terça-feira, 15 de junho de 2010

Itabuna implanta gabinete de gestão integrada

Uma solenidade na Usemi (o clube dos servidores municipais) marcou a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Itabuna (GGI-M). O gabinete é resultado de parceria entre Prefeitura e Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci).

O GGI-M é um órgão vinculado ao gabinete do prefeito e constitui-se uma instância colegiada de deliberação e coordenação do Pronasci no âmbito municipal através de ações em conjunto com o estado e a União.

Lembrando que o Pronasci foi criado pelo governo federal e o município aderiu como estratégia para ajudar a reduzir o elevado índice de violência nas áreas periféricas, o prefeito Capitão Azevedo considerou a assinatura do protocolo com o Pronasci como um momento histórico e que marca mudanças políticas e institucionais na luta contra a violência.

Ações interessantes

O prefeito salienta que o programa desenvolve ações realmente interessantes e acha que é preciso tirá-las do papel e colocá-las em prática “para ajudar na segurança da população itabunense”.

O secretário municipal de Assistência Social, Antônio Formigli, disse que o programa é muito importante para o município de Itabuna, porque já deu certo em outros locais onde foi implantado.

“É por acreditar nesta experiência bem sucedida que estamos implantando o nosso gabinete. Essa é mais uma prova da preocupação da gestão do prefeito Capitão Azevedo para com o bem-estar da população do nosso município”.

A coordenadora e secretária executiva do GGI-M, Luisa Aragão Padilha Leal, explicou que este é o único instrumento de combate à violência, inovando na concepção de fazer um controle social de qualidade, articulando ações de prevenção e de inclusão social, tendo suporte em todos os ministérios, com 94 ações que serão implantadas gradativamente no município de Itabuna.

Ela anunciou o investimento de mais de R$ 500 mil para atender a 150 jovens de 15 a 24 anos através do Protejo.

A assessora de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça, Eunice Rossi, declarou que o Pronasci representa um desafio diferente, que é lidar com as políticas de segurança aliando a repressão qualificada com as políticas sociais.

“Itabuna tem hoje um novo protagonista através da articulação entre município, estado e governo federal através de um modelo de gestão compartilhada e integrada”, disse a assessora.

Segurança e cidadania

O juiz da Infância e Juventude, Marcos Bandeira observou que este é um programa muito importante para o município de Itabuna, pois envolve segurança publica e cidadania. Salientou que hoje, o contexto sócio-cultural de Itabuna é muito preocupante e os programas implementados em conjunto com Pronasci representam uma oportunidade para tentar a reversão deste quadro.

Para o tenente coronel Lira Junior, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar os recursos liberados para o gabinete tornam possível a viabilidade de projetos que interessam a comunidade.

“Isso nos deixa feliz em participar como membro da Policia Militar, uma vez que a PM não atua sozinha e integra um conjunto de órgãos ligados à segurança”, complementou.

 PMI Texto: Kleber Torres Reportagem : Hélio Fonseca Fotos : Vinícius Borges

Técnicos discutem projeto para
Centro de Logística em Itabuna

Empresários e técnicos da empresa Transplan Planejamento e Projetos S/A estiveram reunidos com o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, para discutir a elaboração do projeto do Centro de Logística de Itabuna.

O CLI integraria Itabuna ao projeto do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste, além de atender a uma reivindicação do comércio e da indústria itabunenses.

O centro atende a um anseio do comércio e da indústria para melhorar o sistema de distribuição de mercadorias na cidade, que é pólo de comércio e serviços na região: “Com isso, vamos poder atender melhor às cidades vizinhas”.

O projeto vem sendo discutido em conjunto com o Governo do Estado e visa oferecer melhores condições para empresas e indústrias de Itabuna e também da região, com reflexos na distribuição da produção, geração de emprego e atração de novos investimentos.

O diretor da Transplan, Affonso Palmeiro, explicou que o consórcio integrado por sua empresa e a Concremat, que estuda a implantação do Porto Sul, foi encarregado de analisar a implantação do CLI e identificar os motivos pelos quais cargas de produtos baianos são exportadas através de portos situados em outros estados.

A reunião teve como objetivo dimensionar a demanda e o modo de como o Porto Sul deverá influenciar na logística de toda a região.

O projeto será custeado pelo estado e depende da alocação de recursos para sua implantação.

O empresário Isaías Gomes Barros, o popular Isaías da Cebola, que é atacadista e varejista no Centro Comercial de Itabuna, considera o projeto como vital para Itabuna “e deve beneficiar também aos municípios vizinhos. Tenho certeza de que o CLI vai beneficiar em especial às empresas instaladas no Centro Comercial de Itabuna”.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

CHEGOU A VEZ DO PANCADINHA "PAZ E AMOR

COLUNA WENSE SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024.  O deputado estadual Fabrício Pancadinha, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidari...