que opinou pela rejeição, porque irregulares.

Embora os vereadores Cacá (PP) e João Moreira (PT) tenham opinado no relatório das Comissões como favoráveis à aprovação, o vereador Jorge Garcia (PMDB) apresentou um Relatório em Separado, opinando pela rejeição. Dos nove vereadores que compõem o Legislativo, apenas oito compareceram à sessão.


Dos oito vereadores presentes, cinco votaram a favor da aprovação: Deni (PP), Dalva da Pescan (PSD), Nide Enfermeira (PP), Cacá (PP) e Moreira (PT). Votaram pela rejeição os vereadores Jorge Garcia (PMDB) e Cleonildo Tibúrcio (PRTB). Já o presidente da Câmara, o vereador Gildeon Reis Pinheiro (Kinha), do PPS, se absteve de votar. O vereador Nilton Nascimento (PSD) não compareceu à sessão.

Como o quorum requerido para a apreciação e rejeição do Parecer Prévio do Tribunal de Contas dos Municípios é de 2/3, os cinco votos dados pelos vereadores ligados ao prefeito não foram suficientes para “derrubar” a rejeição. De acordo com a decisão da Câmara, o ex-prefeito passará a ser considerado “ficha-suja” e não poderá concorrer a qualquer cargo público.

No Relatório em Separado, o vereador Jorge Garcia enumerou as diversas irregularidades cometidas com o dinheiro público, grade parte delas comprovadas através de diligências externas e consideradas insanáveis. Segundo o vereador, as contas de Zairo Loureiro são alvo de investigação da Polícia Federal, Procuradoria da República e da Controladoria Geral da União.

Para o vereador, até mesmo na defesa prévia apresentada pelo ex-prefeito à Câmara estão confessadas as irregularidades, mas de forma dissimulada, o ex-prefeito ainda “faz deboche” da seriedade do TCM. “Embora tenha assumido os crimes cometidos contra a comunidade, com ironia, ele ainda acredita que deve ser perdoado”, enfatizou Jorge Garcia.

Da  assessoria


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Flávio acusa Dino de usar operação da PF para interferir nas eleições

Candidato afirmou que investigação sobre filme tem motivação política e negou irregularidades no financiamento da produção. Senador e candid...