terça-feira, 2 de abril de 2013

Pronto Atendimento da Dengue já funciona em Ilhéus


O Pronto Atendimento (PA) da Dengue já está em pleno funcionamento em Ilhéus, no anexo do Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. A secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, visitou nesta terça-feira, dia 2, a estrutura montada para o atendimento emergencial dos casos ou suspeitas de dengue e conversou com a equipe técnica que coordena o trabalho no local.
A implantação do pronto atendimento - desde a semana passada - era uma das metas da Secretaria de Saúde no mutirão de combate à dengue no município, que enfrenta alta incidência da doença nesse período do ano. No local há salas de recepção, de coleta de sangue, de observação do paciente, inclusive para crianças, e de atendimento médico. Com uma equipe de nove pessoas, o PA da Dengue funciona diariamente das 7 às 19 horas, com plantão médico.   
Cerca de 70 pessoas são atendidas por dia, em média, no pronto atendimento. Na oportunidade da visita da secretária, ela conversou com o diretor clínico do Hospital Geral, Gustavo Cunha, sobre o funcionamento do posto e do próprio hospital. Cunha afirmou que a implantação do PA da dengue é uma grande ajuda à comunidade e ao hospital, porque com o seu funcionamento reduziu-se bastante o atendimento de emergência naquele nosocômio. O serviço deve funcionar em local específico até o mês de junho, quando a incidência de dengue começa a reduzir em todo o país.
Faxinaço - A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Patrícia Dickie de Almeida, que também acompanhou a secretária Ledívia Espinheira, informou que mais três faxinaços contra a dengue serão realizados ainda este mês na cidade de Ilhéus. O próximo será na sexta-feira, dia 05, no Alto da Tapera, quando uma grande equipe da Prefeitura, em parceria com a comunidade, fará a retirada de resíduos sólidos que contribuem para a proliferação do mosquito aedes aegypti.
Serão distribuídos sacos de lixo e folhetos com orientações sobre medidas preventivas e de combate à dengue, a exemplo do que ocorreu no Alto do Carvalho, há duas semanas. A secretaria também distribuirá, nos casos necessários, telas e tampas para cobertura de tonéis, caixas d’água e tanques. O mutirão conta também com a colaboração da secretaria de Serviços Urbanos (Sedur) e da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). Estão previstos faxinaços ainda nos bairros da Conquista e do Salobrinho.

Da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 02.04.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...