quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Academias ao ar livre são entregues a população

Uma aula especial com professores e alunos do Projeto Longevidade realizada no fim da tarde de segunda-feira, 12, na orla da barragem simbolizou a entrega oficial pela Secretaria de Saúde dos equipamentos da academia ao ar livre – AAL. Além de aulas de aeróbica e de ginástica localizada, de aero-boxe, de alongamento e postura e de dança, os participantes do Longevidade e comunidade poderão dar continuidade as atividades físicas na AAL, seguindo as orientações de três profissionais de educação física contratados pela Prefeitura Municipal que são os instrutores de segunda a sexta-feira, das 06h às 09h e das 17h às 20h.

“Essa academia só vem agregar valor as atividades do projeto. Agradeço aos meus alunos que fazem parte do Longevidade, já são quase quatro anos de atividades, e aos profissionais que agarraram essa ideia e dão sua contribuição acreditando que podem melhorar a qualidade de vida da comunidade”, destacou Fernanda. No Abrigo dos Idosos situado na sede do município foram instalados quatro aparelhos, dois de ATI e dois APE que realizam o trabalho de reabilitação e acompanhamento fisioterápico dos idosos.


“São aparelhos que não tem sobrecarga e são fáceis de manusear. Cada horário tem um profissional à disposição para orientar as pessoas a fazerem o uso correto dos aparelhos”, disse o instrutor Glauber Henrique. Para a auxiliar administrativa Isenilde Santos a academia é um motivo a mais para se exercitar. “Gosto muito de praticar exercícios físicos, e com a academia instalada aqui aumenta mais o interesse. Aconselho as outras pessoas a freqüentarem os aparelhos que é um ambiente muito agradável”.


Sitio Grande - Na tarde de terça-feira, 13, foi a vez do distrito de Sítio Grande receber a academia ao ar livre instalada às margens do Rio Grande, com a mesma estrutura da sede. “Através da atividade física nós aprendemos a gostar mais de nós mesmos. Quem ainda não tem esse costume, venha e comece que com o tempo vai gostar”, declarou a secretária de Saúde Marisete Bastos. O governo municipal disponibilizou o instrutores que estarão na academia as terças e quintas-feiras das 17 as 19 horas. “Falei para algumas pessoas que tinham o costume de fazer caminhada na pista que é muito perigoso e elas continuaram aqui na orla. Agora com a academia aqui depois da caminhada a gente pode fazer alguns exercícios”, disse a cabeleireira Valdelice Lopes.

AAL - Compreende a Academia para Terceira Idade – ATI com aparelhos destinados a Academia para Portadores de Necessidades Especiais – APE. No mesmo ambiente foi instalada a Academia da Primeira Idade – API, de uso exclusivo para crianças. Uma placa de identificação central orienta como utilizar cada aparelho. A configuração dos equipamentos possibilita que mais de uma pessoa possa fazer o uso ao mesmo tempo.

Por Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Câncer, Aids e Tuberculose: veja as doenças que Haddad quer taxar no IR

Fernando Haddad, ministro da Fazenda (Foto: Ministério da Fazenda/ Diogo Zacarias) Com a mudança, pessoas portadoras de tais doenças que ten...