terça-feira, 26 de outubro de 2010

NÃO ESTÁ FÁCIL

O jornalista Reinaldo Azevedo, publicou em seu blog, pesquisa feita pelo Instituto GPP. O resultado mostra que a eleição não está fácil para nenhum dos dois candidatos. Pelos números, há a possibilidade real da terrorista ganhar a eleição, mas, como escreveria Nelson Rodrigues, "o impoderável de Souza" ainda ronda esta eleição.

Vejam o que o Reinaldo diz sobre o assunto:


O jornal Diário de S. Paulo publica hoje pesquisa eleitoral nacional feita pelo Instituto GPP. No levantamento, a diferença entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra é de 5,5 pontos percentuais nos votos totais e de 6,4 pontos nos votos válidos. A margem de erro é de 1,8 ponto para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 23 e 25 de outubro.
Candidato
Totais
Válidos
Dilma Rousseff
46,4%
53,2%
José Serra
40,9%
46,8%
Não sabe
6,6%

Nulo/Nenhum
6,1%


Veja a distribuição dos votos por região, segundo o Instituto GPP
Voto/Região
Sul
Sudeste
Nordeste
Norte/CO
Dilma
35,1%
42,9%
56,9%
49,3%
Serra
52,9%
42,6%
30,7%
42,4%
Nenhum
4,1%
7,8%
5,9%
3,2%
Não sabe
7,9%
6.7%
6,5%
5,1%

Estando certos os números do GPP, a vantagem de Dilma é dada por sua dianteira folgada no Nordeste (27,08% do eleitorado) e pelo empate no Sudeste: 43,46% do eleitorado. A área de resistência correspondente de Serra é o Sul, só que com colégio muito menor: 14,93% do total.
Sempre supondo que os números estão corretos, pode-se inferir que Serra tem pouco a fazer no Nordeste, e Dilma, pouco a fazer no Sul. Eventuais variações nas regiões Norte e Centro-Oeste interfeririam pouco no quadro porque o peso relativo dessas regiões no total é pequeno: 14,52%.
Com esses números, as chances de uma virada de Serra ou de um alargamento da vantagem de Dilma estão mesmo no Sudeste, onde ambos estão empatados. Em Minas, a diferença em favor da petista  seria de quatro pontos; o tucano lideraria em São Paulo por seis pontos; no Rio, ela estaria 11 na frente. Eventuais mudanças nesse triângulo podem decidir a eleição.

COMENTÁRIO NOSSO:  Com todo respeito ao "mestre" Reinaldo, achamos que há muito a fazer no Nordeste. Os nordestinos de bom senso, formadores de opinião, podem trabalhar no sentido de diminuir essa vantagem da terrorista aquí na região, ajudando assim a derrotar o PT.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...