segunda-feira, 3 de junho de 2024

Pré-candidata a vereadora (Avante) Tia Ró defende o social e mais mulheres na política

Tia RÔ, quer mais mulheres
na politica
A empresária e pré-candidata a vereadora em Itabuna, Rosângela Góis (Tia Ró), pela sigla do Avante, esteve na Câmara, na última quarta-feira (29), e discursou durante evento realizado pelo seu partido. Entre as bandeiras defendidas por ela, "o fortalecimento de projetos sociais, à família" e "a presença de mais mulheres na política grapiunense".

Tia Ró foi recebida pelo presidente do Avante, o professor Francisco Carlos (Chico da Direc) e por um grupo de apoiadores. “Esse é meu primeiro momento na política partidária, mas faço política social há anos, quando ao lado do meu esposo, tocamos o Instituto Ame Vidas, ONG que cuida de mães e crianças carentes no bairro Nova Itabuna”, lembrou. 

Fazermos juntos

A pré-candidata disse, ainda,  que “o compromisso de fazermos juntos uma Itabuna mais justa, mais humana; se faz com escuta, com pessoas e com políticas públicas. Em minha jornada tenho abraçado e amparado mães e filhos e sei o valor de um amparo. Com recursos próprios e com muita dificuldade, nossa ONG tem ajudado centenas de famílias daquele bairro”. Destacou.

Ao final, Tia Ró aproveitou a oportunidade para aprovar as ações de melhorias executadas no bairro Nova Itabuna, realizadas pela administração municipal e agradeceu ao prefeito Augusto Castro. “Ficamos gratos pelo apoio e pelo cuidado do prefeito com o bairro e são muitos os moradores que elogiam as melhorias. Conte certamente com o nosso apoio”.

Presenças 

"A Conferência Itabuna Avante" contou com a presença do prefeito, Augusto Castro (PSD), que tem o apoio do Avante em sua campanha de reeleição, das lideranças regionais, de um significativo grupo da militância política e imprensa local. O evento reuniu ainda os futuros postulantes do partido ao Poder Executivo, Legislativo, convidados e apoiadores.

Da assessoria da pré-candidato Tia Rô

domingo, 2 de junho de 2024

INVASÃO DO MST EM AREAS DA CEPLAC

Luís Joaquim, presidente do movimento Invasão Zero
- Foto: redes. sociais.
Invasão Zero acusa novo crime do MST em área da Ceplac. 

Luís Joaquim quer punição para invasores que considera terroristas

Do - Diario do Poder - O líder nacional do Movimento Invasão Zero, Luís Joaquim, denuncia o avanço do Movimento Sem Terra (MST) contra estações experimentas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).  Desde o Abril Vermelho, as imediações da Ceplac são alvo do movimento invasor.  A mais recente, segundo ele, foi a invasão da estação na cidade de Una, no sul da Bahia.

Para Joaquim o MST deve ser punido como ‘grupo terrorista’, já que esse foi o tratamento dispensado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra invasores de prédios públicos no 8 de janeiro, mas a punição adequada não é aplicada, de acordo com a análise, em virtude de “interesses ideológicos, políticos e partidários”.

“Está ocorrendo recentemente invasões em estações experimentais da Ceplac, em áreas públicas federais. É o mesmo grupo, um grupo de Vândalos que envolve patrimônio público federal, segundo o Supremo, é terrorista. Olha o que aconteceu em 8 de janeiro, o tratamento tem que ser o mesmo”, descreveu.

Para o presidente do movimento, “falta respeito na aplicação da Constituição Federal”. Ele pede intervenção do Ministério Público para exigir a desocupação das áreas experimentais.

Flamengo carrasco do Vasco

Mengão goleia o Vasco por 6 a 1 e assume a liderança do Brasileirão

Gerson e Davi Luis na comemoração do gol


No retorno do Brasileirão, o Flamengo aplicou uma sonora goleada, de virada, sobre o Vasco por 6 a 1, na tarde deste domingo (2), em clássico válido pela sétima rodada do campeonato nacional. Cebolinha, Pedro, David Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabi marcaram os gols rubro-negros para a festa da Nação.

Com o resultado, o Mengão assumiu a liderança da competição com 14 pontos. De quebra, o Rubro-Negro aplicou a maior goleada na história do clássico.

O jogo

Como de costume, o Flamengo começou a partida valorizando a posse de bola e trocando passes no campo de ataque. Mas foi o Vasco que acabou saindo na frente com Vegetti, que bateu de primeira dentro da área no canto direito de Rossi: 1 a 0.

Em desvantagem, o time rubro-negro precisou sair mais para o ataque em busca do empate, mas encontrava dificuldades para penetrar na área do Vasco. Até que aos 27’, o Mengão deixou tudo igual no clássico com um golaço! Arrascaeta ganhou a dividida com Maicon e a bola sobrou para Cebolinha acertar um belo chute de primeira no canto, sem chance para o goleiro: 1 a 1.

E a virada veio logo em seguida! Em escanteio curto, Cebolinha mostrou habilidade para entrar na área, driblou a marcação e cruzou na medida para Pedro escorar de peito para o fundo da rede: 2 a 1.

Na reta final da primeira etapa, Viña deu lindo lançamento para Gerson, que ganhou na dividida e ficou livre na esquerda da área. Ele soltou a bomba para boa defesa de Léo Jardim, que colocou para escanteio. Cebolinha foi para cobrança e bateu na área para David Luiz pegar de primeira, marcando o terceiro do Mengão.

Nos acréscimos, após consultar o VAR, o árbitro expulsou o zagueiro João Victor por falta dura em Cebolinha, deixando a equipe cruzmaltina com um a menos. Destaque da primeira etapa foi o poder de reação do Mais Querido em sair atrás no placar e conseguir a virada.

Com a superioridade numérica, o Flamengo voltou para a segunda etapa pressionando a saída de bola do Vasco. E deu certo! Logo aos cinco minutos, o time rubro-negro marcou o quarto gol. Pedro dominou com estilo e deu lançamento por cima da defesa cruzmaltina para deixar Arrascaeta na cara do gol. O camisa 14 deu um toquinho para tirar de Léo Jardim e ampliar ainda mais o placar: 4 a 1.

O Mais Querido chegou com perigo em mais duas oportunidades. Na primeira, a bola sobrou para Gerson chutar. A bola explodiu na defesa do Vasco. Na sequência, Pedro recebeu dentro da área e finalizou para defesa do goleiro.

Aos 27’, o Mengão chegou ao quinto gol após jogadaça de Arrascaeta! O uruguaio deu um lindo drible na intermediária, driblou dois marcadores e rolou para Bruno Henrique bater com categoria no canto esquerdo de Léo Jardim: 5 a 1.

Ainda teve tempo para o sexto! E o gol foi dele, Gabi! Wesley arrancou pela direita e cruzou rasteiro para o camisa 99 só completar para as redes, dando números finais ao clássico com uma sonora goleada de 6 a 1. Agora, o Mengão é o líder do Brasileirão com 14 pontos.

Flamengo
Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Viña; Allan (Erick Pulgar), De La Cruz e Arrascaeta; Gerson (Luiz Araújo), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Gabi).
Técnico: Tite.

Vasco
Léo Jardim; Maicon, João Victor e Léo; Puma Rodríguez (Zé Gabriel), Sforza (Paulo Henrique), Galdames, Payet (Praxedes) e Lucas Piton; Rayan (Rossi) e Vegetti.
Técnico: Álvaro Pacheco.

Ficha técnica
Vasco 1×6 Flamengo – 7ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã-RJ
Data e hora: 02/06/2024 às 16h
Arbitragem: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC), Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG)
Cartões amarelos: Vegetti (VAS) e Zé Gabriel (VAS)
Cartão vermelho: João Victor (VAS)
Gols: Vegetti (8’1º), Everton Cebolinha (27’1ºT), Pedro (32’1ºT), David Luiz (42’1ºT), Arrascaeta (5’2ºT), Bruno Henrique (27’2ºT) e Gabi (43’2ºT).

do - jornaldamidia.com

ITABUNA 3 X SERRA-ES 1 BRASILEIRÃO, SÉRIE D EM SALVADOR

Brasileirão Série D 2024: Itabuna vira contra o Serra e recupera a liderança do Grupo 6

Edenilson e Lawan, duas vezes, marcaram os gols da vitória do Dragão do Sul, em Salvador

Do ge.globo.com/ O Itabuna recupera a liderança do Grupo 6 do Campeonato Brasileiro Série D 2024. Na tarde deste domingo, o time do Dragão do Sul, formado por jogadores da base do Vitória-BA, saiu atrás do placar, mas virou contra o até então líder Serra e saiu do Pituaçu com uma vitória gigante por 3 a 1.
Itabuna x Serra, pela Série D do Brasileirão 2024 — Foto: Kamilla Barcelos/Serra FC

Itabuna x Serra, pela Série D do Brasileirão 2024 — Foto: Kamilla Barcelos/Serra FC

Serra saiu na frente, aos 30 minutos do primeiro tempo, com um gol do atacante Gugu. A reação do Itabuna começou antes do intervalo, aos 44, com Edenilson. Na etapa final, aos 20 minutos, Lawan virou e, aos 31, o atacante definiu a partida.

Com a vitória de virada, o Itabuna vai aos 12 pontos e recupera a liderança que era do Serra. O time capixaba estaciona nos 10 pontos e cai para a segunda colocação do Grupo 6.

O jogo

Itabuna teve mais posse de bola e atitude no primeiro tempo. Porém, o jovem time do Dragão do Sul, formado por jogadores da base do Vitória-BA, encontrava dificuldades de furar o bloqueio do Serra, que desde o apito inicial adotou uma postura defensiva. Apesar de jogar mais retraído, o time capixaba era perigoso nos contra-ataques e foi assim que Gugu abriu o placar, aos 30 minutos. A equipe baiana não sentiu o gol e, antes do intervalo, aos 44, empatou com Edenilson.

O time do Itabuna voltou para o segundo tempo em busca da vitória, que lhe daria a liderança da chave. A equipe do técnico Laelson Lopes apresentou o mesmo ímpeto da primeira etapa, mas encontrou um Serra mal posicionado e sem encontrar a marcação. Depois de muita pressão, Lawan virou o jogo, de cabeça, após uma cobrança de escanteio.


Com o gol, o Cobra-Coral acordou, criou duas boas chances, mas não empatou. Então, o golpe fatal do Dragão do Sul veio aos 31 minutos, novamente com Lawan, após grande jogada de Rian. Com 3 a 1 no placar, os meninos do Itabuna administraram a vantagem e saíram de campo com a vitória e a liderança da chave.

Próximos jogos da Série D


A Série D do Brasileirão 2024 prossegue no próximo final de semana com os jogos da sétima rodada do Grupo 6. No sábado, às 16h (de Brasília), o Serra recebe a Portuguesa-RJ, no estádio Robertão, em Serra Sede. No domingo, às 19h30, o Itabuna viaja até Sete Lagoas para visitar o Democrata SL, na Arena do Jacaré.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Whatsapp, no Facebook e no X.

Lula ignorou terrorismo que matou 4 brasileiros

 Lula ignorou terrorismo que matou 4 brasileiros e fica ‘indignado’ com feridos no Líbano.

Governo evita chamar Hezbollah de terrorista.

Do - Diário do Poder - Karla Stelzer, Ranani Glazer, Bruna Valeanu e Michel Nisenbaum são os brasileiros mortos no ataque terrorista contra Israel, ocorrido no dia 7 de outubro de 2023, que receberam do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, manifestação ‘morna’, que não  reconheceu a natureza terrorista da chacina promovida pelo Hamas. Agora, seu governo se volta contra o Estado israelense por resistir contra o braço armado islâmico em ação repressora no Sul do Líbano e manifesta ‘indignação’, além de declarar que ‘condena’ o bombardeio.

Uma nota foi publicada pelo Ministério das Relações Exteriores exortando “as partes envolvidas nas hostilidades à máxima contenção, assim como ao respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário”. Sem citar nomes, a nota diz que três brasileiros foram feridos, identifica ofensiva do Hezbollah no norte de Israel, mas não o chama de grupo terrorista.

O governo Lula não chamou, durante a deflagração da guerra entre Israel e Hamas, o grupo terrorista do que é, de fato. O presidente da República também insultou Estado israelense e deflagrou crise diplomática com a nação amiga. “O que o Estado de Israel está fazendo com o povo palestino é genocídio. Estão morrendo mulheres e crianças dentro do hospital. Se isso não é genocídio, não sei o que é”, discursou.  Ele também comparou  a defesa de Israel às ações do ditador Adolf Hitler.  “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente do Brasil.

Lula foi elogiado pelo Hamas após fazer esses comentários e ‘escarneceu’ a memória dos brasileiros’ mortos pelo grupo terrorista.

Michel Nisenbaum

Michel Nisenbaum estava em Israel desde os 12 anos e tinha 59 anos. Ele deixa seis netos, duas filhas. Nisenbaum atuava como guia turístico. Após o 7 de outubro, o Hamas manteve seu corpo como refém até ser encontrado pelo Estado israelense, na última semana. As forças israelenses afirmam que ele foi assassinado durante a invasão de 7 de outubro enquanto procurava uma neta em uma base militar ao norte de Israel.

 

Karla Stelzer

O ataque do Hamas a um festival de música eletrônica próximo à Faixa de Gaza matou a carioca Karla Stelzer, de 42 anos. Ela morava em Israel há 11 anos, trabalhava como professora e tinha um filho de 19 anos que serve no Exército israelense.

 Ranani Glazer

 Bruna Valeanu

Bruna Veleanu nasceu no Rio de Janeiro. Há oito anos, ela estava em Israel há 8 anos e estudou Comunicação e Sociologia e Antropologia na Universidade de Tel Aviv. Entre 2018 e 2020, ela trabalhou como instrutora de tiro nas Forças de Defesa de Israel.

 

MORADORES DO BAIRRO JARDIM VITORIA PEDE MELHORIAS PARA O BAIRRO

Muitos moradores do bairro Jardim Vitória, um dos IPTUs mais caros do município estão revoltado com o descaso da administração pública, por ainda não ter feito saneamento, pavimentação e jardinagens de alguns locais

Demonstrando essa insatisfação, o poeta, ator professor, Jailton Alves, fez chegar até as redes sociais, na noite deste sábado, 1°, esse descaso  em vídeo, aqui publicado, caracterizando o abandono da rua Piauí, onde até o jardim sofreu uma ação contrária. Segundo ele, por gente desqualificada que não entende nada de jardinagem ou de poda de plantas.


Nos últimos anos o bairro Jardim Vitória, o metro de terra, mais caro de Itabuna, apesar do seu avassalador crescimento, após a chegada do Shopping Jequitiba, só recebe benefeitorias no ordenamento de trânsito; motivo que traz muita insatisfação aos seus moradores, pois muitas ruas  do bairro, com a Piauí, precisa de reparos e urbanização.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO NO ITA PEDRO

Impulsionada pelo Ita Pedro, Itabuna se consolida entre os destinos mais procurados da última década com 1,39 milhões de passageiros Às vésp...