quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeito defende em Brasília projeto de desenvolvimento sustentável para Ilhéus


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima – acompanhado do secretário Municipal de Ações Regionais, Murilo Brito – foi recebido em audiência, segunda-feira (21), em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Na pauta, dentre outros temas, a necessidade de elaboração de um projeto conjunto de desenvolvimento sustentável para a zona rural do município. O encontro foi agendado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT), que tem prestado apoio nas ações no município junto aos governos Federal e Estadual.
Segundo Newton Lima, Ilhéus vem sendo contemplada com grandes somas em investimentos na área portuária, industrial, comercial e de serviços, porém é preciso instituir um novo vetor de desenvolvimento no campo que possa contemplar uma parcela significativa da sociedade, representada pelo homem do campo. “Temos o Porto Sul, que já é uma realidade, e uma gama de projetos a serem implantados, mas temos que contemplar todos os segmentos produtivos”, ressalta o prefeito de Ilhéus.
De acordo com o secretário de Ações Regionais, Murilo Brito, o ministro Afonso Florence ficou bastante interessado na proposta apresentada pelo prefeito Newton Lima e disse que está em perfeita sintonia com a política de desenvolvimento implantada pelo Governo Federal. Para Murilo, a proposta se encaixa perfeitamente no Programa Brasil Sem Miséria, que tem a finalidade de elevar a renda e as condições de bem-estar da população mais carente.
Na proposta apresentada pelo prefeito de Ilhéus ao ministro Afonso Florence, ficou enfatizada a manutenção de um “cinturão verde” de proteção ao meio ambiente e o incremento da produção de alimentos fortalecendo a agricultura familiar no município. Com isso, Newton Lima espera manter os agricultores no seu “habitat natural”, evitando o êxodo rural, o que poderia criar “bolsões de miséria” na área urbana.
Para o secretário Murilo Brito, o fortalecimento da agricultura familiar pode ser conseguido com a criação de linhas de crédito com juros diferenciados, infraestrutura adequada, a exemplo da construção e manutenção de estradas, ampliação da eletrificação rural, educação, saúde, dentre outros serviços. Outro ponto destacado  por Murilo é a implantação de ações específicas e desburocratizadas na reforma agrária, além de uma política voltada para a assistência técnica, que atenda os agricultores desde a extensão rural até a prospecção de novos mercados.
De imediato, o ministro Afonso Florence sugeriu a criação de um grupo de trabalho formado por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de levantar um diagnóstico e elaborar propostas concretas para atingir os objetivos. Florence, que já residiu em Ilhéus, ressaltou que conhece bem a região, e que envidará esforços para firmar um acordo de cooperação técnica e econômica com o município, assim que o grupo de trabalho apresente o projeto executivo.

O ministro ainda colocou à disposição da Prefeitura de Ilhéus recursos para a aquisição de máquinas de terraplenagem para a criação de patrulhas mecânicas, com a finalidade de conservação das estradas vicinais. Neste sentido, a Prefeitura vai elaborar e ingressar com um projeto no Portal de Convênios do Governo Federal (Sincov), com o objetivo de ampliar a frota de veículos e máquinas destinados à manutenção das estradas no interior do município.
Brasil sem Miséria - O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70,00 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros.
O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...