segunda-feira, 24 de março de 2014

Celso Antunes defende humanização no processo de ensino-aprendizagem


A Secretaria da Educação da Prefeitura de Canavieiras promoveu, na noite de sexta-feira (21) palestra com educador Celso Antunes para todos os professores das redes municipal, estadual e particular de Educação. A palestra teve como tema “Os desafios da Educação de Jovens e Adultos”, faz um discorre sobre os desafios da Educação em oferecer oportunidades a essa parcela da população.


Ao abrir o evento, o prefeito Almir Melo ressaltou os erros dos investimentos públicos, que privilegiam a construção de estádios de futebol e outras obras oportunistas, ao invés de escola e formação de professores. O prefeito ainda destacou que outra distorção a ser corrigida é a delegação da família ao Estado na educação dos seus filhos, que deve ser feita de forma associada.
Para a secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a educação tem que ser olhada de forma macro, pois é um processo que depende da interação de todos os profissionais envolvidos. Para a secretária, a educação de jovens e adultos é hoje um desafio enfrentado pelos educadores e representa, em linha gerais, o oferecimento de novas oportunidades, um das formas de inclusão na sociedade.
Logo no início da palestra, o educador Celso Antunes enfatizou a importância do professor e o respeito a ele devotado nos países que levam a educação a sério, pois a palavra do educador é igual a uma lâmina que corta , ao mesmo tempo em que é amiga e educa. Entretanto, o palestrante disse que o professor deve estar antenado aos problemas e avanços da sociedade, para se fazer compreender e compreender o comportamento dos alunos.
“Quanto vale um professor?”, perguntou à plateia Celso Antunes, respondendo que para uma criança o professor é “um Deus”, no sentido da dimensão que esse profissional representa na sociedade. Contudo, o palestrante alertou para o tipo de ensino que se faz comumente no Brasil, através do processo de memorização (decorar) ao invés da compreensão, como geralmente é utilizado nos países mais avançados como a Coreia.
O professor defendeu uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem, com aulas interativas, provocando o aluno para que ele possa pensar. Para Celso Antunes, o professor deve “ser jovem de qualquer idade”, no sentido de estar aberto às mudanças, no sentido de ver o progresso de cada um dos alunos.
Para Celso Antunes, hoje não cabe mais as aulas estáticas, sem interação, já que pessoas diferentes não progridem de forma igual. Nesse caso, é primordial uma mudança na forma de apresentação das aulas, na substituição dos conteúdos, competências, atividades e, sobretudo, avaliação. Prega o palestrante, a correção para o humanismo na proposta educacional, principalmente no mundo contemporâneo, tão rico em tecnologia.
Antes da palestra, a Secretaria da Educação promoveu a apresentação de diversas expressões culturais de Canavieiras, a exemplo de música, com a cantora Iara Silva, o Grupo de Capoeira Adeptos de Zumbi, e dança com o artista Aldo Lotufo. Ao final, dois alunos da Apae (Crisley e Lázaro) entregaram uma lembrança típica de Canavieiras ao educador Celso Antunes, em lembrança ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Municípios querem Canavieiras integrando Consórcio

O prefeito Almir Melo, reafirmou seu compromisso de integrar Canavieiras como Membro do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima). A declaração do prefeito foi dada durante a primeira reunião do Consórcio do ano de 2014, realizada em Camacã, sábado (22), com a presença de diversos prefeitos das cidades que integram a instituição.
Na opinião do prefeito de Canavieiras, o Consórcio é uma organização com todas as condições de promover o desenvolvimento regional, gerindo uma gama de serviços públicos dos municípios associados. Explica Almir Melo, que com a entrada em vigor da Lei 12.305, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, nenhum município de pequeno e médio porte, por si só, terá os recursos necessários para satisfazer a legislação.
A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. “Os recursos para a adequação estão disponíveis, mas se torna inviável a cada prefeitura implantar os serviços necessários”, explica Almir Melo.
Os prefeitos presentes ao encontro ressaltaram a importância da participação de Canavieiras no Consórcio, por se tratar de um município relevante no contexto regional. No entender do prefeito de Santa Luzia e presidente do Consórcio, Antônio Guilherme, a medida da Câmara deverá ser revista, do contrário o desenvolvimento de Canavieiras e de diversos municípios vizinhos poderá ser comprometido.
O prefeito de Canavieiras disse lamentar a atitude tomada pelos vereadores em rejeitar o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo para participar do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima). De acordo com o projeto, cabe ao Cima desenvolver programas ou medidas destinadas à recuperação e preservação do meio ambiente da região compreendida nos territórios dos conveniados.
Dentre as atividades inerentes ao Cima também estão o desenvolvimento de serviços e atividades de interesse dos municípios consorciados, no âmbito de competência definida na legislação; promoção do planejamento integrado com vistas a criar condições adequadas para o desenvolvimento integrado; e prestar serviços, executar obras, adquirir bens, produtos e equipamentos possíveis de execução consorciada.

Da assessoria-24-03-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...