segunda-feira, 22 de junho de 2026

Fique atento: defesa de Wagner tenta no STF anular operação

Operação foi ordenada pelo ministro André Mendonça, que deixa nervosos vários colegas.

Líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA) | Foto: Agência Brasil.

Do - Diario do Poder - A defesa do senador Jaques Wagner acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a operação da Polícia Federal que o colocou entre os alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero. Os advogados alegam que teriam ocorrido “irregularidades” na investigação e sustentam que as medidas autorizadas contra o parlamentar foram baseadas em elementos considerados “frágeis” ou “ilegais”.

O pedido foi encaminhado ao STF após a PF cumprir mandados de busca e apreensão relacionados à apuração de supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o senador, o empresário Augusto Lima e pessoas ligadas ao grupo do Banco Master. A defesa argumenta que a investigação desrespeitou garantias constitucionais e pede o reconhecimento da nulidade das provas obtidas durante a operação.

Os investigadores apontam suspeitas de que Wagner teria recebido vantagens econômicas indiretas por meio de pessoas próximas e empresas ligadas aos investigados. O senador afirma que nunca atuou em favor do Banco Master e diz que os valores apreendidos pela PF são provenientes de diárias oficiais recebidas em missões internacionais e regularmente declaradas.

A operação foi autorizada pelo ministro André Mendonça, que também determinou outras medidas cautelares contra investigados. O mérito do pedido da defesa ainda deverá ser analisado pelo Supremo.

ITABUNA EM FOCO: Na quinta-feira a nova feira do São Caetano será entregue

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), e a Prefeitura de Itabuna entregam nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, a nova feira do São Caetano. Com 4 mil metros quadrados de área construída, o equipamento terá um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna.

O anúncio foi confirmado nesta segunda-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou aos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Rosivaldo Pinheiro (Relações Institucionais), Marcos Souza, Kiko (Desenvolvimento Econômico) e Roberto José da Silva (Segurança e Ordem Pública) que se reunissem com os feirantes no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no Bairro São Caetano, para definição da abertura e funcionamento do novo equipamento.

“Foi um encontro bastante positivo, os feirantes estão animados e agradecidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela entrega da obra. Aqui agendamentos com os comerciantes da feira que a partir da semana que vem vamos visitar o novo equipamento ‘in loco’ para fazer anotações e elaborar os Termos de Entrega dos 208 boxes”, comentou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) , Roberto José da Silva.

Ele explicou ainda que a Prefeitura de Itabuna está nas tratativas finais para a instalação de dois transformadores pela Neoenergia Coelba para ampliar e garantir a oferta de energia elétrica. “A partir da finalização desse procedimento, o equipamento estará apto para os feirantes iniciarem suas atividades”, comentou Silva.

O prefeito Augusto Castro já definiu que será gerente da nova feira do São Caetano o guarda-civil Ascendino Pinto Montenegro, coordenador do Grupo de Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja base passará a funcionar naquele local.

Além disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação das empresas que vão administrar a feira e a instalação de portas e grades de proteção dos boxes atendendo ao pedido dos feirantes e também determinou a contratação de uma equipe de limpeza e fiscalização interna.  Secom.

Foto: arquivo 

Mais informações: Itabuna.ba.gov.br

_______________________________

ILHÉUS EM NOTICIAS

 Primeira etapa do REFIS 2026 entra na reta final com descontos de até 100%

Contribuintes ainda têm chance de garantir as condições mais vantajosas do programa

Quem possui débitos municipais em aberto ainda tem tempo para aproveitar os maiores benefícios do REFIS 2026. A primeira etapa do programa segue até 1º de julho com descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento.

Também estão disponíveis descontos de 90% para parcelamentos entre duas e cinco vezes, 70% para parcelamentos de seis a dez vezes, 50% para parcelamentos de 11 a 14 vezes, mediante entrada de 20%, e 30% para parcelamentos de 15 a 18 vezes, com entrada de 30%.

O REFIS 2026 não contempla apenas débitos de IPTU. O programa alcança outras espécies de créditos tributários municipais, incluindo débitos de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ampliando as possibilidades de regularização fiscal para contribuintes com diferentes tipos de pendências junto ao Município.

A legislação também prevê benefícios para o ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos). Para pagamentos em cota única, é concedida redução de 50% da alíquota nos casos de integralização de capital em pessoa jurídica para adesões realizadas até 30 de setembro. Já para transmissões imobiliárias em geral, a redução é de 35% para adesões efetuadas até 13 de setembro.

Além de possibilitar a quitação de débitos com descontos expressivos, o programa representa uma oportunidade para que os contribuintes recuperem sua regularidade fiscal perante o município. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da arrecadação própria, ampliando a capacidade de investimento em áreas como saúde, educação, pavimentação, drenagem, iluminação pública, limpeza urbana e demais serviços públicos.

Ilhéus amplia participação em debates regionais sobre prevenção a desastres

Equipe da Vigilância em Saúde Ambiental participou de oficina sobre inundações e estratégias de resposta a emergências

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da Oficina sobre Desastres e Inundações em Itabuna, Ilhéus e Região, realizada no dia 18 de junho, no Auditório da Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus.

Representando a Vigilância em Saúde Ambiental, os técnicos Gleidson Santana Souza e Rodrigo Santana Silva participaram das discussões com representantes de universidades, órgãos de proteção e defesa civil, instituições públicas e entidades envolvidas na gestão de riscos.

O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação regional e discutir medidas de prevenção, preparação e resposta a eventos extremos, especialmente inundações que podem afetar a saúde e a segurança da população.

Durante a programação, a equipe de Ilhéus apresentou experiências do programa Vigidesastres, que atua no monitoramento dos impactos de desastres sobre a saúde pública e auxilia na adoção de medidas preventivas e de resposta em situações de emergência.

A participação da equipe municipal reforça a importância da atuação integrada entre diferentes setores para aprimorar o planejamento e a resposta aos desastres, fortalecendo a cooperação entre os municípios da região. - por ASCOM SESAU

Ilhéus recebe encontro internacional com Kay Pranis sobre práticas restaurativas e segurança pública

Evento terá três dias de construção coletiva e certificação internacional

Ilhéus sediará, entre os dias 14 e 16 de dezembro, um encontro internacional voltado às práticas restaurativas e à segurança pública, com a participação da referência mundial no tema, Kay Pranis.

O encontro será dividido em três etapas. Antes da realização presencial, os participantes poderão enviar perguntas e sugestões de temas até o dia 30 de agosto, que irão compor os painéis de discussão. Durante a programação, serão realizados círculos de diálogo, debates e sínteses colaborativas com Kay Pranis e convidados nacionais. Após o encerramento, o conteúdo produzido será sistematizado em um manifesto coletivo e em uma obra escrita.

O evento conta com 145 vagas presenciais. O primeiro lote, com 20% de desconto, já está esgotado, mas as inscrições seguem abertas. Mais informações estão disponíveis no site: jrsegurancailheus.institutocoessencia.com

Educação e qualificação profissional abrem novos caminhos para estudantes da EJA em Ilhéus

Parceria entre Prefeitura e SENAI oferece 180 vagas em cursos profissionalizantes para jovens e adultos da rede municipal

A busca por uma nova profissão, a chance de conquistar uma renda melhor e a oportunidade de transformar a própria história ganharam um importante impulso para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou a Aula Inaugural dos Cursos Profissionalizantes da EJA SENAI, iniciativa que integra o Programa Reconecta Ilhéus – Saber e Fazer.

O encontro, realizado no SENAI Sul, marcou o início de uma nova etapa para 180 estudantes da rede municipal que terão acesso gratuito à formação profissional em áreas com demanda no mercado de trabalho. A ação fortalece a política de valorização da EJA e amplia as oportunidades para quem decidiu retomar os estudos sem abrir mão do sonho de crescer profissionalmente.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, da secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, da vereadora Rúbia Carvalho, da coordenadora da EJA, Maria Sandra Leone, do gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI Sul, Alexandre Régis, e do gerente de Órgãos Públicos do SENAI Bahia, Levi Costa.

Nesta primeira etapa, o projeto-piloto contempla sete unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Professora Horizontina Conceição, Escola Municipal Antônio Sá Pereira, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Themistocles Andrade, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal e Escola Municipal São Pedro, ambas localizadas no Salobrinho.

Os estudantes poderão escolher entre os cursos de Refrigeração e Climatização, Mecânico de Motos, Corte e Costura de Moda Praia, Manutenção de Tablet e Smartphone, Eletricista Predial e Panificação.

A iniciativa reforça o entendimento de que a educação vai além da sala de aula. Ao unir formação escolar e qualificação profissional, o município cria condições para que jovens e adultos ampliem suas perspectivas de futuro, fortaleçam sua autonomia e encontrem novas oportunidades para construir projetos de vida.

Ampliada acesso à vacinação com ação itinerante em bairros da cidade

Vacimóvel levou imunização para comunidades do Alto do Basílio, Salobrinho e Alto do Coqueiro

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu com sucesso a ação de vacinação itinerante realizada entre os dias 17 e 19 de junho com o apoio do Vacimóvel, unidade móvel cedida pelo Governo do Estado da Bahia, por intermédio do Núcleo Regional de Saúde (NRS Sul).

A iniciativa, desenvolvida por meio de uma articulação entre a Rede de Frio e a Atenção Básica, teve como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas e incentivar a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Ao longo dos três dias de ação, foram vacinadas 100 pessoas nos bairros atendidos. No Alto do Basílio, foram imunizadas 14 pessoas. No Salobrinho, a equipe aplicou vacinas em 57 moradores. Já no Alto do Coqueiro, foram registradas 29 pessoas vacinadas.

De acordo com a técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walkíria Cardeal, ações itinerantes como essa são fundamentais para aproximar os serviços de saúde da população.

“A vacinação é uma ferramenta essencial para a prevenção de doenças. Quando levamos esse serviço para mais perto da comunidade, facilitamos o acesso e garantimos maior proteção para toda a população”, destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação continua disponível nas unidades de saúde do município e orienta a população a manter a caderneta vacinal sempre atualizada, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção coletiva. - Por ASCOM SESAU -  Sucom. 

Artigo: O fim de um ciclo familia

Memórias, raízes e a história da Família Gomes dos Reis. Em memória dos meus avós maternos e dos meus tios...

Existem momentos na vida em que percebemos que o tempo não apenas passa, mas também encerra capítulos importantes da nossa própria história. A partida de Madalena Gomes dos Reis, minha tia caçula, aos 92 anos de idade, no dia 20 de junho de 2026, representa o fechamento de um ciclo familiar marcado por lutas, conquistas, amor e construção de uma trajetória que merece ser lembrada.

Com ela, encerra-se a geração dos filhos de Ernestina e Joaquim Gomes dos Reis, meus queridos avós maternos, pessoas que deixaram suas marcas na história da nossa família e na formação de uma comunidade ligada às raízes da região do cacau.

Tia Madá e sua filha Dete.

Meu avô, Joaquim Gomes dos Reis, foi um homem ligado à terra, conhecido como proprietário rural na região da Jussara, em Ibicaraí, que naquela época ainda era distrito da antiga Palestina, pertencente a Itabuna. Minha avó, Ernestina, mulher simples, doméstica e trabalhadora rural, foi símbolo de dedicação, coragem e força. Juntos construíram um lar, enfrentaram desafios e formaram uma grande família.

Foi entre as localidades da Pancada Formosa/41, Ibicaraí e Itapé (Estiva), que essa família cresceu, fincando raízes e participando do processo de desenvolvimento de uma região marcada pelo trabalho no campo e pela cultura do cacau.

Dessa união nasceram os filhos: Camilo, José, Ernesto e Juju, além das mulheres Quinita, Lindalva, Adelaide, Maria, Josefa e Madalena Gomes dos Reis. Cada um, à sua maneira, carregou consigo os valores recebidos dos pais: respeito, trabalho, dignidade e amor pela família.

Hoje, com a partida de Madalena, fecha-se uma página dessa história. Uma geração que conheceu as dificuldades, ajudou a construir caminhos e deixou como herança não apenas bens materiais, mas principalmente exemplos de vida.

O tempo, infelizmente, vai levando as lembranças. Restam as histórias contadas pelos filhos e netos, as fotografias guardadas, as memórias espalhadas pelo coração daqueles que ainda tiveram o privilégio de conviver com essa geração. Um dia, nós também seremos apenas lembranças na caminhada da humanidade.

Por isso, escrever sobre eles é uma forma de preservar a existência daqueles que vieram antes de nós. São eles que abriram caminhos, educaram seus filhos, construíram famílias e contribuíram para que hoje estivéssemos aqui.

Meus avós e meus tios maternos seguem agora em outro plano, mas permanecem vivos através das suas histórias, dos seus ensinamentos e da continuidade da família que ajudaram a formar.

A vida é feita de ciclos. Alguns começam, outros terminam, mas todos deixam marcas.

A eles, nossa gratidão, respeito e amor.

Tudo passa... mas as raízes permanecem.

Foto: TIa Madalena e sua filha Dete.


Joselito dos Reis - 22.06.2026

Ita Pedro 2026: Arena Zé Cachoeira está pronta para receber o maior São Pedro do Brasil em Itabuna

Local. Avenida Princesa Isabel 

A cidade de Itabuna já vive o clima de contagem regressiva para um dos maiores eventos juninos do país. O Ita Pedro 2026 – O Maior São Pedro do Brasil acontece de 25 a 28 de junho, na Arena Zé Cachoeira, que já está preparada para receber milhares de pessoas durante quatro noites de muita música, tradição e cultura nordestina. 

Arena

Com uma estrutura planejada para garantir conforto, segurança e uma grande experiência ao público, o espaço será palco de uma programação que reúne grandes nomes da música nacional e regional. A edição deste ano promete entrar para a história com dezenas de atrações, envolvendo ritmos como forró, sertanejo, arrocha, piseiro e música eletrônica. 

Entre os artistas confirmados estão nomes como Gusttavo Lima, João Gomes, Alok, Bruno & Marrone, Zé Neto & Cristiano, Pablo, Nattan, Natanzinho Lima, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Calcinha Preta, entre outros grandes representantes da música brasileira e local.

Atrações 

Além da valorização cultural, o Ita Pedro também representa um importante movimento para a economia de Itabuna e região, fortalecendo setores como comércio, hotelaria, gastronomia, transporte e serviços, gerando oportunidades para trabalhadores e empreendedores durante o período festivo. 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, destacou a expectativa positiva para a realização do evento e reforçou o compromisso da gestão em promover uma festa grandiosa e organizada.

“A expectativa é grande. Estamos preparando uma festa que valoriza nossa cultura, movimenta nossa economia e coloca Itabuna no cenário dos grandes eventos do Brasil”, afirmou o prefeito.

Com o tema voltado às raízes nordestinas e homenagens à cultura popular, o Ita Pedro reafirma Itabuna como um dos principais destinos dos festejos juninos da Bahia. A Arena Zé Cachoeira está pronta. Agora, a expectativa fica por conta do público, que promete lotar o espaço para celebrar o São Pedro com muita alegria. 

domingo, 21 de junho de 2026

ILHÉUS EM NOTÍCIAS:Reforçada segurança na UBS Santa Dulce para impedir novos atos de vandalismo

Guarda Municipal intensifica rondas, amplia monitoramento e reforça proteção na unidade

A Prefeitura de Ilhéus adotou novas medidas para reforçar a segurança da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Dulce, localizada na Avenida Princesa Isabel, após sucessivos episódios de vandalismo registrados no local neste mês.

Entre as ações implementadas estão a intensificação das rondas da Guarda Municipal na região, o trabalho de monitoramento e a instalação de uma chapa de proteção na estrutura da unidade para dificultar novas invasões e danos ao patrimônio público.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Victor Oliveira Farias, as medidas foram adotadas em resposta aos episódios registrados recentemente. As ações buscam preservar o funcionamento da unidade e evitar prejuízos à população atendida. Nos últimos dias, a UBS foi alvo de furtos e danos à rede elétrica, situação que exigiu reparos emergenciais para garantir a continuidade dos serviços.

A gestão municipal ressalta que atos de vandalismo impactam diretamente o atendimento à comunidade, uma vez que recursos e equipes que poderiam estar dedicados à ampliação e qualificação dos serviços precisam ser mobilizados para reparar os danos causados.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na preservação dos equipamentos públicos e orienta que qualquer informação que possa auxiliar na identificação dos responsáveis seja comunicada às autoridades de segurança pública. Sucom.

Oposição acusa diretoria da Sicoob de fraude em eleição com celulares e contas ‘fantasmas’

Pelo esquema, cada celular votar por três ou quatro pessoas; PF já investiga

Agora, a Polícia Federal deverá investigar denúncia de fraude na direreçõ da Sicoob Credicom.
Do -Diário do Poder - A eleição para o Conselho de Administração da cooperativa de crédito Sicoob Credicope, marcada para esta terça-feira (23), virou alvo de grave denúncia de fraude eletrônica.

Em um documento protocolado na Justiça de Conselheiro Pena no dia 18 de passado, o candidato da chapa de oposição, Antônio Henrique Gripp, pede medida urgente ao juiz para barrar ou garantir a lisura do pleito. Segundo a ação, a atual diretoria estaria usando uma nova forma sofisticada de fraudar os votos no aplicativo oficial Sicoob Moob.

O principal testemunho vem de um ex-funcionário da própria cooperativa, que trabalhou cerca de seis anos no setor administrativo. Em duas declarações registradas em cartório (atas notariais de 10 e 15 de junho de 2026), ele descreve como a cooperativa teria montado um esquema com celulares antigos da frota da empresa.

Antônio Henrique Gripp, candidato de oposição.

A denúncia impressiona pela gravidade, de acordo com o relato:

  • Os aparelhos seriam carregados com várias contas de cooperados ao mesmo tempo.
  • Cada celular conseguiria votar por três ou quatro pessoas.
  • Os alvos principais seriam cooperados mais velhos ou com pouca familiaridade com celular, que nunca instalaram o app e nem sabem que estão “votando”.
  • A cooperativa teria cerca de 200 aparelhos nesse esquema, o que poderia gerar centenas de votos falsos em uma única assembleia.

O ex-funcionário disse textualmente: “se bater na porta da casa deles, eles nem sabem que votaram”. E completou: “É o dono do sistema fraudando o sistema”.Números que não batemA denúncia ganha força quando comparada com os números oficiais das assembleias anteriores, registrados pela própria cooperativa na Junta Comercial:

  • Em 18 de novembro de 2025: só 94 pessoas presentes, mas 973 votos computados.
  • Em 25 de março de 2026: só 99 presentes, mas 1.329 votos registrados.

Antes de 2025, quando não havia chapa de oposição forte, o número de votos costumava ser próximo ao de participantes. A partir do momento em que surgiu disputa real pelo poder, os votos explodiram.

Dificuldade para quem quer votar de verdade

Além da fraude eletrônica, a oposição acusa a cooperativa de não divulgar direito a assembleia. Até o dia anterior ao protocolo da ação, várias agências ainda tinham cartazes de eleições antigas, já canceladas ou suspensas pela Justiça. Não havia informação clara sobre a votação de 23 de junho.

A assembleia está marcada como excusivamente digital, no mesmo sistema que a oposição denuncia como manipulado.

Os fatos foram levados ao Ministério Público. O MP Estadual encaminhou o caso para o Ministério Público Federal, que determinou a abertura de inquérito policial pela Polícia Federal em Governador Valadares. A PF investiga possíveis crimes de fraude, falsidade ideológica e outros.

O candidato da oposição, Antônio Henrique Gripp pede ao juiz que tome medidas urgentes antes de terça (23) para:

  • Garantir que a eleição aconteça de forma segura e auditável;
  • Preservar as provas digitais;
  • Evitar que votos falsos decidam o resultado.

A cooperativa ainda não se manifestou publicamente sobre as acusações, e o que talvez explique a dificuldade do Diário do Poder de obter seus esclarecimentos. Porém, o espaço permanece aberto. A eleição para renovar o Conselho de Administração está mantida para esta terça-feira (23). O caso agora está nas mãos da Justiça e da Polícia Federal.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PL acumula crises ligadas à família Bolsonaro

Rusga Michelle-Flávio é uma das mais graves desde 2021 O ex-presidente Jair Bolsonaro com os filhos, Flavio, Carlos, Eduardo e Renan (Foto: ...