sexta-feira, 7 de março de 2025

Uesc recepciona os novos alunos com Calourada Acadêmico-Esportiva e Artístico-Cultural

Evento começa após a aula magna segunda-feira, 10 de março

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inicia, entre os dias 10 e 13 de março de 2025, a Calourada Acadêmico Esportiva e Artístico-Cultural Unificada 2024.2, um evento repleto de atividades voltadas para a recepção e integração dos 1.754 novos estudantes que ingressam na instituição.

A programação diversificada inclui oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas e atividades culturais, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os calouros. A organização do evento é conduzida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Extensão (Proex), Ações Afirmativas e Permanência Estudantil (Proape), além do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Entre os 40 cursos de graduação oferecidos pela Uesc, alguns se destacaram na preferência dos candidatos:  Medicina (Bacharelado Integral) foi o mais procurado e com a maior nota de corte.  Biomedicina (Bacharelado Integral) é a segunda opção mais desejada entre os ingressantes. Direito (Bacharelado Noturno). Medicina Veterinária (Bacharelado Integral), Psicologia (Bacharelado Integral), entre os cursos mais concorridos.

Atividades e programação da Calourada

A recepção contará com diversas atividades para auxiliar os estudantes no início da trajetória acadêmica, incluindo oficinas e rodas de conversa sobre permanência estudantil, saúde mental, inclusão e pesquisa.

Destaques da programação:

Oficina: Desvendando a pós-graduação – um guia para iniciantes Segunda-feira, das 13h30 às 15h30 – Auditório Paulo Souto, com os professores Vinicius Arakawa e Ricardo Siqueira Bovendorp. Terça-feira (11/03), 10h e quinta-feira (13/03), 19h30 às 21h, no Auditório de Direito, Roda de Conversa: Entrei na Uesc. Como me manter? Dicas sobre adaptação à universidade, permanência estudantil e suporte institucional. Roda de Conversa: Saúde mental e qualidade de vida- desafios e possibilidades, Quarta-feira (12/03), 8h às 9h,  Auditório Paulo Souto, Discussão sobre saúde mental no ambiente acadêmico.

 Visitas Guiadas

Biblioteca – Quarta-feira (12/03), 9h às 10h e 19h30 às 20h. Oficina de Xadrez quinta-feira (13/03), 10h às 12h – Auditório de Direito- Para os amantes da estratégia, uma atividade voltada ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Também na quarta-feira (12/03), 10h às 12h e 19h às 20h30 – Auditório Paulo Souto, Reflexão sobre a importância do movimento estudantil na universidade com a mesa: O DCE no caminho da resistência – o papel do movimento estudantil.

A Calourada 2025.1 será uma oportunidade única para que os novos alunos conheçam melhor a estrutura da Uesc, criem laços com colegas e professores e comecem sua jornada acadêmica com toda a energia e apoio necessários. Ascom/UESC.

Shauan, o "El Gringo", encanta foliões no Carnaval de Salvador

Na noite de terça-feira, 4 de março, último dia do Carnaval em Salvador, Shauan, conhecido como "El Gringo", fez uma apresentação memorável no Nordeste de Amaralina. Com sua energia contagiante e carisma inconfundível, ele cativou os foliões do bloco Ubuntu, transformando sua performance em um dos momentos mais marcantes da festa.

Com um repertório vibrante, Shauan arrastou uma multidão empolgada, que dançava e cantava a cada batida. O clima era de pura celebração, e a conexão entre o artista e o público era evidente, provando que a música tem o poder de unir as pessoas, independentemente de barreiras culturais.

A apresentação foi um verdadeiro espetáculo, deixando os foliões extasiados e ansiosos por mais do talento e animação do artista. Sem dúvida, uma experiência que ficará na memória de todos os presentes!


Coluna PERSONA

Celebração e Confraternização: 3° Encontro Telebahianos

Por Gildete Curvelo
Psicóloga CRP03/949
Zap/fone:73-99133-4957

O 3° Encontro Telebahianos, que ocorrerá no dia 15 de março, às 12h, na Loja Maçônica 28 de Julho, em Itabuna, é um evento que promete ser um marco na história dos ex-colegas da Telebahia.

Este encontro, que já se tornou uma tradição, tem como objetivo principal promover um momento especial de descontração e confraternização entre aqueles que compartilharam experiências e desafios ao longo dos anos.

A Comissão Organizadora, composta por ex-colaboradores dedicados, se empenha para que esse dia seja repleto de recordações e risadas. É uma oportunidade para relembrar os bons momentos vivenciados, as dificuldades superadas e o apoio mútuo que sempre existiu entre os colegas.

Ao longo das décadas, muitos laços de amizade foram formados, e o encontro é uma forma de celebrar essas conexões.

Neste evento, todos terão a chance de recontar histórias, rever amigos, e até mesmo conhecer as novas gerações das famílias que se formaram a partir dessas amizades.

É um momento de valorização das trajetórias pessoais e profissionais, todos  são bem-vindos para compartilhar desse legado.

Os agradecimentos são direcionados a todos os membros da comissão, que dedicam seu tempo e esforço para tornar cada encontro uma celebração memorável.

A participação de cada ex-colega é fundamental para que o evento seja um sucesso, e juntos, todos podem contribuir para criar novas memórias que serão eternizadas nos corações de todos. Se lembram... ?1?




Assim, o 3° Encontro Telebahianos se configura não apenas como um evento, mas como uma verdadeira celebração da vida, das amizades e das histórias que nos unem. Com gratidão, todos estão convidados a participar e fazer parte desse momento especial!

Santa Café: O Sabor da Tradição e Alegria na Feijoada do Tarik

Na vibrante atmosfera da Feijoada do Tarik, o casal de empresários Ivan Loup e André  Weman da rede Santa Café fez questão de marcar presença com um stand que se tornou um ponto de destaque no evento. Com um aroma irresistível no ar, eles proporcionaram aos foliões a oportunidade de saborear um cafezinho que encantou os paladares e aquecer os corações.

Após a degustação da deliciosa feijoada, o café brasileiro da Santa Café se revelou a combinação perfeita para encerrar a refeição com chave de ouro. Os visitantes puderam apreciar o cheiro e o sabor de um bom café, tornando a experiência ainda mais completa. Foi um autêntico sabor de alegria, onde a tradição da feijoada se uniu à riqueza do nosso café, dando boas-vindas a todos os que se deixaram envolver pelo clima festivo.

A presença da Santa Café na Feijoada do Tarik não apenas elevou o evento, mas também reforçou a importância do café em nossa cultura, fazendo com que cada cafezinho servido fosse um convite para celebrar a vida e as boas companhias. Com certeza, um momento inesquecível que deixou todos com um gostinho de quero mais!

Uma Homenagem a Maria Alice Araújo Pereira: "A Lenda que Deixou sua Marca em Nossos Corações"

É com profundo pesar que comunicamos a perda da nossa querida amiga Maria Alice Araújo Pereira, que nos deixou no dia 06 de março de 2025. Sua partida foi um momento de grande tristeza, e a separação é, sem dúvida, dolorosa. No entanto, o legado que Maria Alice construiu ao longo de sua vida permanecerá gravado na memória e no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com essa mulher extraordinária.

Maria Alice sempre se destacou na política, atuando com determinação, garra e força. Sempre em busca do melhor desempenho em sua carreira. Sua paixão pelo serviço público e seu compromisso com a comunidade foram evidentes em cada ação que tomou. Além de sua atuação política, ela era uma radialista respeitada do Rádio Nacional, onde sua comunicação próxima à população trouxe informações relevantes sobre tudo o que acontecia em Itabuna. Sua voz era um elo entre as pessoas e a informação, e seu coração gigante tocou a vida de muitos.

Neste momento de dor, a Coluna PERSONA e o jornal online EXPRESSAOUNICA se solidarizam com os familiares e amigos de Maria Alice. Nossos sinceros sentimentos a todos que estão enlutados. Que Deus conforte os corações de cada um neste momento tão difícil, e que a memória de Maria Alice continue a inspirar e a guiar todos nós. Sua marca indelével ficará para sempre em nossas vidas.

Até a próxima! Abraço, aos nossos queridos internautas.

"Deus, sempre conosco. Só ELE, é o caminho!"

https://www.instagram.com/p/C_sia2AO4TL/?igsh=dW8wamRuM2ZreTBj


SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA CÂMARA VAI DISCUTIR ENTREGA DAS OBRAS DO ITABUNÃO

A Sessão está programada para as 19h, a participação dos torcedores, é muito importante!

Vereador e dirigente do IEC, Ricardo Xavier

Convocada pelo vereador Ricardo Xavier, será realizada na próxima segunda-feira (10), no plenário Vereador Raimundo Lima, da Câmara de Vereadores de Itabuna, uma Sessão Extraordinária para discutir a entrega das obras do Estádio Fernando Gomes de Oliveira (Itabunão).
O vereador Ricardo Xavier, que também é dirigente do Itabuna Esporte Clube (IEC), enfatiza que o time não pode ficar mais uma vez sem jogar em casa, assim como o Grapiúna Futebol Clube. O Campeonato Baiano tem início no próximo dia 10 de abril, e a Prefeitura de Itabuna tem apenas 40 dias para concluir as obras e entregar o estádio à população e aos times que representam a cidade.

Há cinco anos, tanto o Itabuna Esporte Clube quanto o Grapiúna Futebol Clube são obrigados a disputar suas partidas longe de seus torcedores devido à falta de um estádio adequado no município. A situação representa um grande descaso dos gestores de Itabuna com os clubes e seus torcedores.

quinta-feira, 6 de março de 2025

Workshop da Uesc Debate Políticas Públicas e Ensino Bilíngue para Surdos

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), em colaboração com o Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMdic) e os Projetos de Extensão Dinamizando o Ensino de Libras e Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promoveu, no dia 12 de fevereiro, um evento de relevância para a formação de tradutores-intérpretes e para a comunidade surda.

“O evento não apenas promoveu o aperfeiçoamento técnico dos tradutores-intérpretes, mas também fomentou o debate sobre a necessidade de políticas efetivas e inclusivas para a educação de surdos no Brasil. Mais do que um momento de aprendizado, a iniciativa representou um chamado à responsabilidade coletiva por uma educação que respeite as particularidades dessa comunidade, garantindo equidade no acesso ao conhecimento e à produção acadêmica,” destacaram os coordenadores.

O encontro, realizado em dois turnos, contou com uma palestra e um workshop voltados à discussão das políticas públicas para a educação bilíngue e aos desafios da tradução e interpretação de enunciados matemáticos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pela manhã, 10 tradutores-intérpretes participaram das atividades, juntamente com uma estudante e dois professores surdos. A professora doutora Elidéa Bernardino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou a palestra inicial, abordando a "Ação Construída em Libras" e sua importância na tradução e interpretação. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar suas estratégias de interpretação de enunciados matemáticos em um workshop prático.

No período da tarde, o evento reuniu 40 participantes, incluindo sete pessoas surdas. Estiveram presentes professores e licenciandos em Letras Libras do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Itapetinga, profissionais do IFBaiano de Uruçuca, lideranças surdas de Ilhéus, Itabuna e Itapetinga, além do professor surdo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Marcílio Vasconcelos. 

O debate, conduzido pela professora doutora Jurema Lindote Botelho Peixoto, pela professora mestra Roberta Brandão e pelo professor doutor Wolney Gomes Almeida, destacou a defasagem entre as políticas públicas e sua efetiva implementação, revelando os impactos negativos dessa negligência na vida acadêmica e profissional da comunidade surda.

A professora Elidéa Bernardino apresentou um documento de referência para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Brasil, ressaltando as dificuldades enfrentadas por essa população no acesso à escrita acadêmica. Os relatos de participantes surdos evidenciaram barreiras linguísticas persistentes, como a ausência de uma abordagem estruturada para a disciplina de Língua Portuguesa como segunda língua, dificultando a publicação de artigos e a inserção no meio acadêmico. 

Ascom/UESC 

Prefeito Augusto Castro sanciona Lei que institui contratação pela Regime Administrativo

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou a Lei nº 2.708, publicada na edição desta quinta-feira, dia 6, que institui o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público pelos órgãos da Administração Municipal direta, as autarquias e as fundações públicas.

Pelas normas, entende-se como de excepcional interesse público a situação que demande urgência no recrutamento de mão de obra para assegurar a prestação regular ou a continuidade de serviço público essencial e que não possa ser atendido com o quadro de pessoal permanente de que dispõe a Administração Municipal, ou aqueles que, sua transitoriedade e/ou excepcionalidade, não justifique a admissão de pessoal em caráter permanente.

No artigo 3º, a referida legislação apresenta hipóteses de contratação e estabelece que o recrutamento de pessoal a ser contratado será mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive por meio do Diário Oficial do Município, prescindindo de concurso público.

O processo seletivo poderá ser dispensado, caso o tempo estimado para a conclusão do certame não seja compatível com a urgência da necessidade de contratação, devendo ser adotado o critério objetivo e impessoal de recrutamento.

As contratações deverão contar com dotação orçamentária específica e não poderão exceder o prazo de 24 meses, admitindo-se uma única prorrogação por igual período, podendo ser subdivididas em etapas compatíveis com a necessidade do serviço executado.

“A recontratação poderá ser efetuada desde que não se opere de forma imediatamente subsequente e o somatório dos períodos não exceda o limite de 48 meses”, diz o inciso 4º. Já o seguinte, informa que nas contratações por tempo determinado serão sempre observados os padrões de vencimento inicial previstos na carreira do órgão ou entidade contratante, em cargo com atribuições idênticas ou de maior similitude, assim como a jornada máxima (art. 6º Lei Municipal nº 2.664/2025).

O servidor em contrato temporário poderá fazer jus à percepção do vale/auxílio-alimentação no mesmo valor da categoria de servidores efetivos de acordo com a necessidade do serviço e natureza das atividades, desde que expressamente autorizado pelo secretário municipal, devendo ser descontado o valor de 1/22 avos para cada falta, ainda que justificada, feriado, ponto facultativo, ou por qualquer razão em que não haja expediente no setor de lotação do servidor.

O edita de processo seletivo destinado à contratação em regime especial de direito administrativo, com prazo superior a 12 meses, e ainda considerando as necessidades específicas de contratação, deverá dispor sobre normas concessivas de férias e abono natalino, desde que presente a previsão orçamentária.

“Será considerado nulo o contrato em que se verificar desvio de função do contratado, sem prejuízo da apuração das responsabilidades civil, administrativa e pena da autoridade responsável”, diz o parágrafo 8º do artigo 5º da citada Lei. Os demais artigos estipulam as formas de contratação, procedimentos, contratos de admissão temporária.

Link: https://encurtador.com.br/U7sa2

Secom

Retiro de Verão da Igreja Teosópolis de Itabuna reúne famílias em Ilhéus

Evento atraiu cerca de 400 participantes teve como tema "Talmidim", que significa aprendizes de Jesus

Especial por Gilvan Rodrigues - A Igreja Teosópolis, de Itabuna, promoveu o seu tradicional Retiro de Verão, no último feriadão, reunindo aproximadamente 400 pessoas durante quatro dias de atividades no acampamento Teosópolis, localizado na Vila Juerana, na zona norte de Ilhéus. 

O espaço, cercado pelo verde da exuberante Mata Atlântica do sul da Bahia e próximo ao mar, oferece uma ampla estrutura de diversão e lazer, além de formação, incluindo piscinas, quadra de esportes, campo de futebol, salão de jogos, área de alimentação e um espaço dedicado aos cultos. 

As famílias aproveitaram a oportunidade para desfrutar da infraestrutura do local, para o descanso enquanto participavam de momentos de diversão e lazer, louvor, adoração, reflexões e ensinamentos em cultos e mesas redondas. 

O tema do retiro de 2025 foi "Talmidim", um termo que significa "aprendizes de Jesus". O Pastor Tiago Souza, coordenador do evento, explicou:  "A ideia foi essa, sabemos que Jesus Cristo é o nosso mestre. O termo Talmidim expressa isso: seguir o mestre, aprender suas características e princípios e aplicá-los em nossa vida".

Os preletores convidados para os cultos foram os pastores Carvalho Júnior, de Coaraci, e Gamaliel, de Iguaí. Os participantes elogiaram o evento, destacando sua importância para o fortalecimento da fé.

"Nosso retiro é excelente, uma oportunidade de nos desconectar da rotina diária, passar tempo com a família e com nossos irmãos, e fortalecer nossa fé com o único propósito de servir ao Senhor", afirmou Rafael Matos, advogado presente com suas filhas.

 A secretária Adriana Oliveira Menezes também elogiou a qualidade do retiro: "Tivemos preletores excelentes, com mensagens profundas e reflexões valiosas nas mesas redondas e cultos", afirmou. O engenheiro eletricista Harrison Nobre, presente com sua família, destacou: "Para mim, o retiro ajudou a quebrar paradigmas ideológicos e foi fundamental para o fortalecimento espiritual. As pregações foram profundas e edificantes."

O agrônomo André Guimarães ressaltou a oportunidade de se reconectar com os irmãos e com a natureza: "Foi uma excelente oportunidade para rever os irmãos, ter momentos de lazer, e para as crianças praticarem esportes, sempre refletindo na palavra de Deus. Foi muito bom sair da rotina e estar em contato com a natureza", comentou.

A jovem Emanuela Argolo destacou o aprendizado proporcionado pelo retiro: "Além dos cultos, tivemos momentos de lazer, e aprendemos muito com os testemunhos dos outros. O retiro nos ajuda a sair da rotina e a renovar nosso coração com a palavra de Deus, nos inspirando a propagá-la ainda mais", afirmou.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus celebra 492 anos investindo no presente e construindo o futuro

Ilhéus em notícias: Programação reúne obras e ações que marcam as comemorações e reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cidade Hist...