terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Ilhéus inaugura novo Fórum Epaminondas Berbert de Castro nesta quarta-feira (21

NOVO FÓRUM DE ILHEUS INSUGURADO SERÁ HOJE

A cidade de Ilhéus vivencia um momento histórico nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, com a inauguração do novo Fórum Epaminondas Berbert de Castro, marcada para as 8h, na Avenida Tancredo Neves, bairro Jardim Atlântico. O novo equipamento público representa um importante avanço na estrutura do Poder Judiciário no município, oferecendo um espaço mais amplo, moderno e adequado para o atendimento à população.

A solenidade contará com a presença de autoridades do Judiciário, representantes do Executivo municipal, servidores e convidados. A nova sede do fórum foi projetada para proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores e mais conforto, acessibilidade e agilidade nos serviços prestados aos cidadãos ilheenses.

Na mesma oportunidade, a Prefeitura de Ilhéus realizará a inauguração de uma quadra de esportes de areia, construída em área anexa ao fórum. O equipamento é fruto de uma parceria entre o município, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), reforçando o compromisso conjunto com o incentivo ao esporte, à convivência comunitária e à promoção da qualidade de vida.

Além das inaugurações, a programação inclui a Feira de Saúde e Cidadania, que oferecerá serviços gratuitos à população nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), das 8h às 17h30. A ação é uma iniciativa integrada da Prefeitura de Ilhéus, do TJ-BA e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com atendimentos voltados à promoção da saúde, orientação social e garantia de direitos.

Para a gestão municipal, o conjunto de ações simboliza um novo tempo para Ilhéus, marcado por investimentos em infraestrutura, cidadania, justiça e bem-estar social. A Prefeitura destaca que a participação da comunidade é fundamental para celebrar este avanço e fortalecer o vínculo entre os serviços públicos e a população.

ITABUNA EM FOCO

 Rede Municipal de Ensino amplia escolas de tempo integral em Itabuna, aumenta matrículas e inicia ano letivo no prazo

A Rede Municipal de Ensino inicia o ano letivo de 2026 em Itabuna com avanços expressivos e novidades na política de educação em tempo integral. As aulas começam no dia 9 de fevereiro, conforme o Calendário Oficial, garantindo o retorno dos estudantes sem atrasos às salas de aula e reforçando o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com planejamento, organização e respeito às famílias.

Uma das principais ações deste ano é a ampliação da política de educação em tempo integral, que passa a contemplar diversas unidades da rede.

Neste ano, funcionam em tempo integral a Escola Municipal Antônio Menezes Filho, o Instituto de Educação Lúcia Oliveira, a Escola Municipal Iolanda Pires, a Escola Municipal Vila Anália, a Escola Espírita Emmanuel e a Escola Municipal Creche Santa Maria Goretti.

Também integram essa política a Creche Irmã Margarida, o Centro Municipal de Educação Infantil Gil Nunesmaia, o Grupo Escolar Municipal Raimundo Jerônimo Machado e a Creche CAIC.

A rede de tempo integral inclui ainda a Escola Municipal Margarida Pereira, a Escola Creche Otaciana Pinto, a Escola Municipal Eduardo Fonseca Sítio II, a Escola Municipal São Paulo da Cruz, a Escola Municipal Genival Correia de Almeida, a Escola Creche Pequeno Aprendiz e a Escola Ação e Cidadania.

Completam o conjunto a Escola Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, a Escola Creche Pequeno Lar, a Escola Santinha Tavares, a Escola Municipal Maria Rosa e a Escola Creche Esther Gomes.

A ampliação do tempo integral fortalece uma proposta pedagógica que vai além da ampliação da carga horária, integrando atividades educacionais, culturais, esportivas e de desenvolvimento, contribuindo para uma formação mais completa dos estudantes.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, a ampliação das escolas e das vagas reflete o compromisso da gestão Augusto  Castro com uma educação mais inclusiva e eficiente.


“Estamos ampliando o número de escolas de tempo integral e aumentando as matrículas, garantindo mais oportunidades para os nossos estudantes. Esse é um investimento direto no futuro da nossa cidade e na qualidade da aprendizagem”, destacou o secretário.

Ele também ressaltou que o início do ano letivo no prazo previsto é fruto de um planejamento responsável. “Começar as aulas no tempo certo é uma demonstração de respeito às famílias, aos estudantes e aos profissionais da educação, uma diretriz firmada pelo prefeito Augusto Castro. Todo o processo de matrícula seguiu rigorosamente o cronograma da Rede Municipal, garantindo organização, transparência e segurança para a comunidade escolar”, afirmou Rosivaldo Pinheiro.

Vale destacar que a matrícula de novos alunos segue o cronograma normal da Rede Municipal de Ensino, sem alterações no Calendário. Todo o processo de matrícula ocorre de forma organizada e dentro do prazo oficial, garantindo tranquilidade às famílias e à comunidade escolar. 

Com essas ações, a Prefeitura reafirma a educação como prioridade e fortalece políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e a transformação de realidades por meio do ensino público.

Legenda: Policlínica Municipal Dois de Julho, na Avenida Mário Padre, será um dos Postos de Saúde no Carnaval Antecipado - Fotos2 arquivo - Secom.

Mais informaçoes:Itabuna.ba.gov.br

Flávio apoia caminhada de Nikolas e convoca manifestação em Brasília: ‘Acorda Brasil’

Senador justifica ausência ao destacar um compromisso internacional previamente agendado

Senador Flávio Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Youtube/Canal Flávio Bolsonaro).

Do Diário do Poder -  O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manifestou apoio à Caminhada pela Liberdade, mobilização liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Embora não tenha comparecido presencialmente ao ato, o senador afirmou que a iniciativa representa um “ato de coragem e de consciência” em defesa de direitos fundamentais.

Em mensagem divulgada nas redes sociais, Flávio explicou que sua ausência se deveu a um compromisso internacional previamente agendado.

“Fiz o possível para ir, mas não foi possível. Infelizmente não pude comparecer à Caminhada pela Liberdade. Logo mais tenho um voo para Israel, um compromisso também muito importante que não consegui remarcar por conta de eventos já organizados há meses”, declarou.

O parlamentar também convocou apoiadores para uma manifestação no domingo (25), em Brasília, data prevista para os participantes da caminhada chegarem na capital federal:

“ACORDA BRASIL! Domingo, 25 de janeiro, manifestação em Brasília. Em breve, mais informações. Vamos lutar por justiça e liberdade”.

A manifestação, que vem ganhando adesão entre parlamentares e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi anunciada como um ato pacífico e dentro da legalidade. O movimento também reúne nomes como os dos deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE), o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), além de outros aliados políticos.

Segundo o senador, a caminhada tem como objetivo chamar a atenção da população para o que ele classifica como violações de direitos básicos.

“Essa caminhada surge exatamente para despertar o povo brasileiro e lembrar que ninguém pode aceitar calado a violação de direitos fundamentais”, afirmou.

Para Flávio Bolsonaro, o ato não busca confronto, mas sim transmitir uma mensagem de esperança. “Não é um movimento de confronto, mas de esperança. Queremos um país onde os processos sejam justos e onde a liberdade volte a ser respeitada.”

O senador também demonstrou solidariedade aos parlamentares que participaram do evento.

“Meu respeito e meu agradecimento a todos os parlamentares que hoje estão de mãos dadas com Bolsonaro e não se acovardam diante das injustiças”, disse, concluindo a mensagem com uma referência religiosa: “Deus está no comando de tudo!”

ILHÉUS EM NOTICIAS

 Ilhéus celebra Dia de São Sebastião com programação especial na Catedral

Queima de fogos, missa e procissão compõem o evento nesta terça-feira (20)


Nesta terça-feira (20), a comunidade ilheense celebra o Dia de São Sebastião, Excelso Patrono da Catedral Diocesana de Ilhéus, com uma programação especial. O evento reúne fé, devoção e é considerado um convite à solidariedade.

Iniciada no último dia 11 de janeiro, a programação da novena se encerra nesta terça-feira. As atividades têm início às 07h, com a queima de fogos em saudação ao padroeiro. Às 10h, será celebrada a Missa Solene, presidida por Dom Giovanni Crippa, bispo da Diocese de Ilhéus. Já no período da tarde, às 17h, acontece a procissão, com saída da Catedral, reunindo fiéis pelas ruas do centro da cidade.

A celebração contará com a presença do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon e de secretários municipais, reforçando o respeito e o apoio do poder público às manifestações religiosas e culturais do município.

A Festa de São Sebastião é organizada pela Diocese de São Jorge dos Ilhéus, com apoio da Prefeitura. Foto: Nadson Carvalho 

 Ilhéus apresenta drone de salvamento aquático em evento nesta terça-feira (20)

Ferramenta inovadora atua como apoio às equipes de resgate


A Prefeitura de Ilhéus realiza, nesta terça-feira (20), o lançamento do drone salva-vidas Falcon, equipamento voltado ao reforço das ações de segurança e salvamento no litoral do município. A apresentação acontece às 11h, no Hotel Aldeia da Praia, localizado na Avenida Tancredo Neves, Km 4.

O Falcon foi desenvolvido pela empresa local GTEEX e é uma adaptação de um drone agrícola, ajustado para atuar em situações de emergência. O equipamento possui capacidade para lançar boias e oferecer suporte imediato a pessoas em risco no mar, em rios ou em áreas alagadas, até a chegada das equipes especializadas de resgate.

A tecnologia permite uma resposta mais rápida em ocorrências, especialmente em locais de difícil acesso ou quando o tempo é um fator decisivo para salvar vidas. O uso do drone não substitui o trabalho dos profissionais de salvamento, mas funciona como um importante apoio operacional, ampliando a eficiência e a agilidade do atendimento.

A Prefeitura de Ilhéus reforça que a adoção de novas tecnologias faz parte do compromisso da gestão com a modernização dos serviços públicos, a proteção da população e a segurança de moradores e visitantes que frequentam o litoral do município. - Foto: Yan Hughes 

Mutirão de varrição promove limpeza no bairro Hernani Sá

Prefeitura de Ilhéus segue com ações regulares de manutenção urbana na cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou nesta terça-feira (20) um mutirão de varrição no bairro Hernani Sá, com o objetivo de intensificar os serviços de limpeza urbana e promover um ambiente mais agradável para a comunidade.

A ação contribui diretamente para a meloria do aspecto urbano, auxiliando na prevenção do acúmulo de resíduos e na promoção do bem-estar dos moradores. O mutirão também reforça a importância da manutenção contínua dos espaços coletivos.

Com a iniciativa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a qualidade de vida da população e o cuidado permanente com os bairros do município, seguindo com ações regulares de limpeza em diferentes pontos da cidade

Prefeito Valderico Junior apresenta drone salva-vidas para fortalecer segurança nas praias

Tecnologia inovadora servirá de apoio às equipes de salvamento, contribuindo para uma resposta mais rápida


Ilhéus passou a contar com um novo recurso tecnológico para reforçar a segurança no litoral. Nesta terça-feira (20), o prefeito Valderico Junior apresentou o drone salva-vidas Falcon, equipamento que será utilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, como apoio às ações de salvamento nas praias do município.

A apresentação reuniu autoridades municipais, imprensa e população no Hotel Aldeia da Praia, com demonstração e explicação sobre como o recurso tecnológico será usado. 

Desenvolvido pela empresa ilheense GTEEX, o Falcon é um drone adaptado para atuar em situações de emergência. O equipamento pode lançar boias e prestar suporte imediato a pessoas em risco no mar, o que se torna ainda mais importante durante o verão, período de maior movimentação nas praias e de aumento nas ocorrências.

Para o prefeito, a iniciativa reflete uma gestão que tem priorizado inovação e planejamento. “Estamos buscando o que há de mais avançado para tornar Ilhéus mais preparada para cuidar do nosso povo e de quem visita a cidade. Se um dos nossos maiores ativos é o turismo, precisamos garantir que as praias sejam seguras”, afirmou.

Com a novidade, Ilhéus integra um seleto grupo de municípios que utilizam drones em ações de salvamento, o que reforça o posicionamento da cidade na adoção de soluções modernas voltadas à proteção da vida. - 







fotos: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

Hospital da Santa Casa de Cachoeira será reestruturado para retomar atendimentos

Uma parceria entre o Governo do Estado, Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e Fundação José Silveira permitirá a reestruturação do Hospital São Judas Tadeu, unidade da instituição do Recôncavo Baiano. Dentro desta parceria, foi assinado um termo de cooperação celebrado entre a Santa Casa e a Fundação José Silveira. O documento prevê um processo de aprimoramento da gestão e realização de ações voltadas à reestruturação.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) garantirá a entrega de diversos equipamentos que possibilitarão a retomada de serviços e qualificação do atendimento. Os equipamentos serão encaminhados para o hospital após o levantamento das necessidades e início da reestruturação da gestão. Serão enviados, dentre outros aparelhos, raio-x, ultrassonografia, mesa cirúrgica, foco de teto, aparelho de anestesia, camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos. 

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirmou que a Sesab possibilitará a manutenção e contratualização de serviços no hospital. "Reafirmo o nosso compromisso com a Santa Casa. Temos a perspectiva da ampliação de serviços, com a instalação dos leitos de UTI e reestabelecimento de cirurgias eletivas. Traremos a saúde para mais perto da população", afirmou a Secretária. 

Para a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, o trabalho em conjunto é muito importante para a retomada integral da assistência. "Nunca houve uma parceria tão forte da prefeitura e Governo do Estado. Isso possibilitará a retomada integral dos atendimentos ", pontuou.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Cachoeira, Gilson Agrário, o termo e a chegada dos equipamentos possibilitará a retomada gradual dos atendimentos do Hospital São Judas Tadeu. "Temos a convicção que esta parceria irá gerar melhorias no hospital. Reafirmo que a Santa Casa continua contando com a colaboração da Prefeitura, Governo do Estado e Fundação José Silveira,  para que possamos construir um hospital cada vez melhor e ofertar um atendimento cada vez mais qualificado no nosso município", disse.

O deputado federal, Antônio Brito, e a deputada estadual, Fabíola Mansur, também estiveram na cerimônia de assinatura do termo de cooperação.
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Zenisson Soares tem luta reconhecida na defesa do transporte coletivo na

Repórter online e ativista social, Zenisson Soares consolidou-se como uma das principais referências na defesa dos direitos dos estudantes e dos usuários do transporte coletivo na Bahia. Sua atuação firme e contínua envolve fiscalização, cobrança por melhorias e defesa do cumprimento da legislação, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana.

Atualmente, Zenisson Soares é membro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo e Rodoviário de Itabuna e Região, entidade que acompanha de perto a qualidade dos serviços prestados à população, atuando de forma ativa na mediação entre usuários, empresas e poder público.

Com uma trajetória marcada pela militância estudantil e política, Zenisson foi ex-dirigente da UESB – União dos Estudantes do Sul da Bahia, entidade que se destacou por ser a primeira organização estudantil oficialmente regulamentada pelo Governo da Bahia, em março do ano 2000. No mesmo período, também exerceu função de liderança no PFL Jovem de Itabuna, quando o então presidente estadual do partido era ACM Neto, fortalecendo sua experiência na organização política da juventude.

Ao longo dos anos, sua atuação esteve voltada para pautas sensíveis e de grande impacto social, como a meia-passagem estudantil, a gratuidade para idosos e pessoas com deficiência, além da luta constante por melhorias no transporte coletivo urbano e rodoviário. Seu trabalho é pautado pelo interesse público, pela transparência e pelo respeito aos direitos dos usuários.

Paralelamente à militância social, Zenisson Soares atua como repórter online, produzindo conteúdos jornalísticos voltados para política, cidadania, mobilidade urbana e temas sociais, com foco especial na Bahia. A união entre jornalismo digital, ativismo social e experiência política consolidou seu nome como uma voz ativa e respeitada na defesa dos direitos coletivos.

Serviço

Nome: Zenisson Soares

Atuação: Repórter Online e Ativista

Funções:

– Membro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito

– Presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo e Rodoviário de Itabuna e Região

Histórico:

– Ex-dirigente da UESB – União dos Estudantes do Sul da Bahia

– Ex-dirigente do PFL Jovem de Itabuna (2000)

 presidência estadual de ACM Neto.

O editor.


Uesc alcança conceito máximo no Enamed e consolida excelência na formação médica


Curso de Medicina da universidade obtém nota 5 na primeira avaliação nacional e reforça compromisso com o SUS


A Universidade Estadual de Santa Cruz alcançou o conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed 2025), divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação. Na primeira edição do exame, que avaliou 351 cursos de Medicina em todo o país, a Uesc destacou-se ao atingir a pontuação máxima.

Para o reitor Alessandro Fernandes, o resultado reflete a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e dos cenários de prática. Segundo ele, o novo formato do exame, com maior ênfase nas competências profissionais e na articulação entre teoria e prática, confere ainda mais relevância ao desempenho alcançado, traduzindo-se na formação de médicos preparados, éticos e comprometidos com o Sistema Único de Saúde.

O vice-reitor Maurício Moreau ressalta que o conceito 5 evidencia a qualificação dos formandos e a consistência do ensino ofertado. Para ele, a avaliação confere visibilidade ao esforço institucional em manter um curso de excelência, voltado à formação de profissionais de alto nível.

A coordenação do Colegiado do Curso, representada pelos professores Marcílio Ferreira Marques Filho e Nelson Dinamarco Ludovico, destaca que o desempenho reafirma a solidez de um projeto formativo construído coletivamente. O resultado, segundo eles, decorre do empenho dos estudantes e do compromisso ético com a excelência, além do reconhecimento às instâncias institucionais que sustentam o curso.

Implantado em 2001, o curso de Medicina da Uesc foi o primeiro do interior da Bahia e pioneiro no estado na adoção do Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), sendo o terceiro do país a utilizar a metodologia. O modelo coloca o discente no centro do processo formativo, com integração entre teoria, prática e ensino-serviço-comunidade, culminando nos estágios supervisionados em unidades de saúde conveniadas.

Criado em abril de 2025, o Enamed é uma adaptação do Enade para concluintes de Medicina e tem caráter obrigatório. O desempenho individual pode ser utilizado para ingresso em programas de residência médica unificados pelo MEC e organizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, por meio do Enare. Ascom.

Confira mais notícias Confira mais notícias

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Segunda noite do Ita Pedro em Itabuna

Segunda noite do Ita Pedro tem público recorde, Estakazero, Bruno e Marrone, Maiara e Maraísa e show eletrônico de Alok Foi histórica a 2ª n...