segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ESTUDANTES DE JORNALISMO PROJETO PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL

Associação de Moradores de bairro de Itabuna e estudantes de jornalismo desenvolvem projeto para promover interação social
 No momento em que o município de Itabuna e todo o país vivenciam uma série de conflitos sociais, a Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera, em parceria com o curso de Comunicação Social da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), desenvolvem projeto para propor maior iteração entre os moradores, utilizando como ferramenta a produção de um jornal impresso.  A primeira edição do ‘JP Notícias’ está prevista para circular no próximo dia 29 de março. Neste domingo, dia 23, os estudantes participaram de uma aula técnica, que teve início às 8h30, no salão Paroquial da Igreja Senhor do Bonfim.

Durante a aula, o presidente da associação, Tácio Dê, contou a história do bairro, ressaltando alguns problemas e falou dos projetos de melhoria para a população. Em seguida, convidou a turma para fazer uma visita técnica, apresentando detalhes da comunidade, incluindo arquitetura das residências, praças, áreas esportivas e aspectos culturais. “Foi um domingo muito produtivo, conhecemos a história do bairro, discutimos pautas e estamos colocando em prática o que aprendemos em sala de aula, desenvolvendo nossas habilidades jornalísticas e nos preparando melhor para o mercado de Trabalho”, ressalta a estudante, Islânia Ribeiro.  
Segundo o presidente da associação de moradores, esta é uma iniciativa voltada para fomentar a interação entre os cidadãos, despertando o espírito de convivalidade e de solidariedade, a partir de questões comuns que ocorrem no dia a dia do bairro. “Estamos empenhados em promover melhorias para a nossa comunidade e entendemos a importância da comunicação para fomentarmos maior interação social e principalmente, para apresentarmos soluções para os nossos problemas”, ressalta Tácio Dê. “Tenho certeza que a experiência com o curso de jornalismo da Unime vai gerar bons frutos”, atesta. 
A produção do jornal faz parte do desenvolvimento da disciplina Jornalismo Especializado II, oferecida aos alunos do 5º semestre, cuja ementa compreende jornalismo comunitário, internacional e científico. “Esta é uma maneira de melhor prepararmos os estudantes para o mercado de trabalho, fazendo com que eles vivenciem o cotidiano da profissão, mantendo contato direto com a comunidade, podendo, desse modo, observar suas perspectivas, anseios e carências”, afirma o jornalista e mestre em Cultura e Turismo, Moabe Breno, quem ministra a disciplina. “E o mais importante, os alunos estão aprendendo a fazer do jornalismo uma atividade a serviço da população”, conclui. 
POR - Moabe Breno Ferreira Costa,-Jornalista, Mestre em Cultura e Turismo.

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