quarta-feira, 24 de setembro de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Novo Cartão SUS já sai com número do CPF, mas documento antigo continua válido

Mudança busca unificar o CPF como identificação nacional, mas sistemas de saúde ainda exigem o número do Cartão SUS

A supervisora da Regulação do município de Ilhéus, Danielle Machado, esclareceu nesta semana as mudanças relacionadas à utilização do CPF como identificação nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, implementada pelo Ministério da Saúde, busca simplificar o acesso, adotando o CPF como documento único.

Segundo Danielle, no entanto, os sistemas integrados de saúde, tanto estaduais quanto federais, ainda não se adaptaram totalmente à novidade. Por isso, ao solicitar a emissão do Cartão SUS na Central de Regulação de Ilhéus, o cidadão receberá um documento contendo tanto o número do CPF quanto o número do Cartão SUS.


“O Cartão SUS não foi desativado. O que houve foi uma implementação para facilitar a vida do cidadão. Mas, como muitos sistemas ainda não aceitam apenas o CPF, a impressão está saindo com os dois números”, explicou.

Emissão do Cartão SUS

Quem vem morar em Ilhéus sem Cartão SUS deve procurar a Central de Regulação, localizada no primeiro andar do prédio localizado na Rua Prado Valadares, s/n, centro (mesmo prédio da CDL) de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para a emissão, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de moradores de aluguel, é aceita declaração fornecida pelo posto de saúde do bairro, confirmando a residência.

Danielle reforça que pacientes de outros municípios precisam realizar a transferência de endereço para que possam acessar consultas e exames eletivos em Ilhéus. “Cada município recebe recursos de acordo com o número de usuários cadastrados. Por isso, quem vem morar aqui precisa atualizar seu cadastro para conseguir atendimento regular”, explicou.

Urgência e emergência

Já em situações de urgência ou emergência, o atendimento é garantido em qualquer lugar do país, independentemente do município onde o Cartão SUS foi emitido. “Se a pessoa estiver em viagem, por exemplo, e sofrer um acidente, será atendida normalmente utilizando o documento”, destacou Danielle. Por ASCOM SESAU

Ilhéus recebe R$ 3,9 milhões para construção de nova UBS

Recurso vem através de projeto enviado pelo município ao Novo PAC 2025

O município de Ilhéus foi contemplado com R$ 3,9 milhões para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23). O recurso é proveniente do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e será repassado em parcela única ao Fundo Municipal de Saúde.

A conquista foi garantida através da atuação da gestão municipal, liderada pelo prefeito Valderico Junior e pela vice-prefeita Wanessa Gedeon, que têm buscado investimentos para a cidade. A nova UBS tipo IV será construída no bairro Teotônio Vilela e ampliará a rede de atenção básica no município, fortalecendo a oferta de serviços essenciais para a população.

"Mais um recurso que vem como resultado de um trabalho coletivo. Quero destacar o empenho da nossa secretária de Saúde, Sonilda Mello, e toda equipe, que tem se dedicado dia a dia para garantir avanços importantes no atendimento a cada ilheense", disse o prefeito Valderico Junior.

Com o investimento, Ilhéus dá mais um passo para ampliar o acesso à saúde de qualidade, reforçando o compromisso da atual gestão com o bem-estar da população. Foto: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

Prefeitura realiza roçagem na Rua Alto São João, bairro Teresópolis

Iniciativa reforça a limpeza e manutenção dos espaços públicos

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou um serviço de roçagem na Rua Alto São João, bairro Teresópolis. O trabalho proporciona melhorias na aparência e segurança dos espaços públicos, garantindo um ambiente funcional para os moradores e frequentadores da região.

O objetivo da ação é manter os locais de uso coletivo limpos, seguros e acessíveis para a população, prevenindo o crescimento da mata local e possíveis acúmulos de lixo.

A roçagem realizada no Alto São João faz parte de um conjunto de ações contínuas da Secretaria de Serviços Urbanos em diferentes pontos da cidade, garantindo que os moradores tenham acesso a espaços públicos bem conservados.

Com a ação, a prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso em proporcionar à comunidade o acesso ao meio ambiente equilibrado.

 Prefeitura promove plantio de árvores em ação do Setembro Verde

Iniciativa fortalece a preservação ambiental e amplia áreas verdes na cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, o CVR Costa do Cacau, a Associação de Moradores do Iguape, a Admiradora do Bairro e a Pastoral Social da Paróquia Sagrado Coração, realizou nesta terça-feira (23) o de plantio de árvores frutíferas, não frutíferas e ornamentais no bairro Iguape, a atividade incentiva a conscientização ambiental e cria espaços mais saudáveis para a população.

A iniciativa corresponde a uma ação do Setembro Verde e também representa uma medida de compensação e restauração ambiental em razão da construção dos empreendimentos habitacionais Minha Casa Minha Vida Mirante do Almada I e Almada II.

O plantio contribui para ampliar a arborização urbana, melhorar a qualidade do ar, reduzir a temperatura local e oferece bem-estar à população. Além disso, reforça o compromisso da gestão municipal com a conservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável da cidade.

Com a iniciativa, Ilhéus avança em práticas de sustentabilidade que fortalecem a relação entre a cidade e natureza, promovendo benefícios para a comunidade.

 Concerto de Primavera reúne corais na escadaria do Palácio Paranaguá

Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, evento celebrou a chegada da nova estação

Coral
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, apoiou na noite desta terça-feira (23) a realização do Concerto de Primavera Madrigal CantaVox, que reuniu mais de 70 vozes na escadaria do Palácio Paranaguá, no centro da cidade. O evento contou com tradução em libras, garantindo acessibilidade e inclusão para pessoas surdas, ampliando o acesso à experiência cultural.

Contemplado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, o concerto evidenciou a relevância da música coral para a preservação da memória coletiva e para a valorização da diversidade cultural de Ilhéus. O espetaculo foi conduzido pelo Maestro Antônio Melo, regente do Madrigal CantaVox e do Coral Mokiti Okada que se apresentaram no evento, acompanhados ao piano por Simona Pitágoras, além do Coral da CEPLAC, regido por Deyse Góis.

Aberto ao público e gratuito, a noite musical levou a comunidade à Praça J. J. Seabra, celebrando a chegada da primavera. O espaço histórico se transformou em cenário de convivência e celebração. Mais do que um espetáculo, o concerto reforçou a importância da música coral como manifestação cultural acessível e de grande impacto social, aproximando as pessoas da música coral.

Palácio Paransguá

Com o apoio da Prefeitura, Ilhéus reafirma seu compromisso em promover momentos de interação social e cultural, reforçando a importância de manter viva as manifestações artísticas que unem as pessoas.

Nota Pública sobre vistoria no Assaí Atacadista de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que, após denúncia recebida contra o estabelecimento Assaí Atacadista de Ilhéus, a equipe da Vigilância Sanitária realizou inspeção in loco para averiguação.

Durante a vistoria, foi constatado que o estabelecimento encontra-se plenamente regular, com alvará sanitário vigente para o ano de 2025, além de manter atualizado o plano de desratização e dedetização, realizado de forma mensal, acima da exigência mínima que é trimestral, conforme normativas sanitárias.

Foram observados alguns produtos danificados, para os quais foi solicitado um plano de ação corretiva à empresa. Ressaltamos, entretanto, que não foram encontrados roedores no local. O estabelecimento também apresentou documentação e registros que comprovam a regularidade de suas práticas e, inclusive, demonstrou que as imagens divulgadas não pertencem ao Assaí Atacadista de Ilhéus.

Ainda assim, é importante ressaltar que a Vigilância Sanitária Municipal cumpriu integralmente o seu papel, dentro de suas competências legais, que são fiscalizar, monitorar e inspecionar estabelecimentos de interesse da saúde pública. A equipe voltará ao local em prazo determinado, garantindo a continuidade da inspeção preventiva e corretiva, sempre em defesa da saúde pública e da segurança alimentar da população.

Ilhéus-BA, 24 de setembro de 2025

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Ilhéus

Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...