terça-feira, 1 de junho de 2010

FTC Itabuna debate o Meio Ambiente

Visando traçar caminhos e metas que apontem para a promoção da sustentabilidade ambiental no município de Itabuna, dezenas de ambientalistas, estudantes, profissionais da Engenharia Ambiental e educadores iniciaram na noite da última segunda-feira (31) os debates do IV Seminário de Meio Ambiente da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O tema central do evento é “Sustentabilidade Ambiental e o Centenário de Itabuna”.

Promovido por iniciativa do Programa FTC Verde, em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e a Prefeitura de Itabuna, o evento será encerrado no sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Na solenidade de abertura, o diretor-geral da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, enfatizou a importância de trazer para o contexto da academia a discussão de um tema tão recorrente.

“Itabuna está completando um século de história e é imprescindível que reflitamos sobre o processo de desenvolvimento da cidade, numa perspectiva de planejarmos um futuro, no qual todos possam usufruir de uma melhor qualidade de vida”, argumentou Lôbo.

Ele lembrou que a FTC é a única Instituição de Ensino Superior do Sul da Bahia que oferece o curso de Engenharia Ambiental e que, por conta disto, torna-se responsável em fomentar o debate e contribuir na implementação de ações capazes de assegurar a sustentabilidade ambiental para coletividade. A solenidade contou com a presença da coordenadora dos cursos de Engenharia da FTC, professora Rosana Alvim, bem como do secretário municipal de Esportes, José Alcântara Pellegrini, e o presidente do Comam de Itabuna, professor Antonio Fontes Filho.

Palestras

A conferência de abertura da IV Semana do Meio Ambiente da FTC foi proferida pela professora Lourdes Bertol Rocha, da Uesc, que tratou do tema “Itabuna: 100 Anos de Desenvolvimento”. Doutora em Geografia, a palestrante abordou aspectos da cidade desde a época dos desbravadores até os dias atuais. “É preciso olharmos Itabuna não somente pelo aspecto de sua geografia, mas principalmente com o olhar da emoção para redescobrimos o amor pela cidade e o quanto precisamos tratá-la com o devido respeito e carinho”, disse.

Os “Desafios para a Sustentabilidade Ambiental do Município de Itabuna” foram abordados pelo diretor do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (Iesb), professor Flávio Leopoldino. Focando os problemas ambientais do Rio Cachoeira, a importância do licenciamento ambiental para novos investimento, bem como o respeito e cumprimento do Plano Diretor Urbano do Município, o palestrante lembrou que é importante a implementação de políticas publicas que possam de fato assegurar o desenvolvimento sustentável de Itabuna. A noite de debates foi encerrada com a participação do presidente do Comam, Antonio Fontes, que falou do papel do colegiado na defesa da causa ambiental.


Assessoria de Imprensa
FTC Itabuna
Por: Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...