terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ACI firma parceria para o resgate histórico da entidade

Com o objetivo de expor e difundir entre a sociedade itabunense os fatos históricos que justificam a importância da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nos seus 105 anos de existência, foi firmada uma parceria nesta segunda-feira (10), com a Academia de Letras de Itabuna (Alita), Associação Cultural Amigos do Teatro (Acate) e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) para resgatar a história da entidade.

Na reunião, o presidente Luiz Ribeiro destacou que a ACI é respeitada pelas suas lutas em defesa da cidade de Itabuna, principalmente pelo fato de ter participado da emancipação política administrativa em 28 de julho de 1910. Nesse sentido, a “ideia é promover uma semana de exposição de fotos e documentos do arquivo da entidade e, em seguida reunir esses fatos em um livro para ser distribuído nas escolas de Itabuna, de modo que a sua história continue viva”, relatou.
Ao promover o resgate da história da ACI, a presidente da Alita, Sônia Carvalho de Almeida Maron ressaltou que a pesquisa contribuirá para o enriquecimento da própria história de Itabuna, além de perpetuar esse conhecimento para as próximas gerações. Para a acadêmica, a proposta do projeto está em consonância com o objetivo da Academia de Letras, que é “preservar a memória da cultura de Itabuna e da região Sul da Bahia”.
A pesquisa será coordenada pela professora e historiadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Janete Ruiz de Macêdo, que também é acadêmica da Alita. Segundo ela, a metodologia inicial será fundamentada na pesquisa de registros históricos existentes na própria ACI, no Arquivo Público Municipal José Dantas de Andrade, em Itabuna e na Uesc. Em seus estudos, Janete revela que a ACI atuou como grande articuladora na festa do Cinquentenário de Itabuna e em outros eventos importantes da cidade.
Ainda na reunião estiveram presentes a reunião, o presidente da FICC, Roberto José da Silva e o presidente da Acate, Ari Rodrigues, que apoiaram o importante projeto de recuperação da história da entidade e apontaram algumas sugestões, como a criação de um vídeo documentário com a história da ACI, em parceria com os alunos do Curso de Comunicação da Uesc. Os interessados em contribuir com sugestões e/ou documentos poderão enviar e-mail para aceitabuna@gmail.com.
 Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...