quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Comunidade Espírita de Canavieiras promove palestras e seminários


A Comunidade Espírita de Canavieiras promove nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), a 10ª Jornada Espírita de Canavieiras. As palestras e seminários serão realizadas no auditório do Colégio Estadual 15 de Outubro, na avenida Barão do Rio Branco, centro.

De acordo com a programação, na sexta-feira (14), às 19h30, o evento será aberto com o Momento da Arte; às 20 horas será realizada a palestra “O Evangelho à Luz da Psicologia”, proferida por Lindomar Coutinho (Ilhéus). No sábado (15), às 20 horas, a palestra terá como tema “O Evangelho: Farol da Nova Era”, e será dada por Wagner Paixão (Belo Horizonte).


Ainda no sábado, das 9 às 12 horas, serão promovidos os seminários com os temas “O Amor: O Sentido da Vida – Amar, Apesar de Tudo”, apresentado por Lindomar Coutinho; e “Jesus, a Porta; Kardec, a chave (Metodologia de Estudo de O Novo Testamento”, com Wagner Paixão. À tarde, o seminário versa sobre o tema “Nos Caminhos de Jesus”, apresentado por Ana Guimarães.
No domingo (16), das 9 às 12 horas, será realizado o seminário “Explorando o Evangelho à Luz do Espiritismo”, com Wagner Paixão. Na parte da tarde, às 14h30min, será realizado o Momento da Arte; às 15 horas será dada a palestra “As Bem Aventuranças e o Espiritismo”, por Ana Guimarães. A cada final de seminário haverá espaço para perguntas e respostas.
Mais informações podem ser obtidas com Sandra (73) 3284-3110/9961-4560 <srsfav@gmail.com> ou Carlinhos (73) 9976-9900 <carloalegria@ig.com.br>.
PalestrantesWagner Gomes da Paixão é de Belo Horizonte e atua no Movimento Espírita há 30 anos. Sua mediunidade psicográfica foi aflorada em 1984 e já publicou 16 livros de Espíritos diversos. Lindomar Coutinho é de Ilhéus e realiza palestras espíritas no Brasil e exterior. É professor da Uesc, diretor da FTC e trabalhador do Centro Espírita Porto da Esperança, em Ilhéus, também tem livros editados. Ana Guimarães é fundadora do grupo Espírita Caminho da Esperança, do Rio de Janeiro e pregadora espírita há mais de 50 anos.
Nova diretoria da Apae é empossada

A nova diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canavieiras tomou posse, para um mandato de três anos – permitida uma recondução. A chapa é encabeçada pela professora universitária Mari Gândara, uma das voluntárias da instituição e professora do grupo de dança formado pelos alunos.
Em seu discurso de posse, Mari Gândara solicitou a continuidade da união de todas as pessoas envolvidas, que sempre se mostraram dedicadas à instituição. A nova presidenta disse assumir a nova missão com a mesma dedicação com que realiza seus trabalhos como uma das muitas voluntárias da Apae.
Presente à posse da diretoria, a secretária municipal da Educação, Emília Cristina, ressaltou que a Apae é uma família dedicada à causa, demonstração constantemente dada pelo o empenho e voluntarismo. “Tenho acompanhado o trabalho realizado na Apae e é um exemplo a ser mostrado a Canavieiras”, elogiou Emília.
A ex-presidente Gisélia Cristina Senhorine frisou os avanços conseguidos pela instituição e ressaltou que a sociedade precisa conhecer todo o trabalho desenvolvido pela Apae. “É preciso que todos saibam a qualidade do atendimento prestado aos assistidos, que não se restringe às quatro paredes, mas que tem eco na comunidade como um todo”, disse.
A nova diretoria como vice-presidente, Cristina Serra; 1ª secretária, Fernanda Nascimento; 2ª secretária, Rosélia Freire; 1ª diretora-financeira, Ana Maria Cruz Leal; 2º diretor-financeiro, Tobias Sanger; diretor-jurídico, Cristiano Freire; diretora de patrimônio, Maria Tereza Costa; diretora-social, Gisélia Cristina Senhorini.
Informa a diretora da Escola Raio do Sol (da Apae), Isa Ramalho, que a instituição assiste a 102 pessoas no contra turno da escola formal e desenvolve diversas atividades, a exemplo de oficinas de leitura, dança, beleza, culinária e artesanato. A entidade também mantém os serviços de fisioterapia, psicologia, assistência social, psicopedagogia
A Apae sobrevive de doações diversas e da participação em programas de cunho social, a exemplo do “Sua Nota é um Show”, mantido pelo Governo do Estado. Já a escola Raio do Sol é mantida pela Prefeitura, que arca com os custos de aluguel de casa, professores e funcionários.
ESPORTE:
 Seleção Baiana de Voleibol 

Os atletas Ualter Xavier Anjos e Ddivon Santos Mota Santana são dois dos atletas pré-convocados para compor a Seleção Baiana de Vôlei Masculina, categoria infanto, que irá participar do Campeonato Brasileiro de Seleções/2014. A notícia foi dada nesta quarta-feira (12) ao prefeito de Canavieiras, Almir Melo, pelo professor de Educação Física e vice-presidente do Clube Desportivo Canes, Boaventura (Boinha) Freire.
Durante o encontro, no Gabinete do Prefeito, Boaventura Freire e os atletas agradeceram ao prefeito o apoio dado pela Prefeitura para que os esportistas canavieirenses participassem da seletiva da Seleção Baiana Masculina de Vôlei Infanto/Juvenil. Participaram da seletiva os atletas Ualter Xavier Anjos (14 anos), Odivon Santos Mota Santana (16), José Alves Carvalho Neto (17) Anderson Santos Silva (18) e Annler Caio Souza Santos (14).
Segundo o professor Boaventura Freire, os Atletas foram avaliados pelos critérios: fundamentos, capacidade de deslocamento, alcance, passe, saque, defesa, levantamento e os técnicos da Federação Baiana de Vôlei, Rodrigo Oliveira e Marcos Rogério Almeida, ficaram bastante impressionados com a desenvoltura e a técnica dos atletas canavieirenses. “Nossa cidade tem tradição nos esportes, e o voleibol é um dos exemplos mais promissores”, relata o professor de Educação Física.
Fábrica de atletas – Criado há 22 anos com o objetivo de difundir e incentivar a prática de esportes, o Clube Desportivo Canes (CDC) trabalha com diversos esportes como futebol, futsal e basquetebol (masculino), e voleibol (masculino e feminino). Entidade beneficente, o CDC sobrevive da contribuição de abnegados, diretoria e dos próprios atletas.
Todo o esforço investido no CDC é transformado no destaque obtido por diversos atletas nos cenários estadual e nacional. Nesta lista estão Gregore Oliveira, atualmente jogando no Brasil Kirin, de Campinas (SP), convocado duas vezes para a seleção baiana e uma vez para a seleção brasileira; Adriele Oliveira, duas vezes na seleção baiana; e Ana Tereza Castro, que jogou pela seleção baiana em 2013, durante o campeonato brasileiro realizado em Maceió (AL).
Viva Vôlei – Outro projeto desenvolvido pelo Clube Desportivo Canes é o Viva Vôlei, patrocinado pela empresa Queiroz Galvão, através da Lei de Incentivo ao Esporte e coordenado pela Confederação Brasileira de Vôlei, por meio do Instituto Viva Vôlei. Segundo o professor Boinha Freire, o programa, que será renovado por mais um ano, é considerado um grande formador de atletas e de caráter.
O Viva Vôlei trabalha em dois núcleos: um na sede de Canavieiras e outro no povoado de Campinhos. Na sede, trabalha com 200 alunos e tem a direção da equipe integrada por Karina Melo (educadora física), Fernanda Rocha (assistente social), Jusiê Lins e Anísio Neto (monitores). Em Campinhos, atende a um público de 140 alunos através, coordenados por Boinha Freire (educador físico), Fernanda Rocha (assistente social) e Jusiê Lins (monitor).
Além das aulas técnicas do esporte, os alunos do Viva Vôlei também recebem orientações sobre cidadania, saúde, educação, dentre outros temas. O projeto chamou a atenção de diversos profissionais do vôlei, a exemplo do técnico Bernadinho e o jogador e hoje comentarista da Rede Globo de Televisão, Tande, que estão constantemente apoiando o Viva Vôlei, inclusive com a elaboração de matérias jornalísticas veiculadas no Esporte Espetacular

Da assessoria - 13-02-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...