terça-feira, 14 de maio de 2013

Congresso N/Ne discute Políticas Públicas em palestras técnicas


O IV Congresso Norte e Nordeste da Pequena Empresa e do Empreendedor Individual – Brasil Com Oportunidades!, aberto nesta segunda-feira (13), no auditório Paulo Souto, na Uesc foi marcada pelo debate em torno da aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico na região. Na tarde desta terça-feira (14) estão em pauta a aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e análise motivacional das práticas empreendedoras.


O consultor paranaense João Carlos de Oliveira retoma as atividades do Congresso com a palestra motivacional: “Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados”. Logo depois, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça coordenará a palestra sobre “Políticas Públicas para o desenvolvimento da Agricultura”.

A temática “Sustentabilidade – sua importância na Pequena Empresa” será conduzida pelo estudante de Engenharia da FTC, Eduardo Loureiro. E, para encerrar a programação, o contabilista e presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas, Cícero Berto abordará sobre: “A Sua Empresa rumo ao sucesso”.

Abertura
O primeiro dia do evento, que é promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado Bahia (Ampesba) reuniu caravanas com pequenos empresários dos estados do Espírito Santo e Alagoas, além de prefeitos, vereadores, professores, estudantes, empreendedores regionais e representantes das Prefeituras de Itabuna e Ilhéus, da Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Amurc, do Sebrae, Governo do Estado da Bahia e INSS.

O presidente da Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual (Conampe), Ercílio Santinoni também esteve presente na abertura do Congresso e ressaltou que uma das vitórias para a classe empresarial foi a criação da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa, com status de Ministério, que de acordo com ele, facilitará a criação de políticas públicas, e consequentemente, a melhora na vida dos pequenos empreendedores.

O presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro agradeceu a todos os participantes e destacou que apesar das dificuldades financeiras no contexto atual das prefeituras é necessário tomar medidas para ter nos anos seguintes uma gestão profissional, ética e transparente. “Nós precisamos tornar o ambiente mais favorável, com menos burocracia, com mais disponibilidade de crédito para que possamos avançar e para isso dependemos de políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, esclareceu Valdir.

Sustentabilidade econômica
Na condução da palestra magna, o consultor nacional da Unidade de Políticas Públicas para Compras Governamentais do Sebrae, Maurício Zanin destacou o impacto das políticas públicas estaduais e nacionais nos municípios, de modo que isso venha transformar a realidade local. “Precisamos garantir prosperidade econômica, inclusão social e preservação ambiental. O canal para a implementação dessas políticas públicas está na criação das Micros e Pequenas Empresas, pois a partir daí eu consigo fazer o uso da mão de obra local e de produtos locais de forma sustentável”, explicou Zanin.

Para a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso, que esteve representando a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, o momento é importante para a criação de novas oportunidades econômicas e o encontro apresenta alternativas de valorização e estímulo ao crescimento do pequeno empreendedor. “Quanto mais incluído e organizado socialmente, mais o município vai captar como desenvolvimento local, pois o pequeno empreendedor vai ter a condição de participar da movimentação financeira local, gerando renda própria e para o município”, declarou a gestora.


 Por -Viviane Cabral
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eleitores brasileiros:68% não sabem em quem votar

  Eleições: mais de 68% não sabem em quem votar Uma vez apresentados os nomes dos potenciais entrevistados, a taxa de incerteza cai para 16,...