quarta-feira, 2 de junho de 2010

Prefeito de Itabuna assina ordem de serviço para construção de centro comunitário

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, assinou, em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, ordem de serviço para construção de um centro comunitário no bairro da Bananeira, um projeto elaborado conjuntamente pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e da Assistência Social. A obra, no valor de R$ 400 mil, será executada pela construtora Monte Sinai, com recursos do Ministério das Cidades, repassados através da Caixa Econômica Federal.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, destacou a importância social da obra que vai funcionar como um centro de referência para a comunidade da Bananeira, numa parceria com o governo federal. A ora foi incluída no elenco de ações voltadas para os festejos do centenário de Itabuna.

A representante da Secretaria de Assistência Social, Jaqueline Lopes, da Divisão de Melhoria Habitacional ligada ao Departamento de Combate à Pobreza, informou que o centro vai funcionar como um espaço comunitário para a realização de cursos de artesanato, oficinas diversas e eventos diversos.

Jaqueline disse, ainda, que o novo centro comunitário vai possibilitar a instalação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias carentes.

O diretor de planejamento da Sedur, Marcos Alan Farias, explicou que o projeto técnico foi elaborado em conjunto com técnicos da SAS, que também acompanharam o processo de licitação. Já o diretor da Monte Sinai Construtora Limitada, Marthan Dutra, observa que a obra vai ocupar uma área de 426 metros quadrados e será concluída num prazo de quatro meses.

: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

Rede Municipal de Ensino debate
políticas da Educação Ambiental

A Rede Municipal de Ensino de Itabuna deu mais um importante passo visando a Construção das Diretrizes Curriculares da Educação Grapiúna, com a realização, na última terça-feira (dia 1º), do Seminário de Educação Ambiental. O evento aconteceu no auditório da FTC, integrando a IV Semana do Meio Ambiente realizada pela Faculdade.

Promovido pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), através da Assessoria Técnico-pedagógica da Educação Ambiental, o Seminário reuniu educadores, ambientalistas e especialistas para, a partir do tema “Política Pública Fundamental para a Construção das Diretrizes Curriculares da Escola Grapiúna”, discutirem e iniciarem a formatação dos eixos estruturantes da Educação Ambiental.

Na abertura do Seminário, o secretário municipal da Educação de Itabuna, professor Gustavo Joaquim Lisboa, destacou que para transformar a realidade atual de desrespeito e agressão à natureza, é necessário a mudança de postura e de comportamento, a partir da prática do aluno, do professor e da comunidade.

“Para construirmos uma sociedade que assegure às futuras gerações a sustentabilidade ambiental, além de discutirmos e definirmos metas, é preciso investirmos em formação, darmos subsídios e os recursos para que o professor faça acontecer a Educação Ambiental no contexto escolar e na comunidade”, pontuou Lisboa.

Vanguarda

O secretário da Educação parabenizou os educadores itabunenses que mais uma vez colocam a Educação Grapiúna em posição de vanguarda, com a Construção das Diretrizes da Educação Ambiental. Gustavo lembrou que desde a Conferência Mundial de Estocolmo, na Suécia, em 1972, um dos grandes impasses na busca da sustentabilidade ambiental é a resistência dos líderes das nações desenvolvidas em não assinar protocolos para a modificação dos modos de produção e de consumo, visando à melhoria da qualidade ambiental do planeta.

A solenidade contou ainda com a participação do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Marcelino Oliveira, do vereador Claudivane Leite, do diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, e da assessora técnico-pedagógica da Educação Ambiental, Viviane Kelly Farias. Após os pronunciamentos, o professor Emerson Antonio Rocha de Lucena (Uesc) proferiu a conferência “Política Pública Fundamental para a Construção das Diretrizes Curriculares da Escola Grapiúna”.

Ao final, os educadores foram inscritos em cinco Grupos de Trabalho (GT’s), onde serão discutidos os temas: Panorama Normativo da Educação e Educação Ambiental do Global ao Local; Saberes Curriculares da Educação Ambiental no Ciclo da Formação Humana; Educação Ambiental e Saúde Ambiental; Educação Ambiental e Sustentabilidade; e Educação Ambiental e Diversidade. A construção das diretrizes acontecerá a partir das reuniões ordinárias dos GT’s, que ocorreram sempre as primeiras sextas-feiras de cada mês, a partir de julho até o mês de dezembro, na Casa do Educador.

: Erivaldo Bomfim Foto: Divulgação
Alunos da Fundação Marimbeta
recebem assistência odontológica

A Fundação Marimbeta quer garantir a saúde bucal de jovens e adolescentes do projeto. E para que isso aconteça tem levado serviço gratuito às unidades da fundação. Na ultima terça-feira (1), uma equipe de profissionais liderada pelo odontólogo Luis Carlos Lemos visitou o sitio dois, no bairro Fonseca.

Além de uma avaliação clínica nas mais de 60 crianças beneficiadas, a equipe também aproveitou para orientar cada uma delas sobre a importância da limpeza diária dos dentes e de como fazer uma boa escovação. Também foi ministrada uma palestra de motivação e conscientização para os pais e alunos.

O atendimento foi voluntário e está incluído no plano piloto da saúde oral das crianças assistidas, segundo explicou o presidente da fundação, Geraldo Pedrassolli.

O presidente da Fundação ressalta a importância da ação, que vai permitir o diagnóstico da arcada dentária das crianças e adolescentes, garantindo com isso a saúde bucal de centenas de crianças que nem sempre têm acesso fácil a serviços especializados. Pedrassolli adianta que a ficha individual de cada aluno servirá para o acompanhamento no tratamento gratuito da dentição. O projeto será desenvolvido em todas as unidades da fundação.

O cirurgião-dentista informa que esse atendimento é preventivo e tem como objetivo verificar alguma lesão pré-cancerígena que possa existir na boca das crianças. Ele lembra que a doença que mata se não for detectada e tratada a tempo.

 Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Hélio Fonseca – Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...