quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Portador de HIV teria sido curado após tratamento com células-tronco

Timothy Ray Brown recebeu transplante em 2007 como parte de um longo tratamento para a leucemia


O jornal The Huffington Post divulgou nesta terça-feira um possível caso de cura da aids. Médicos acreditam que um homem HIV positivo, que foi submetido a um transplante de células-tronco, não tem mais o vírus no organismo.

De acordo com a publicação, Timothy Ray Brown, recebeu o transplante em 2007 como parte de um longo tratamento para a leucemia. Os resultados do tratamento foram publicados recentemente na revista Blood, onde os médicos de Brown confirmam o sucesso da cura da infecção pelo HIV.

O caso de Brown abriria caminho para o desenvolvimento de uma cura definitiva para o HIV através de células-tronco geneticamente modificadas. Na semana passada, a revista Time nomeou outra descoberta a sua lista dos Top 10 Avanços Médicos de 2010. Estudos recentes mostram que os indivíduos saudáveis que tomam anti-retrovirais, medicamentos comumente prescritos para tratar o HIV, podem reduzir seu risco de contrair a doença em até 73%.

"Embora os resultados não consigam provar definitivamente que a cura para o vírus foi descoberta, eles certamente podem dar esperança para os mais de 33 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo", diz o jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...