sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Justiça determina reintegração de posse a Prefeitura da antiga unidade da Kildare

Aqui funcionou a indústroa Kildere

                                                                         
 A Prefeitura de Itabuna, através da Procuradoria-Geral do município tomou posse nesta quinta-feira (15) de uma área de 18,2 mil metros quadrados da empresa Kaufmann Cacau Industrial e Comercial S/A, onde funcionava uma unidade da Kildare, no prolongamento da avenida Manoel Chaves. A decisão foi definida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Itabuna, Gustavo Silva Pequeno, com o anúncio de um depósito prévio no valor de R$ 330.990,00.
 
 A reintegração de posse foi garantida por um oficial de justiça, que apresentou o mandado de emissão de posse para a Prefeitura de Itabuna, contra a empresa Kaufmann. A ação foi acompanhada pelos secretários da Administração, Maurício Athayde, da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira, da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, da coordenadora política, Maria Alice Araújo Pereira, do diretor do Procon Sidenilton Pereira, além da procuradora-geral do município, Juliana Burgos.  

O projeto do governo municipal é realocar para a área a feira do São Caetano, além de implantar a Central Municipal de Abastecimento, em um galpão anexo, que atenderá o setor atacadista. Na área já está funcionando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que coordena o programa de revitalização das feiras livres e a Central de Distribuição do Programa de Aquisição Alimentar (PAA).

De acordo com o secretário Marcelino a partir de segunda-feira (19) já está prevista a visita de técnicos e engenheiros, que darão continuidade ao projeto de reestruturação dos galpões para a instalação da feira. A iniciativa contempla a recuperação da estrutura hidráulica, iluminação e a construção de boxes padronizados.                                                                                            
Segundo a procuradora-geral do município, Juliana Burgos, o governo municipal impetrou uma ação de desapropriação da área, após o decreto 9.414, de 23 de maio de 2011, assinado pelo prefeito Capitão Azevedo, recomendando a adoção das medidas judiciais cabíveis ao processo.

Ela informa ainda, que a procuradoria-geral ingressou no dia 2 de dezembro passado, com uma ação ordinária para definir o valor do depósito prévio estimado em pouco mais de R$ 300 mil e é o primeiro passo para a execução do projeto das feiras e da Central de Abastecimento.

Por: Kleber Torres e Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges – 15/12/11

EXPRESSAOUNICA
Na realidade o Grupo Kaufmann nunca quis contribuir com o progresso de Itabuna sempre brigou para tansformar aquele local em engorda a  preço de dólar. O local hoje é um "elefante branco"empatando o crescimento de nossa cidade, que deveria ligar o bairro Jardim Vitória ao São Caetano, com outra grande  pista de escoamento dos nossos veiculos. Toranaram-se inimigos do então prefeito Ubaldo Dantas que lutou  pela desapropriação, mas não consegiu, por pouco. 

Sem contar que, A Kildere, que fornecia cerca de 800 empregos foi embora de Itabuna por causa de pressão do Grupo para retomar a área. Os Kaufgmanns só investiram no ano de 1916, na montagem da estrada de ferro. Sabe por que? Porque, para eles, ná época, só interessavam o valor do preço  do nosso cacau no mercado internacional. Tinha valor de ouro e produção farta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...