sexta-feira, 10 de junho de 2011

Emasa investe R$ 5 milhões em melhoria do abastecimento de água

   O governo municipal, além de investir R$ 5 milhões na ampliação do abastecimento de água de 600 para 900 litros por segundo, está implantando agora, de forma complementar, a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), eliminando a perda de material que acabava drenado para rios e riachos próximos à estação de tratamento do São Lourenço.

        A informação é do diretor técnico da Emasa, engenheiro Marcos Habib, ao lembrar que os recursos são do PAC I e repassados através da Caixa Econômica Federal, o que permitiu ampliar a captação, com a instalação de cinco bombas em Ferradas, para adução de água do rio Cachoeira até a central da tratamento.

Ele ressalta ainda, que a ampliação da captação não só permite atender à demanda da população, como também o atendimento para implantação de unidades industriais visando à geração de emprego e renda: “nesta etapa estamos agora atuando na implantação da UTR, o que vai reduzir para zero o impacto ambiental com o aproveitamento absoluto de toda a água processada pela Emasa,” argumentou.

A nova unidade, considerada uma das primeiras do gênero na Bahia, estará concluída num prazo de quatro meses, com um reservatório de aço, capacidade para 400 mil  litros e um conjunto de filtros para a retirada do hidróxido de alumínio, permitindo a sua reutilização no tratamento da água bruta, eliminando ao mesmo tempo o lançamento de efluentes na natureza.

Habib chama a atenção para o fato de que este ano, desde 1983, foi registrado o primeiro verão sem a ocorrência de racionamento ou de falta de água. Mas alerta que a solução definitiva do problema estaria na construção de uma barragem com reserva técnica, o que eliminaria de uma vez por todas o risco de racionamento, um projeto cuja implementação depende do governo do Estado.

O diretor técnico da Emasa salienta que hoje, para atender ao abastecimento da população itabunense a empresa realiza 150 manobras e movimenta 370 registros. A empresa  estuda a eficientização do sistema de distribuição, o que inclui a expansão da rede e a construção de subadutoras.
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto  10-6-2011   



Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

‘idiota’, ‘mentiroso’, ‘moleque’: mensagens do vice-governador expõem racha no PT do Maranhão

  Crise aprofunda isolamento do vice-governador Felipe Camarão (PT) Felipe Camarão agride aliado. O vazamento de mensagens atribuídas a Feli...