domingo, 9 de março de 2025

Andréa Silva será a nova apresentadora do Jornal da Manhã, da TV Bahia

Informação foi divulgada pela emissora nesta sexta (07)

Do -Correio24horas.com.br/Anna Luiza Santos -  Na tarde desta sexta-feira (07), a TV Bahia anunciou mais uma novidade na sua programação. A apresentadora Camila Oliveira irá entrar em férias e quem vai comandar temporariamente o Jornal da Manhã, ao lado de Ricardo Ishmael, será a jornalista Andréa Silva. 

Nascida em Itabuna, no sul do estado, a repórter começou a carreira na cidade natal e veio a Salvador em 1995 para trabalhar na TV Itapoan. No ano seguinte, estreou na TV Bahia, onde trabalha há 29 anos. Andréa fez a sua primeira entrada da carreira justamente no carnaval, na folia de 1995, na Praça Castro Alves, cobrindo o cortejo do Olodum. Torcedora fiel do Bahia e admiradora de Santa Dulce dos Pobres, Andréa também é mãe de dois filhos.

Através do Instagram da TV Bahia, Camila Oliveira informou que seu retorno ao JM será no dia 25 de março. "Essa pausa é necessária, merecida também. Vou matar saudade da minha família. Mas eu volto lá no dia 25 de março trazendo novidades da nova estação e tudo de mais importante que acontece na Bahia", disse a jornalista

A emissora também fez questão de publicar um vídeo descontraído e com curiosidades sobre Andréa para o público se aproximar cada vez mais desse rosto tão conhecido e respeitado da televisão baiana. 

Junte-se à nossa comunidade de leitores comprometidos com o jornalismo local de qualidade.

Lula dá meio bilhão a órgão na Espanha para Cop30, sem licitar

Governo petista fechou contrato de R$478,3 milhões com a entidade OEI

Lula aparece no Instagram da OEI com Mariano Jabonero, secretário-geral da entidade internacional (Foto: Reprodução/Instagram

Do - Diario do Poder - Enquanto é pressionado a cortar gastos para conter a crise cambial e inflacionária que impactam a vida dos brasileiros mais pobres, o governo do presidente Lula (PT) fechou a contratação de uma organização internacional sediada na Espanha por R$ 478,3 milhões, para organizar a cúpula climática mundial COP30, que acontecerá em Belém. Ao todo, a entidade mantém R$ 600 milhões em parcerias com o governo de Lula.

A escolha da Organização dos Estados Ibero-Americanas para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) resultou na dispensa de licitação para o contrato de quase meio bilhão do suado dinheiro dos pagadores de impostos brasileiros, em razão de a entidade ser internacional. A contratação foi revelada pelo jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil.

A OEI é autoproclamada “a maior organização multilateral de cooperação entre os países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa”, como afirma em seu site.

A contratação foi formalizada em dezembro do ano passado, no momento crítico de alta vertiginosa do dólar e de inflação pesando sobre os alimentos. Enquanto a COP30 acontecerá na capital do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, o contrato milionário terá vigência até junho de 2026.

O objeto da contratação é descrito da seguinte forma “Cooperação entre as partes visando a preparação, organização e realização da COP30, incluindo a realização de ações administrativas, organizacionais, culturais, educacionais, científicas e técnico-operacionais, em conformidade com o plano de trabalho, consubstanciado no instrumento”.

O secretário Extraordinário para a COP30 da Casa Civil da Presidência da República, Valter Correia, é quem assina a contratação, com o aval de seu chefe no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Outro que subscreve a contratação é o Diretor da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi, que é um advogado baiano formado pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto de Direito Privado (IDP).

Dilma no Instagram da OEI com Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI.

Ligações com governo

Dirigentes da OEI ilustram postagens das redes sociais da entidade ao lado de autoridades da cúpula do governo de Lula, como o próprio presidente, a primeira-dama Janja e ministros. E seu atual diretor no Brasil, Rodrigo Rossi, sucedeu, em julho de 2024, Leonardo Barchini, que ocupa o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação no governo do petista. Barchini passou 11 meses dirigindo a entidade, antes de ingressar na gestão de Lula.

A data da troca de comando coincide com a ampliação das contratações da OEI com o governo. Naquele segundo semestre de 2024, a entidade fechou cinco contratos milionários com o governo de Lula: R$ 35 milhões com o MEC em 30 de agosto de 2024; R$ 15 milhões com a Secretaria de Micro e Pequena Empresas no dia 17 de dezembro de 2024; R$ 10 milhões com a Secretaria de Micro e Pequena Empresas no dia 18 d eoutubro de 2024; R$ 8,1 milhões no dia 10 de dezembro de 2024 com a Presidência da República; e R$ 15,7 milhões com a Secop no dia 23 de dezembro de 2024.

colaboração regional para promover uma compreensão comum frente aos desafios ambientais compartilhados pela região amazônica, demonstram como organizações regionais podem desempenhar um papel fundamental em conferências globais, assim como a importância de adaptar as estratégias globais às realidades locais para alcançar a sustentabilidade ambiental.

A OEI, portanto, não faz a gestão financeira dos recursos da COP30 no Brasil, mas sim apoia o Estado brasileiro nas ações de planejamento e organização para a realização do evento no país. A cooperação poderá abranger ações administrativas, organizacionais, culturais, educacionais, científicas e técnico-operacionais”. (Com CNN Br

sangria de recursos públicos em direção à Organização dos Estados Ibero-Americanas soma apenas R$ 50 milhões, entre os governos de Dilma Rousseff (PT), de 18 milhões; Michel Temer (MDB), R$ 22 milhões, e Jair Bolsonaro (PL), R$ 10 milhões.

Segundo o jornalista Caio Junqueira, a OEI é apontada como a entidade com melhores condições de contratação, em comparação com concorrentes internacionais, como agências da ONU (FAO, Pnud, Acnur, Unesco) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Outro lado

A Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil justificou à CNN Brasil que o contrato foi firmado conforme decreto 11941E informou que a gestão financeira dos recursos para a realização da COP é responsabilidade do país-sede a cada edição.

“A OEI, portanto, não fará a gestão financeira dos recursos da COP30. A organização é responsável por parte dos recursos destinados ao planejamento e estruturas e serviços temporários necessários à realização do evento”, alegou o órgão da Casa Civil no governo de Lula.

sábado, 8 de março de 2025

Lançamento de livro destaca a luta pela igualdade de gênero em Itabuna

Na próxima quarta-feira, 13 de março, a advogada e escritora Andréa Peixoto realizará o lançamento do seu primeiro livro, "Mulheres em Movimento: Igualdade de Gênero e Transformação". O evento acontecerá às 18h, na OAB Subseção Itabuna, reunindo amigos, familiares e apoiadores da causa feminista.

Mais do que uma obra literária, o livro representa um chamado à reflexão sobre a luta das mulheres por direitos e equidade. Em sua escrita, Andréa aborda desafios históricos e contemporâneos enfrentados pelas mulheres, destacando a importância da mobilização social e das políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa.

"Esse é um dos momentos mais importantes da minha trajetória, e eu quero muito compartilhá-lo com pessoas que fazem parte dessa caminhada", declarou a autora em seu convite oficial.

O evento promete ser um marco não apenas para a carreira literária de Andréa Peixoto, mas também para o debate sobre igualdade de gênero na região. Interessados em participar devem confirmar presença pelo WhatsApp: (73) 99128-3346.

Andréa, é sobrinha do empresário, Jorge  Braga, ex-presidente e diretor do Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna-CDL. A doutora Andréa Peixoto, muito sucesso, no caminho mágico e encantador dos escritores.

A coluna PERSONA homenageia as mulheres

Celebrando a Força e a Inspiração das Mulheres: Uma Homenagem no Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos a força, a resiliência e a dedicação de todas as mulheres ao redor do mundo. Em especial, dedicamos uma homenagem à primeira-dama de Itabuna,

Andrea
Andrea Castro, esposa do prefeito Augusto Castro, e à vice-prefeita de Ilhéus, Vanessa Gedeon, do prefeito Valderico Júnior.
Ambas representam, com excelência, as mulheres itabunenses e ilheenses que fazem a diferença na vida de tantas pessoas.

Vanessa
Andrea e Vanessa são exemplos de liderança e empatia, sempre comprometidas com o bem-estar da comunidade e com a promoção de políticas que visam à igualdade e à justiça social. A presença de mulheres como elas na política é fundamental para construir um futuro melhor, onde todas tenham voz e vez.

A Coluna PERSONA e o jornal online EXPRESSAOUNICA desejam muitas felicidades a todas as mulheres — mães, esposas, companheiras, educadoras e filhas — que se dedicam incansavelmente à formação de seus filhos e ao fortalecimento de suas famílias, tornando seus lares espaços de amor, harmonia e paz.

Que cada uma de vocês continue brilhando e inspirando, mostrando que o mundo é um lugar melhor quando somos solidárias e unidas.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Gildete Curvelo e Joselito dos Reis.

Tributo para Gildete!

Gildete Curvelo, uma grande mulher grapiúna!

Esposa exemplar, mãe dedicada, trabalhadora incansável e uma extraordinária psicóloga, Gildete Curvelo é sinônimo de determinação e generosidade. Destemida e guerreira, sua vida é pautada pelo compromisso de ajudar o próximo, sempre com empatia e dedicação.

Como uma verdadeira leonina, não dá espaço para o pessimismo. Veio ao mundo para ser exemplo de superação e força, mostrando que vencer é possível quando se tem coragem e propósito. Sua missão é fazer o bem sem olhar a quem, sem distinção de classe social, cor ou raça. Para ela, o amor é a essência da vida, e o preconceito não tem lugar em seu coração.

Parabéns, mulher guerreira! Você é uma verdadeira pérola da vida!

Por- Joselito dos Reis 

           Editor

sexta-feira, 7 de março de 2025

Prefeitura de Itabuna adia início das aulas na Escola Profissionalizante para reestruturação do quadro de professores


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), precisou adiar o início das aulas para os 700 alunos matriculados na Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro até a conclusão do processo de reestruturação do quadro de profissionais que vão atuar como professores nos 12 cursos oferecidos. As aulas, que começariam na próxima segunda-feira, dia 10, serão iniciadas em data a ser divulgada pela SEMPS.

Segundo o secretário da Promoção Social, José Carlos Trindade, a reestruturação do quadro de professores da Escola Profissionalizante se fez necessário diante da decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia(TJBA) que exigiu do Município o desligamento imediato dos servidores já aposentados que no entendimento jurídico consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não podem mais continuar como funcionários públicos municipais do quadro efetivo.

“Como alguns dos nossos professores e servidores administrativos da Escola Profissionalizante estavam nesta situação, o adiamento do início das aulas foi inevitável. Entretanto, já estamos trabalhando para contratação de outros profissionais para suprir tal demanda”, disse Trindade.

Atualmente, 11 cursos são oferecidos pela Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro como Arte Culinária, Artesanato, Bordado à Mão, Estética, Manicure, Cabeleireiro feminino, Barbearia, Corte e Costura, Pintura, Informática e Crochê.

Neste ano, a instituição está implantando o curso de habilitação em Unha em Gel, destinado ao aperfeiçoamento de manicures que já atuam no mercado e demais pessoas interessadas em adquirir novos conhecimentos profissionais.

Secom


Lula continua caindo em desaprovação

Reprovação de Lula aumenta e passa dos 50%, atesta pesquisa

Lula (PT), presidente da República - Foto: redes sociais.
Aprovação do governo petista também registrou queda para 45,7%.

Do-Diario do Poder - Levantamento da AtlasIntel, divulgado nesta sexta-feira (7), aponta que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 53%. Na última pesquisa divulgada, em fevereiro, os índices eram de 51,4%.

A aprovação do governo do petista também diminui, passou de 45,9% para 45,7%.

Aprovação do Presidente Lula. (Foto: LATAM PULSE FEVEREIRO 2025)

A avaliação do governo também piorou: 50,8% consideram a gestão ruim ou péssima, contra 46,5% no mês anterior. Já 37,6% classificam como ótima ou boa, enquanto 11,3% a avaliam como regular.
Avaliação do Governo Lula. (Foto: LATAM PULSE FEVEREIRO 2025)

Avaliação do Governo Lula. (Foto: LATAM PULSE FEVEREIRO 2025)

A pesquisa foi conduzida pela Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel entre 24 e 27 de fevereiro de 2025, por meio de formulários on-line, com 5.710 entrevistados. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança, 95%.

ILHÉUS EM NOTICIAS

UBS Esperança realiza ação especial para homenagear mulheres

Na manhã desta sexta-feira (07), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Esperança, localizada na Avenida Esperança, em Ilhéus, promoveu uma ação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com um café da manhã para as participantes, além de diversos serviços voltados ao bem-estar e à saúde feminina.


Durante a programação, as mulheres tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra motivacional ministrada por uma pedagoga e também participaram de um momento de escuta com uma psicóloga, reforçando o cuidado com a saúde emocional. A dona de casa Juliana Brito dos Santos estava feliz em praticar da ação: “Essa é a primeira vez que nós mulheres, moradoras dessa área participamos de algo assim. Gostei muito”, disse.
Foram oferecidos também na manhã de homenagens, serviços de autocuidado, como limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelhas. Na área da saúde, a ação disponibilizou exames essenciais para a prevenção e acompanhamento da saúde da mulher, incluindo citologia, marcação de ultrassonografias de mama, endovaginal e de tireoide que são exames importantes para avaliar os hormônios e a saúde íntima da mulher. 
Silvia Santos também comentou que gostou muito de participar desse momento: “Eu amei tudo que teve aqui. Obrigada por nos homenagear”.

A iniciativa reforçou a importância do cuidado integral com a mulher, oferecendo acolhimento e serviços essenciais para promover a saúde e a autoestima. De acordo com a gerente da UBS Esperança, cerca de 50 mulheres passaram pela unidade saúde durante a ação.

“Todas essas mulheres têm uma vida marcada por lutas e superação. Precisamos homenageá-las promovendo momentos como esse”, destacou Aline Andrade.

Segundo a coordenadora da atenção básica do município de Ilhéus, Rosany Borges, a iniciativa de realizar essa mobilização em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, será estendida ao longo de todo o mês em várias unidades básicas de saúde, pois o reconhecimento e a valorização da mulher devem acontecer diariamente. “Com essas ações, buscamos enfatizar a importância do cuidado com a mulher em todas as suas múltiplas funções – como mãe, profissional, dona de casa e filha. É essencial valorizar a figura feminina e fortalecer o empoderamento das mulheres, garantindo espaços de acolhimento, respeito e bem-estar", afirmou Rosany.

A secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, destacou que diversas UBS e ESF vão promover ações com atendimentos específicos para as mulheres em março. “Essas atividades têm o propósito de homenagear as mulheres e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da prevenção de doenças. Esse é um compromisso da gestão de Valderico Júnior e Wanessa Gedeon, que busca oferecer uma saúde cada vez mais acessível, humanizada e de qualidade para a população. Queremos que todas as mulheres se sintam acolhidas pela Secretaria de Saúde”, afirmou.

Teremos ações em homenagem às mulheres nas seguintes unidades de saúde:

11/03 – UBS Conquista, às 7h

13/03 – UBS Mário Alves de Souza, às 8h

17/03 – UBS Ponta da Tulha, às 9h

21/03 – UBS Juerana, às 9h

20/03 – ESF Ilhéus II às 8 da manhã

Sucom 

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias: Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade Hist...