terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jabes e Cacá assinam Pacto pela Juventude

                Os candidatos preferidos dos ilheenses, Jabes Ribeiro (PP) e Cacá (PMDB), assinaram no domingo, 16, o Pacto pela Juventude, uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, Conjuve, que incita candidatos a prefeitos e vereadores a se comprometerem em estabelecer políticas públicas nos programas de governo ou durante as plataformas eleitorais. Eles foram os convidados especiais da reunião promovida pelo Comitê da Juventude 11 que coordena a participação juvenil nas eleições 2012, realizada na Rua 19 de Março.

Jabes demonstrou satisfação com a assinatura do pacto e se considerou um coordenador das transformações que Ilhéus necessita, compromissado com o desenvolvimento e participação dos jovens na gestão municipal. As ações desenvolvidas pelo comitê englobam grupo de discussões, rodadas de conversas, visitas a escolas e universidades para o esclarecimento político, mostrando amor a Ilhéus e compromisso com uma sociedade mais justa. 

A reunião simbolizou a força democrática dos jovens ilheenses que acreditam na mudança. Entre apresentações de dança e capoeira, eles ouviram e discutiram temas relevantes para a consolidação de um governo mais equilibrado e democrático. O evento contou com a palestra de Morgana Krieger, do Instituto Nossa Ilhéus, do secretário da Juventude da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes e do vereador Alcides Kruschewsky (PSB).

                Morgana Krieger apresentou os indicadores sociais relacionados à juventude. Dentre os mais alarmantes está a gestação precoce, representando 25% das adolescentes menores de 20 anos que tem ou estão à espera de um filho e 20% das adolescentes que já praticaram um aborto. Em Ilhéus o que mais preocupa é a taxa de desemprego juvenil. Os jovens ilheenses ainda apresentam os salários mais baixos entre as regiões analisadas.

                Emerson Gomes destacou a necessidade de desenvolver políticas públicas para a juventude e reforçou a importância de eleger governantes comprometidos com sua inclusão na política e no mercado formal de trabalho, com igualdade de oportunidade e direitos. 

                Jabes analisou os indicadores, enfatizando a necessidade da criação de políticas públicas direcionadas à juventude que englobem a prática esportiva, inserção e capacitação para o mercado de trabalho e a disseminação e valorização cultural. O candidato ressaltou a importância de construir um governo democrático com espaço para a participação juvenil.

Da assessoria

Carmelita visita moradores de Olivença e São José


Um verdadeiros clima de festa, de alegria e de esperança tomou conta das ruas de Olivença para receber a candidata a prefeita de Ilhéus Professora Carmelita (PT), o vice-prefeito Mário Alexandre (PSD) e os candidatos a vereador da coligação Ilhéus Mais Forte. Em cada rua quer passava, os moradores faziam questão de cumprimentar Professora Carmelita, diziam que a cidade precisa de uma mulher no comando e confirmaram o apoio. “Agora é a vez da mulher. Chega de atraso”, diziam os moradores. Em cada casa que passava, Professora Carmelita faziam questão de falar do seu programa de governo e da parceria com o Governo Federal, reforçada pelo presidente nacional do PT e pelas ministras do governo Dilma Roussef, para viabilizar as obras e serviços necessários para garantir o desenvolvimento da cidade.

A candidata a prefeita de Ilhéus destacou importância de se preparar a cidade para os ilheenses, construindo praças, espaços de lazer, regularizando os serviços de iluminação e limpeza e garantindo mais segurança para os moradores e turistas. “À medida que a gente cuida da cidade, automaticamente vamos estar preparando também Ilhéus para receber os turistas, gerando mais emprego e renda”, disse Professora Carmelita. Ela também adiantou que vai realizar os serviços de limpeza e iluminação das praias, fará a reforma completa do Balneário de Tororomba e criará alternativas para a organização do comércio de artesanatos. A candidata a prefeita de Ilhéus se comprometeu ainda em criar cursos profissionalizantes para qualificar os moradores, para que os jovens e adultos estejam prontos e preparados para o mercado de trabalho.

Outra visita foi ao povoado de São José, onde os moradores receberam a candidata com muita alegria e confirmaram que dessa vez vão eleger uma mulher como prefeita de Ilhéus. Entre muitos abraços, beijos e gestos de vitória feitos pelos moradores, Professora Carmelita também falou dos seus projetos para a zona rural de Ilhéus. “O interior de Ilhéus possui belezas naturais incomparáveis, mas é preciso investir em cada uma dessas localidades com potencial turístico para atrair os visitantes e garantir uma vida mais digna para os moradores”, disse ela. Uma das medidas que serão adotadas nessa área será a melhoria das estradas para garantir o direito de ir e vir dos moradores e dos turistas. Além dos investimentos no turismo, Professora Carmelita garantiu que vai tratar o homem do campo com mais dignidade, oferecendo educação de qualidade, postos de saúde funcionando com medicamentos, médicos e enfermeiros, equipamentos de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos.

A candidata a prefeita de Ilhéus falou ainda sobre o orçamento participativo, onde cada cidadão será ouvido, consultado e terá a oportunidade de discutir e decidir sobre os investimentos que devem ser feitos em cada bairro, distrito e povoado da cidade. Também destacou os investimentos na geração de emprego e renda, atraindo novas empresas para a cidade. Professora Carmelita ouviu sugestões dos moradores, acrescentou propostas da comunidade no seu plano de governo e recebeu muitos apoios da comunidade. “Digo sempre que vamos vencer as eleições porque nossa campanha é toda em contato com o povo, ouvindo cada comunidade e construindo nosso plano de governo com a participação de todos. E assim será o nosso governo, ouvindo cada cidadão, trabalhando com transparência, seriedade e honestidade para transformar os nossos sonhos, os sonhos do povo de Ilhéus em realidade”, finalizou a candidata a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

A BSMIM TEM PREJUIZPS DE 30.9 MIMHOES EM 2023

  EXCLUSIVO: BAMIN, INCLUINDO A FERROVIA OESTE-LESTE, TEM PREJUÍZO DE R$ 30,9 MILHÕES EM 2023 E ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO, GERANDO ESPECULA...